No mundo do empreendedorismo alguns conceitos são valiosos para estruturar um novo negócio ou melhorar o andamento de um já existente. Por exemplo, a análise vertical do balanço financeiro de uma empresa permite comparar resultados da empresa com o mercado, entre outros.
Sendo assim, a análise vertical é bastante importante para a organização financeira tanto de empresários quanto de investidores.
Mas o que é a análise vertical?
A análise vertical é um relatório de contabilidade que analisa valores do mesmo período, mas em contas diferentes. Ele tem o objetivo de identificar a porcentagem de participação de indicadores no resultado da empresa.
Sua conta base é a receita, baseando o resultado de todas as outras contas.
Para que serve a análise vertical?
Ela separa cada conta a partir de sua determinada origem. Assim, possibilita a comparação com padrões do mercado e outros percentuais do negócio.
No final dela, em sua última linha, é onde fica o valor restante de receita.
Ou seja, caso esse valor seja positivo, ele indica que a empresa ganhou mais do que gastou e, por isso, obteve lucro.
Quais as diferenças entre Análise Vertical e Análise Horizontal?
A análise financeira pode ser feita de duas formas diferentes, sendo Vertical ou Horizontal.
Como já dito, a vertical possui o objetivo de comparar os rendimentos da empresa com os do seu mercado de atuação.
Já na análise horizontal, os montantes são comparados linha por linha, não fazendo parte de uma porcentagem de outro item.
Por isso, seu objetivo é calcular as variações ao longo do tempo a partir da comparação das contas da própria empresa.
Como calcular a Análise Vertical?
Também conhecida como análise de estrutura, essa análise de demonstrativos financeiros ocorre de cima para baixo ou de baixo para cima.
Isso serve para identificar pontualmente cada componente em relação ao todo em que faz parte. Permitindo, dessa forma, comparações entre outros resultados de outros períodos.
Seu cálculo consiste em dividir a receita da região pela receita total e multiplicar por 100, como na seguinte fórmula:
- Percentual da Base = Valor do item / Valor da Base do Cálculo x 100
Exemplo de Cálculo da Análise Vertical
Nesse caso, a Receita Bruta com Vendas é o total de R$25.000. Sendo ele reduzido das seguintes despesas:
- Encargos com vendas – R$5.750 = 23% do total;
- Custo médio das vendas – R$7.500 = 30% do total;
- Pessoal – R$3.000 = 12% do total.
Representando assim, 65% do total das Receitas, com o lucro líquido final de R$2.475 ou 9% da receita total.
Qual a importância da Análise Vertical?
Ao comparar os resultados da empresa, a equipe financeira identifica se existem alterações anormais, causando um desequilíbrio nas contas.
A sua principal vantagem é a comparação prática entre diversos relatórios financeiros de uma empresa. Sendo ela utilizada para detectar evoluções ou disfunções em relação ao mercado e seus resultados anteriores, como por exemplo:
- De onde vem a força de venda de uma empresa, incluindo produtos, serviços e canais;
- Qual o potencial de crescimento da empresa em determinado local;
- De que forma é possível reduzir os custos e/ou aumentar o rendimento da empresa;
- Quais itens estão representando o desperdício de recursos do negócio.
Fica claro, portanto, que realizar uma análise vertical de um DRE possibilita compreender diversas dinâmicas de uma empresa. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!