AGRO3: saiba tudo sobre as ações da Brasilagro!

AGRO3

A Brasilagro (AGRO3) é uma companhia que atua no setor do agronegócio. Além disso, é uma das maiores empresas brasileiras em quantidade de terras agricultáveis.

As ações da Brasilagro (AGRO3) integram parte da bolsa de valores brasileira. Por essa razão, para quem investe e se interessa por esse setor, ela pode ser uma opção para o investidor.

O que é a Brasilagro (AGRO3)?


A Brasilagro – Companhia Brasileira de Produtos Agrícolas é uma empresa nacional no segmento de agricultura que atua com foco na valorização das suas propriedades rurais.

A Brasilagro foi a primeira empresa de produção agrícola a abrir o capital no Novo Mercado da B3. Além disso, também a primeira empresa brasileira do agronegócio a listar ADRs (American Depositary Receipts) na Bolsa de Nova Iorque.

A empresa, que surgiu em 2005, realizou sua Oferta Pública Inicial (IPO) em 2006. Portanto, é possível negociar papéis da Brasilagro na B3, através do ticker AGRO3. A empresa possui, em média, mais de 38 milhões de ações emitidas, com 67,94% destas em free float.

Além da Brasilagro, outras empresas integram o setor de agropecuária brasileira. São elas, por exemplo, a SLC Agrícola (SLCE3) e a Terra Santa (TESA3).

  1. SLC Agrícola: é uma companhia que atua no setor do agronegócio, sendo uma das maiores produtoras de commodities agrícolas, focando na produção de algodão, soja e milho.
  2. Terra Santa: é uma companhia que foca na produção e comercialização de produtos vegetais, como: soja, milho e algodão. Ela também atua na industrialização e comércio de biocombustíveis, óleo vegetal e subprodutos.

Diante da expressividade da Brasilagro (AGRO3) para o mercado e sua participação na B3, é de grande relevância compreender a trajetória e o modelo de negócio da companhia.

O que a Brasilagro (AGRO3) faz?

A principal atividade da Brasilagro (AGRO3) é a valorização de propriedade rurais. Isso porque o valor dela se relaciona à geração de caixa por unidade de área. Por essa razão, como consequência, algumas outras atividades da companhia são, por exemplo:

  • Aquisição de propriedades rurais subutilizadas ou não produtivas;
  • Introdução de atividade agrícola e desenvolvimento da sua produtividade e infraestrutura;
  • Aplicação de tecnologias modernas e melhores práticas agrícolas para aumentar a produtividade operacional;
  • Diversificação e gestão ativa de portfólio de propriedades.

Como a Brasilagro (AGRO3) atua?

O portfólio de produtos da Brasilagro é composto, sobretudo, por cana-de-açúcar, soja, pecuária, milho e algodão. Desde 2006, quando se iniciou as operações da companhia, a Brasilagro adquiriu um total de 12 propriedades rurais, tendo vendido 4.

Em 2019, o grupo detinha propriedades em sete estados brasileiros, além do Paraguai. Sendo assim, o plano de atuação da empresa e modelo de negócio contempla, sobretudo, a valorização das propriedades rurais como o principal vetor de retorno financeiro.

Além disso, a companhia busca uma gestão ativa das operações, combinando retorno imobiliário e operacional. Ao mesmo tempo, mitiga riscos climáticos e de culturas através da diversificação geográfica e produtiva das propriedades rurais.

A empresa também utiliza tecnologias modernas e as melhores práticas agrícolas. Algumas delas são, por exemplo,  sementes geneticamente modificadas e de alto rendimento, técnicas de semeadura direta, maquinário, otimização de rendimento da produção através da rotação de cultura, irrigação, uso de fertilizantes e agrotóxicos.

Junto a isso, a empresa busca equilibrar propriedades rurais em distintos níveis de desenvolvimento de maneira a evitar picos e vales na necessidade operacional de desenvolvimento e produção.

