Ter uma ideia de negócio é apenas um dos primeiros passos no processo de abrir empresas e empreender.
Muitos empreendedores, no processo de formalizar e abrir empresas, acabam não sabendo como proceder ou deixam de levar em consideração algum ponto legal importante.
Abrir empresas, no ponto de vista legal, também pode ser considerado como o processo de registrar empresas, tornando a sua atividade regulamentada e atendendo a todas questões judiciais.
Isso porque muitos negócios iniciam suas atividades ainda na informalidade, quando não são reconhecidos pelo estado e outros órgãos importantes como uma empresa de fato.
Por isso, para quem quer registrar a empresa e ter a atividade finalmente regulamentada para que a empresa possa expandir sem gerar nenhum problema legal, é necessário conhecer o passo a passo para abrir uma empresa.
Passo a passo para abrir empresas
O processo de abrir a empresa envolve várias etapas burocráticas. Caso o empreendedor não registre a empresa da forma ideal, poderá ter problemas futuros com o governo, fisco e outros órgãos reguladores.
Por isso, se você está buscando abrir um negócio, conheça o passo a passo para abrir empresas.
Desenvolver o contrato social
O contrato social é o primeiro passo para abrir uma empresa.
Isto porque, neste passo, as questões relativas ao contrato social podem ser discutidas internamente entre os participantes e proprietários do negócio.
No contrato social de uma empresa, deverá constar:
- Razão social;
- Atuação do negócio;
- Setor de atuação;
- Endereço físico;
- Capital inicial;
- Número de sócios e informações pessoais.
Resumindo, este contrato será o principal documento inicial do negócio e poderá representar a “fundação” da empresa.
Definir regime tributário antes de abrir empresas
Nesta etapa, assim como em praticamente todo processo de abrir ou manter um negócio, será necessário o auxílio de um contador.
Para definir o regime tributário da sua empresa será necessário levar em consideração o setor de atuação e a projeção de crescimento.
As opções disponíveis para o regime de tributação poderão variar de acordo com o enquadramento da empresa.
- Simples nacional;
- Lucro presumido;
- Lucro real;
- MEI.
Definir o nome da empresa
Após fechar o contrato social, saber o enquadramento inicial do negócio e o regime de tributação, é necessário formalizar o nome fantasia da empresa.
O indicado é que o empreendedor busque as opções de nome no site oficial do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Assim, será possível evitar a escolha de nomes que já estão sendo utilizados por outros negócios.
Este passo não é necessariamente obrigatório. Entretanto, conforme a sua empresa cresça, será interessante proteger sua marca através do registro oficial.
Seguir os processos na junta comercial
Será necessário arquivar o contrato social da empresa na junta comercial ou cartório de registro de pessoas jurídicas do seu município.
Para isso, serão necessários os seguintes documentos:
- Contrato Social;
- Cópias autenticadas do RG e CPF dos sócios;
- Requerimento padrão da junta comercial;
- Ficha de cadastro nacional;
- Pagamento de todas taxas do processo.
Se a junta comercial aprovar a documentação, será possível receber o NIRE (Número de identificação de registro de empresa).
Obter CNPJ para abrir empresas
Todo processo para obter o CNPJ poderá ser feito no site oficial da Receita Federal, sendo apenas necessário o porte de alguns documentos apontados no site.
Após obter o CNPJ, a empresa poderá emitir notas fiscais, pedir empréstimos (PJ) às instituições financeiras, emitir cartão CNPJ, contratar funcionários, entre outras funções que só empresas regulamentadas podem exercer legalmente.
Procedimentos finais e complementares para abrir empresas
Dependendo do modelo de negócio, serão necessários alguns procedimentos “extras” para que as atividades possam ser exercidas regulamente.
Por exemplo, para prestadores de serviços será necessário o alvará de funcionamento. Para conseguir o alvará, será necessário apresentar os seguintes documentos para a prefeitura do município.
- Formulário da prefeitura devidamente assinado;
- Consulta de endereço;
- CNPJ;
- Contrato social;
- Laudos de órgãos de vistoria.
A depender da área de atuação, serão necessários alguns laudos técnicos de vistorias para que a empresa possa ser finalmente aberta.
Por fim, seguindo esses simples passos, será possível abrir empresas, dedicar mais tempo para o negócio e menos com a confusão burocrática. Mais conteúdos de empreendedorismo? Acompanhe a Carta do Fundador.