A análise SWOT, seja para micro, pequenas ou grandes empresas, é bastante importante para determinar os pontos fracos e fortes do negócio.
Ao fazer a análise SWOT, fica mais fácil avaliar o mercado e determinar o futuro da empresa com um planejamento estratégico.
O que é a análise SWOT ou FOFA?
Também chamada no Brasil de Matriz FOFA, a análise SWOT é uma abreviação das palavras strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).
Muito conhecida no mundo do empreendedorismo, ela é extremamente eficaz e se torna uma avaliação completa das condições do negócio.
A partir das informações cedidas pela análise FOFA, os gestores conseguem tomar melhores decisões sobre a operação e o futuro da empresa.
Sua função principal é otimizar o desempenho da empresa tanto internamente quanto em relação ao mercado. Por conta disso, são observadas as oportunidades e ameaças.
Quais os conceitos da análise SWOT?
Como já dito acima, a matriz SWOT funciona por meio de 4 diferentes conceitos de análise dentro de um negócio. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:
Forças (Strengths)
É fundamental que qualquer colaborador de uma empresa, principalmente seu gestor, tenha na ponta da língua quais são os pontos fortes do negócio.
São essas forças que proporcionam a vantagem competitiva da empresa dentro do mercado, fazendo-a se destacar entre as demais.
Por isso, é importante que todos saibam responder as seguintes perguntas:
- Quais são as melhores atividades desempenhadas?
- Quais são os melhores recursos?
- Qual é a sua maior vantagem competitiva?
- Qual é o nível de engajamento dos clientes?
Quanto melhores as respostas, mais bem preparada e posicionada a empresa estará dentro de sua área ou nicho de atuação.
Oportunidades (Opportunities)
As oportunidades que uma empresa possui são quase que diretamente dependentes de fatores externos, por isso, não é possível controlá-las.
Além disso, elas podem chegar para a empresa em diferentes formatos, como:
- Mudanças na legislação;
- Ampliação de crédito;
- Novas plataformas de vendas.
Por isso, para nunca deixá-las de lado, é preciso estar sempre atualizado sobre as novidades do mercado. Assim, toda a empresa conseguirá chegar a prever crescimentos e terá maiores vantagens contra seus concorrentes.
Fraquezas (Weaknesses)
Por melhor que seja o negócio, é impossível não ter interferências que prejudiquem o desenvolvimento de suas atividades. No entanto, ao analisar esse ponto dentro da empresa, a missão principal do gestor é minimizá-los o máximo possível.
Geralmente, as fraquezas de uma empresa são internas, podendo ser descobertas a partir dos seguintes questionamentos:
- Qual a preparação da minha mão-de-obra?
- Poderia haver um melhor treinamento da equipe?
- A área de vendas está aproveitando os diferentes formatos de comércio?
- Quais os motivos para a concorrência ser escolhida?
- Por que meu tipo de interação não gera engajamento?
Ao analisar esses pontos, você poderá encontrar com algumas questões difíceis de lidar, como:
- Sim, há um excelente treinamento para toda a equipe;
- A área de vendas se mantém atualizada, utilizando o inbound e outbound sales;
- A concorrência é escolhida por características bastante particulares dos consumidores;
- Meu público é bastante formal.
No entanto, você não deve, de forma alguma, se deixar levar por respostas simples e acomodadas.
Lembre-se que sempre é possível otimizar um ponto que seja do negócio e que o formato essencial da empresa pode sim não ser o adequado.
Por isso, a humildade e sinceridade é bastante importante nesse momento da análise SWOT.
Ameças (Threats)
Assim como as oportunidades, as ameaças são eventos que dependem de fatores externos. Mesmo assim, é preciso tratá-las com bastante cuidado, já que podem prejudicar todas as metas e resultados da empresa.
Em muitos casos, um novo modelo de negócio pode tornar o seu completamente desatualizado, ou um produto acaba sendo altamente mais interessante para os consumidores.
Por isso, para garantir um longo futuro para seu negócio, esteja sempre atento às movimentações da concorrência e atualizado no que se propõe a fazer.
Para ajudar nisso, a análise de mercado pode ser eficaz.
A matriz SWOT funciona da mesma forma para pequenas empresas?
A metodologia da análise FOFA ou SWOT precisa de poucos ajustes quando a direcionamos para as micro e pequenas empresas.
Muitas vezes ao trabalhar em um nicho de mercado bastante limitado ou ter menos processos, as análises podem ser mais curtas ou simples.
Porém, os benefícios da análise SWOT continuam sendo altamente importantes para uma atuação mais segura diante dos desafios diários do mercado.
Quanto mais utilizada, mais forte estará a marca em meio a qualquer dificuldade que apareça.
Quais as vantagens da análise SWOT?
Sem dúvida alguma, a análise SWOT é uma importante aliada para as empresas enfrentarem os desafios constantes do empreendedorismo.
Além de ajudarem os colaboradores a encontrarem problemas na estrutura ou atuação do negócio, ela motiva os gestores a estarem sempre atentos ás oportunidades que venham a surgir.
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