Saber como tocar um negócio não está limitado a entender a potencialidade do produto ou serviço oferecido aos clientes. Para conseguir obter a maior margem de lucro e conhecer o mercado, é útil realizar uma análise de concorrência.
Como o próprio nome sugere, a análise de concorrência é uma prática que permite que a empresa conheça os negócios concorrentes. O estudo de outros empreendimentos do mesmo ramo permite a ampliação da visão e recursos competitivos.
Para fazer uso da análise de concorrência é preciso seguir alguns passos. Além disso, monitorar concorrentes, antes de tudo, exige sensibilidade para conhecer a própria empresa. Não é possível fazer paridades se não existir objetos comparativos.
Por que fazer o estudo dos concorrentes é importante?
A importância da análise dos concorrentes em suma está no desenvolvimento de possibilidades mercadológicas. Ou seja, conhecer as demandas do mercado e as empresas que estão inseridas.
Para mais de assuntos financeiros, entender como os concorrentes entregam os produtos ou serviços para os seus consumidores é uma forma de elaborar um diferencial criativo. Mas é importante se manter dentro dos limites éticos e legais para realizar pesquisas de concorrentes.
Entre os motivos essenciais para a análise de concorrentes, temos:
- Descobrir a posição da empresa em relação aos concorrentes;
- Elaborar pontos de melhoria;
- Conhecer as diversidades de clientes que são atendidos pelo mercado;
- Avaliar estratégias.
Como fazer a análise dos concorrentes?
Para analisar concorrentes, é necessário entender sobre a própria empresa e fazer uma ponderação de quem são os reais concorrentes. Afinal, se for seguida uma linha de raciocínio que foge do modelo e do mercado do seu negócio, as “respostas” da análise de concorrência não farão sentidos.
Além das opções tradicionais, também existem ferramentas de marketing que podem ajudar a realizar a análise do concorrente no ambiente digital. O que é importante, já que, boa parte dos clientes de uma empresa podem vir através das redes sociais, por exemplo.
Pontos que devem ser analisados nos concorrentes
- Produtos e/ou serviços;
- Presença digital;
- Ticket médio;
- Ambiente;
- Atendimento.
Ferramentas e estratégias de análise de concorrência
Uma boa pesquisa de correntes precisa ter recursos de realização. Para isso, é preciso entender qual o tipo de concorrência que será analisada.
- Concorrente direto: possui o mesmo tipo de público e comercializa o mesmo produto e/ou serviço.
- Concorrente indireto: não comercializa o mesmo de produto ou serviço, mas atinge o mesmo público alvo com a estratégia de substituição de produto/serviço.
- Concorrente substitutos: são os concorrentes que podem oferecer ao consumidor final a possibilidade de ter a experiência na própria casa. Seja na venda de um produto ou até mesmo um serviço.
Tendo o conhecimento da própria empresa e do tipo de concorrente, é necessário fazer uma pesquisa de mercado e determinar o objetivo de análise. Por exemplo, o produto/serviço; público-alvo e afins.
O que fazer depois de realizar a análise de concorrência?
Se prender a análise da concorrência pode trazer a sensação de diminuição da própria empresa. Por isso, é preciso entender que a análise de concorrência pode trazer bons ou maus resultados.
Isto é, entregar o que os outros negócios estão tendo de positivo e o seu negócio está pecando por não investir no crescimento. Mudar a percepção sobre o que fazer com a análise de concorrência diz respeito a utilizar com inteligência as informações coletadas.
A análise de concorrência é feita para trazer recursos para otimização dos processos, estratégias, gestão, entre outros. Não para fazer com que o empreendedor desista do próprio negócio. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!