AMAR3: tudo sobre as ações da Lojas Marisa!

AMAR3

A Lojas Marisa (AMAR3) direciona suas atividades para a criação de lojas de vestuário feminino, masculino e infantil. Assim, é uma das maiores redes de loja para o público Classe C.

As ações da Lojas Marisa (AMAR3) fazem parte da bolsa de valores brasileira e podem ser negociadas por investidores que observam no setor de vestuário boas oportunidades.

O que é a Lojas Marisa (AMAR3)?

A Lojas Marisa (AMAR3) centraliza suas operações na comercialização de roupas. Sendo assim, tornou-se uma das grandes varejistas de moda feminina no brasil, popularizando seu slogan “De Mulher para Mulher” e fazendo-se presente no atendimento a diversos públicos.

Dessa forma, a empresa é uma das grandes companhias de moda do Brasil, possuindo ações na B3 através do ticker AMAR3.

Em suma, a Lojas Marisa atua no setor de moda desde o ano de 1948, mediante a abertura da primeira loja da empresa na cidade de São Paulo. A empresa possui mais de 261.666.736 milhões de ações gerenciadas, sendo 37% destas em Free Float. 

Além da Lojas Marisa, outras empresas integram o setor de vestuário no Brasil, como a Lojas Renner (LREN3) e a Cea Modas (CEAB3).

  1. Lojas Renner: a Lojas Renner S.A atua como varejista no mercado de moda e utilidades domésticas. Através de três marcas, sendo elas, a própria Renner, a Camicado, direcionada para casa e decoração e a Yucon, especializada em moda jovem.
  2. Cea Modas: a C&A é uma companhia direcionada ao varejo, atuando com moda e serviços financeiros. Por isso, a empresa comercializa produtos como roupas, acessórios, eletrônicos e celulares. Além disso, o setor financeiro realiza emissão e administração do Cartão C&A, seguros e empréstimo pessoal. 

Assim, devido a importância da Lojas Marisa (AMAR3) para o mercado financeiro de investimentos, é válido entender a história e o modelo de negócio da companhia.  

O que faz a Lojas Marisa (AMAR3)?

A atividade principal da Lojas Marisa é a comercialização de produtos de vestuário e calçados para classe C. 

Por isso, dentre as marcas que compõem o catálogo da empresa, estão:

  • Dakota;
  • Cravo Canela;
  • Demillus;
  • Sawary Jeans.

Dessa forma, é possível observar que a Marisa busca realizar a exploração de variados segmentos, conseguindo oferecer produtos e serviços diversos ao seu público. 

Como atua a Lojas Marisa (AMAR3)?

A Lojas Marisa é uma das maiores redes de lojas de vestuário em território nacional, contando com mais 371 lojas espalhadas pelo Brasil. 

Além de possuir mais de 198 lojas em shoppings e 5 centros de distribuição em Itaquá, Navegantes, Blumenau, Goiânia e Recife. 

Além disso, a empresa foi a primeira loja de roupas a lançar uma loja na internet, no ano de 1999.

Ressaltando sempre que o posicionamento da marca é referente a produtos mais acessíveis. 

As ações da Lojas Marisa: onde e como são negociadas?

O ticker da Lojas Marisa (AMAR3) está disponível na bolsa de valores ou B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).

Assim, a comercialização das ações da empresa acontecem por meio da utilização de plataformas digitais, buscando simplificar o modelo de negociação entre os investidores, mantendo as segurança de ambos investidores.

Então, a empresa detém ações ordinárias (AMAR3 ON) que proporcionam direito ao voto durante as assembleias empresariais.

Por isso, para realizar a aquisição de ações da Lojas Marisa, é importante que o investidor realize a abertura de uma conta numa corretora de valores.

Dessa forma, para realizar o aporte em ações será necessário realizar uma transferência TED com o capital desejado para realizar o investimento. Dessa forma, será possível realizar aportes nas ações da Lojas Marisa, mencionadas como AMAR3.

Características das ações da Lojas Marisa (AMAR3)

AMAR3 3

As ações da Lojas Marisa são negociadas na B3 e possuem as seguintes características:

A classificação setorial da Lojas Marisa (AMAR3) segundo as informações apresentadas na B3 é: Consumo Cíclico / Comércio / Tecidos, Vestuário e Calçados.

Além do mais, seu segmento de listagem na bolsa de valores é o Novo Mercado.

Suas ações oferecem Tag Along de 100% ON, além de Free Float de 37%.

História da Lojas Marisa (AMAR3)

No ano de 1948, sob a administração do fundador da empresa, Bernardo Goldfarb, a empresa realizou a abertura da sua primeira loja na cidade de São Paulo, na época, a Marisa Bolsas. 

Posteriormente, em 1949, adotou a denominação Marisa para suas lojas buscando oferecer às mulheres roupas de qualidade por preços atrativos.

O início da expansão da empresa pelo território nacional, se deu em 1952, abrindo lojas em Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Manaus. 

Dessa forma, foi em 1990 que a empresa tornou-se presente em todas as regiões do Brasil, além de inaugurar sua primeira loja em shopping center, na cidade de São Paulo.