As ações da Brasilagro (AGRO3): onde e como se negociam?

É possível negociar o ticker da Brasilagro (AGRO3) através da bolsa de valores brasileiras, por meio de plataformas digitais, como é o caso do homebroker. Na B3, a companhia possui ações ordinárias (AGRO3 ON), que ofertam direito ao voto durante assembleias empresariais.

Desse modo, para que o investidor adquira ações da Brasilagro, ele precisa realizar a abertura de uma conta em uma corretora de valores que preferir.

Logo após isso, o investidor deve executar uma transferência TED com o capital desejado para realizar o investimento. Após isso, será importante selecionar as ações da Brasilagro, referenciadas pelo ticker AGRO3.

Características das ações da Brasilagro (AGRO3)

Considerada uma Micro Cap, a Brasilagro tem a  Cresud, uma sociedade anônima criada na Argentina, como empresa detentora de 40,69% das suas ações.

A classificação setorial da Brasilagro (AGRO3), de acordo com a B3, é Consumo não Cíclico, Agropecuária e Agricultura.

Além disso, o segmento de listagem da Brasilagro na B3 é o Novo Mercado. Isso significa dizer que é uma empresa que apresenta alta transparência e uma boa governança. Por fim, os papéis da Brasilagro oferecem Tag Along de 100% ON, além de Free Float de 67,94%.

Histórico da Brasilagro

Até o dia 18 de janeiro de 2021, empresa não divulgou informações públicas sobre a história da companhia.

Como lucrar com a Brasilagro (AGRO3)?

agro33

Antes de tudo, é importante compreender que existe mais de uma forma de adquirir lucros com as ações da Brasilagro (AGRO3) na B3.

Dentre essas formas, por exemplo, é possível incluir o recebimento de dividendos, dado que a empresa possui um histórico recorrente de pagamento de dividendos.

Além disso, o acionista poderá adquirir múltiplos vantajosos através da venda de suas ações, por valores mais altos que o que comprou antes.

Dentre elas, é relevante destacar a diversificação da carteira de ativos, gerando uma carteira que inclua ativos da renda fixa e renda variável na busca por estabilidade.

Nesse caso, é válido se atentar a rentabilidade, liquidez e segurança antes de realizar a aquisição de uma ação.

Vale a pena investir na Brasilagro (AGRO3)?

A Brasilagro (AGRO3) é uma das grandes empresas do agronegócio brasileiro. Entre vantagens competitivas da Brasilagro, então, está a diversificação e gestão ativa do portfólio, além de uma boa governança.

Por outro, lado, trata de um setor cíclico. Por exemplo, o setor depende de um clima adequado para o plantio e colheita pode representar riscos. Sendo assim, fenômenos climáticos ou épocas do ano podem afetar a produção e lucratividade da empresa.

Portanto, antes de decidir a ação que você irá investir seu dinheiro, é importante realizar uma análise fundamentalista para verificar se o investimento está sendo realizado de maneira consciente.

Isso é importante tanto para a Brasilagro (AGRO3) como com qualquer outra companhia negociada em bolsa.

[sc_fs_multi_faq headline-0=”h2″ question-0=”Qual é o Tag Along da AGRO3?” answer-0=”O Tag Along da Brasilagro é de 100% nas ações ordinárias.” image-0=”” headline-1=”h2″ question-1=”Quais as vantagens e desvantagens da AGRO3?” answer-1=”Embora tenha um grande expressividade no ramo, além de uma boa governança, a empresa é de um setor cíclico que pode ser afetado de acordo com o clima e época do ano.” image-1=”” headline-2=”h2″ question-2=”Quais são os concorrentes da AGRO3?” answer-2=”Algumas das concorrentes da Brasilagro são a SLC Agrícola (SLCE3) e a Terra Santa (TESA3).” image-2=”” count=”3″ html=”true” css_class=””]

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimos artigos