Ir morar só ou mudar de casa pode ser um processo demorado. A burocracia para a efetivação de um contrato locatício acaba com a diversão de encontrar um novo ambiente para se morar. Mas existem outras alternativas mais práticas, como o aluguel direto com proprietário.
O aluguel direto com proprietário tende a ser uma opção bastante procurada para quem quer menos complicação na hora de alugar imóvel. No entanto, essa escolha não se restringe a apenas benefícios.
Realizar o aluguel direto com proprietário pode trazer algumas desvantagens, tanto para o locador, quanto para o locatário. É preciso levar em consideração alguns tópicos antes de eleger essa modalidade de locação de imóvel.
Vantagens de alugar direto com proprietário
Um dos principais benefícios de alugar direto com o dono é a diminuição do tempo destinado para realizar o contrato.
Mas além disso, o aluguel direto com o dono pode trazer outras praticidades.
● Custo menor
Alugar direto com o proprietário não exige intermediação de profissionais, por isso, o custo é menor. Ou seja, o valor entregue para quem deseja alugar a propriedade é mais baixo.
A falta de obrigatoriedade de corretora possibilita que o proprietário dinamize mais o acordo da locação.
Dessa forma, o inquilino paga apenas o valor real, isto é, o custo relativo à locação da casa ou apartamento.
● Modalidade protegida por lei
Alugar direto com o dono é uma modalidade dentro da lei. Isso significa que as partes possuem direitos e deveres no contrato da locação.
No entanto, para a segurança tanto do locador quanto do locatário é preciso que haja a elaboração de um bom contrato.
Por exemplo, no documento pode estar descrito que o locatário é responsável pela manutenção do imóvel e em caso de não cumprimento, pode estar sujeito a pagar multas.
É necessário clareza no contrato de locação do imóvel direto com o proprietário.
● Negociação flexível
A relação de confiança entre locador e locatário é essencial para que essa modalidade de locação de imóvel não traga problemas.
Por isso, é possível realizar uma negociação flexível e benéfica para ambas as partes, caso haja um bom relacionamento entre ambas as partes.
Desvantagens de alugar direto com proprietário
Assim como qualquer outro contrato, alugar direto com o proprietário também pode trazer desvantagens, principalmente se não existir cautela na elaboração do contrato de locação.
● Menos comodidade para o proprietário do imóvel
Retirando a relação com a imobiliária, o proprietário do imóvel a ser alugado precisa assumir todas as responsabilidades.
Ou seja, precisa estar mais presente para resolução de problemas e não conta com o apoio de uma equipe de profissionais.
Isto é, se não houver uma boa relação entre o locador e o locatário, é preciso ficar constantemente de olho em questões como:
● Confecção de um contrato
É preciso estabelecer um contrato claro para que haja seguridade de recorrer aos direitos em caso de não cumprimento.
● Regulamentação de documentos
Sem a presença de uma imobiliária, pode ser difícil conhecer quais são os documentos necessários para a confecção de um contrato garantido.
● Cumprimento dos pagamentos
Necessidade do proprietário estar lidando diretamente com a relação de débitos em aberto do inquilino, o que pode ser muito desgastante e demandar bastante tempo.
● Vistorias
Para garantia de manutenção do estado da propriedade, o dono do imóvel precisa realizar vistorias na casa ou se privar do direito de acompanhar possíveis mudanças no ambiente.
Ou seja, a opção de aluguel direto com proprietário possui ônus e bônus. O que deve ser levado em consideração são os pontos essenciais na hora de escolher a forma de contrato de locação. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!
2 respostas
Então eu queria alugar uma casa direto com o proprietário,como posso estar fazendo
Crispina, você pode entrar em contato com o proprietário do imóvel que você deseja alugar.