Sendo assim, no ano de 1999, a empresa adotou o modelo de loja “Marisa Ampliada” oferecendo além de moda feminina, moda masculina e também infantil. No mesmo ano, a companhia efetuou a criação do seu próprio cartão de crédito private label, o Cartão Marisa.

Além disso, em 1999 a empresa inaugurou a sua loja virtual, denominada Marisa Virtual.

No ano de 2001, a Marisa iniciou uma fase de modernização, ampliação e padronização de suas lojas, objetivando expor e segmentar seus produtos dentro das lojas. 

Em 2006, foram iniciadas as atividades da SAX, a instituição financeira que objetivava oferecer crédito pessoal para clientes do Cartão Marisa. 

Foi em 2007 que a empresa realizou a abertura do seu capital (IPO).

No ano posterior, especificamente em 2008, a organização fechou um acordo comercial com o Banco Itaú para o lançamento do cartão de crédito Itaucard Marisa.

Dessa forma, em 2009 a empresa anunciou um segundo plano de expansão da companhia.

Por fim, foi em 2016 que a empresa iniciou o programa Transformar, objetivando realizar uma mudança estrutural nos processos da companhia, idealizando um crescimento de médio e longo prazo.

Linha do tempo da Lojas Marisa (AMAR3)

  • 1948 – Abertura da primeira loja da empres na cidade de São Paulo;
  • 1949 – A adoção da denominação social “Marisa”;
  • 1952 – Início da expansão da empresa em território nacional;
  • 1990 – A Marisa torna-se presente em todas as regiões do país;
  • 1999 – Início o modelo de loja “Marisa Ampliada” oferecendo moda feminina, masculina e infantil. Além de criar seu próprio cartão de crédito;
  • 1999 – A companhia inaugura sua loja virtual;
  • 2001 – Início uma fase de modernização, ampliação e padronização de suas lojas;
  • 2006 – Início das atividades da SAX; 
  • 2007 – Realização da abertura do capital da empresa (IPO);
  • 2008 – Um acordo comercial com o Banco Itaú é fechado;
  • 2009 – A empresa anuncia seu segundo plano de expansão;
  • 2016 – Tem início o programa Transformar, objetivando realizar mudanças estruturais na companhia.

Como ganhar dinheiro com as ações da Lojas Marisa (AMAR3)?

AMAR3 2

Primeiramente, é válido considerar que algumas questões possibilitam obter lucros por meio das ações da Lojas Marisa na bolsa de valores ou B3.

Diante disso, não é possível incluir o recebimento de dividendos, dado que, a Marisa não possui em seu histórico empresarial uma distribuição de dividendos.

Além disso, é relevante considerar a obtenção de lucros através da comercialização de suas ações por um valor mais alto que o adquirido anteriormente.

Por isso, é importante também que o investidor fique atento a questões que tornam os investimentos mais seguros e eficientes. 

Dentre elas, é válida considerar diversificar a carteira de ativos do investidor, efetuando a criação de uma carteira que possua ativos de renda fixa e renda variável.

Além de ser extremamente importante verificar a segurança, liquidez e rentabilidade das ações, antes de efetuar suas aquisições. 

Dessa forma, mediante o perfil do investidor de longo prazo, deter uma boa rentabilidade, poderá representar uma situação mais viável, se comparado a busca por uma alta liquidez.

Entretanto, priorizar alta liquidez ou rentabilidade irá depender dos objetivos do investidor, dado que é possível adquirir ativos de para curto, médio e longo prazo.

Vale a pena investir na Lojas Marisa (AMAR3)?

Em primeiro lugar, a Lojas Marisa (AMAR3) é uma das maiores redes de loja com o segmento em vestuário feminino, masculino e infantil em território nacional. 

Dado que, a empresa possui uma ampla presença nacional em lojas físicas e virtual, oferta de crédito facilitado através do Cartão Marisa proporcionando uma posição privilegiada no mercado varejista e, principalmente, entre seus consumidores.

Entretanto, além da vasta concorrência que a Lojas Marisa enfrenta no seu setor, a empresa também apresenta um alto endividamento.

Sendo assim, antes de efetuar investimentos em ações da bolsa de valores é importante realizar uma análise fundamentalista para conferir se as aplicações financeiras estão sendo realizadas de forma assertiva, seja com as Lojas Marisa (AMAR3) ou com outra empresa da bolsa de valores. 

Qual o tipo de ação da Marisa (AMAR3) na B3?

A empresa detém ações ordinárias (AMAR3 ON) que proporcionam direito ao voto durante as assembleias empresariais.

Qual a classificação setorial da Marisa (AMAR3) na B3?

 Consumo Cíclico / Comércio / Tecidos, Vestuário e Calçados.

Qual o segmento de listagem da Marisa (AMAR3) na B3?

Seu segmento de listagem na bolsa de valores é o Novo Mercado.

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Agende a sua demonstração gratuita

TF Logo site 2

Aumente seu valor no mercado oferecendo um método eficiente e tecnológico em suas consultorias.

TFB Logo site

Torne-se um Consultor Financeiro Empresarial lucrativo e bem-posicionado em apenas 2 meses.

TF Logo site 2

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento

TFB Logo site

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento