A Brasilagro (AGRO3) é uma companhia que atua no setor do agronegócio. Além disso, é uma das maiores empresas brasileiras em quantidade de terras agricultáveis.
As ações da Brasilagro (AGRO3) integram parte da bolsa de valores brasileira. Por essa razão, para quem investe e se interessa por esse setor, ela pode ser uma opção para o investidor.
O que é a Brasilagro (AGRO3)?
A Brasilagro – Companhia Brasileira de Produtos Agrícolas é uma empresa nacional no segmento de agricultura que atua com foco na valorização das suas propriedades rurais.
A Brasilagro foi a primeira empresa de produção agrícola a abrir o capital no Novo Mercado da B3. Além disso, também a primeira empresa brasileira do agronegócio a listar ADRs (American Depositary Receipts) na Bolsa de Nova Iorque.
A empresa, que surgiu em 2005, realizou sua Oferta Pública Inicial (IPO) em 2006. Portanto, é possível negociar papéis da Brasilagro na B3, através do ticker AGRO3. A empresa possui, em média, mais de 38 milhões de ações emitidas, com 67,94% destas em free float.
Além da Brasilagro, outras empresas integram o setor de agropecuária brasileira. São elas, por exemplo, a SLC Agrícola (SLCE3) e a Terra Santa (TESA3).
- SLC Agrícola: é uma companhia que atua no setor do agronegócio, sendo uma das maiores produtoras de commodities agrícolas, focando na produção de algodão, soja e milho.
- Terra Santa: é uma companhia que foca na produção e comercialização de produtos vegetais, como: soja, milho e algodão. Ela também atua na industrialização e comércio de biocombustíveis, óleo vegetal e subprodutos.
Diante da expressividade da Brasilagro (AGRO3) para o mercado e sua participação na B3, é de grande relevância compreender a trajetória e o modelo de negócio da companhia.
O que a Brasilagro (AGRO3) faz?
A principal atividade da Brasilagro (AGRO3) é a valorização de propriedade rurais. Isso porque o valor dela se relaciona à geração de caixa por unidade de área. Por essa razão, como consequência, algumas outras atividades da companhia são, por exemplo:
- Aquisição de propriedades rurais subutilizadas ou não produtivas;
- Introdução de atividade agrícola e desenvolvimento da sua produtividade e infraestrutura;
- Aplicação de tecnologias modernas e melhores práticas agrícolas para aumentar a produtividade operacional;
- Diversificação e gestão ativa de portfólio de propriedades.
Como a Brasilagro (AGRO3) atua?
O portfólio de produtos da Brasilagro é composto, sobretudo, por cana-de-açúcar, soja, pecuária, milho e algodão. Desde 2006, quando se iniciou as operações da companhia, a Brasilagro adquiriu um total de 12 propriedades rurais, tendo vendido 4.
Em 2019, o grupo detinha propriedades em sete estados brasileiros, além do Paraguai. Sendo assim, o plano de atuação da empresa e modelo de negócio contempla, sobretudo, a valorização das propriedades rurais como o principal vetor de retorno financeiro.
Além disso, a companhia busca uma gestão ativa das operações, combinando retorno imobiliário e operacional. Ao mesmo tempo, mitiga riscos climáticos e de culturas através da diversificação geográfica e produtiva das propriedades rurais.
A empresa também utiliza tecnologias modernas e as melhores práticas agrícolas. Algumas delas são, por exemplo, sementes geneticamente modificadas e de alto rendimento, técnicas de semeadura direta, maquinário, otimização de rendimento da produção através da rotação de cultura, irrigação, uso de fertilizantes e agrotóxicos.
Junto a isso, a empresa busca equilibrar propriedades rurais em distintos níveis de desenvolvimento de maneira a evitar picos e vales na necessidade operacional de desenvolvimento e produção.
As ações da Brasilagro (AGRO3): onde e como se negociam?
É possível negociar o ticker da Brasilagro (AGRO3) através da bolsa de valores brasileiras, por meio de plataformas digitais, como é o caso do homebroker. Na B3, a companhia possui ações ordinárias (AGRO3 ON), que ofertam direito ao voto durante assembleias empresariais.
Desse modo, para que o investidor adquira ações da Brasilagro, ele precisa realizar a abertura de uma conta em uma corretora de valores que preferir.
Logo após isso, o investidor deve executar uma transferência TED com o capital desejado para realizar o investimento. Após isso, será importante selecionar as ações da Brasilagro, referenciadas pelo ticker AGRO3.
Características das ações da Brasilagro (AGRO3)
Considerada uma Micro Cap, a Brasilagro tem a Cresud, uma sociedade anônima criada na Argentina, como empresa detentora de 40,69% das suas ações.
A classificação setorial da Brasilagro (AGRO3), de acordo com a B3, é Consumo não Cíclico, Agropecuária e Agricultura.
Além disso, o segmento de listagem da Brasilagro na B3 é o Novo Mercado. Isso significa dizer que é uma empresa que apresenta alta transparência e uma boa governança. Por fim, os papéis da Brasilagro oferecem Tag Along de 100% ON, além de Free Float de 67,94%.
Histórico da Brasilagro
Até o dia 18 de janeiro de 2021, empresa não divulgou informações públicas sobre a história da companhia.
Como lucrar com a Brasilagro (AGRO3)?
Antes de tudo, é importante compreender que existe mais de uma forma de adquirir lucros com as ações da Brasilagro (AGRO3) na B3.
Dentre essas formas, por exemplo, é possível incluir o recebimento de dividendos, dado que a empresa possui um histórico recorrente de pagamento de dividendos.
Além disso, o acionista poderá adquirir múltiplos vantajosos através da venda de suas ações, por valores mais altos que o que comprou antes.
Dentre elas, é relevante destacar a diversificação da carteira de ativos, gerando uma carteira que inclua ativos da renda fixa e renda variável na busca por estabilidade.
Nesse caso, é válido se atentar a rentabilidade, liquidez e segurança antes de realizar a aquisição de uma ação.
Vale a pena investir na Brasilagro (AGRO3)?
A Brasilagro (AGRO3) é uma das grandes empresas do agronegócio brasileiro. Entre vantagens competitivas da Brasilagro, então, está a diversificação e gestão ativa do portfólio, além de uma boa governança.
Por outro, lado, trata de um setor cíclico. Por exemplo, o setor depende de um clima adequado para o plantio e colheita pode representar riscos. Sendo assim, fenômenos climáticos ou épocas do ano podem afetar a produção e lucratividade da empresa.
Portanto, antes de decidir a ação que você irá investir seu dinheiro, é importante realizar uma análise fundamentalista para verificar se o investimento está sendo realizado de maneira consciente.
Isso é importante tanto para a Brasilagro (AGRO3) como com qualquer outra companhia negociada em bolsa.
Qual é o Tag Along da AGRO3?
O Tag Along da Brasilagro é de 100% nas ações ordinárias.
Quais as vantagens e desvantagens da AGRO3?
Embora tenha um grande expressividade no ramo, além de uma boa governança, a empresa é de um setor cíclico que pode ser afetado de acordo com o clima e época do ano.
Quais são os concorrentes da AGRO3?
Algumas das concorrentes da Brasilagro são a SLC Agrícola (SLCE3) e a Terra Santa (TESA3).