Comprar em um atacarejo vale a pena? Confira as vantagens!

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O setor alimentício é um dos únicos que se mantém menos abalados durante uma crise na economia. É justamente nesse tipo de período que práticas como o atacarejo se mantém em ascensão, devido sua funcionalidade e oferta.

Por sua vez, o atacarejo funciona como um tipo de atacado com serviços que se assemelham ao varejo. A existência do atacarejo se dá por meio do seu preço em conta, devido de corte de gastos (até mesmo na compra de um lote, armazém ou loja distante dos grandes centros).

O que é atacarejo?

O atacarejo é uma modalidade negócio baseado na venda atacadista com preços mais acessíveis (como os de varejo) em detrimento da questão do conforto e oferta de serviços.

Por exemplo, o atacarejo ao contrário das redes de supermercados, não contém padaria, docerias, mesa de frios e outros, além de funcionar na base do self-service (autosserviço).

Como surgiu?

Tudo começou com o surgimento do estilo atacado. Na Alemanha nazista, em 1964, Otto Beisheim criou o modelo cash and carry (pague e leve) e foi o fundador do primeiro atacado, nominado como Metro AG.

O serviço é baseado em retirar o vendedor e deixar o cliente em contato direto com o produto, numa prática de autosserviço, em que a figura do vendedor está intrínseca no cliente.

O mercado atacadista, por sua vez, oferece uma variedade de produtos, cortando os custos com equipe de reposição, vendedores, e até mesmo na instalação e infraestrutura.

Já em um atacarejo, permanece essa mesma estrutura, porém, em menor escala e baseando-se em produtos menos perecíveis, com públicos diversos. Por isso, apresenta uma variedade menor, com 4 mil produtos (em média) se comparado com supermercados, que variam até 10 mil itens.

Por que é mais barato?

O funcionamento de um atacarejo é o fator primordial e característico por trás do seu preço. O atacarejo aporta, então, o preço de atacado e serviços de varejo.

Dessa forma, vende produtos mais em conta, devido à sua redução de custos operacionais.

A fórmula por trás do atacarejo está em seus dois expoentes:

  • O alto volume de vendas: é baseado em comprar enormes lotes dos produtos (como no varejo), porém, aqueles que são mais consumidos, especialmente, os mais essenciais;
  • A variedade menor: parece que é uma desvantagem, porém, o público brasileiro diante a crise apresenta essa predileção por uma quantidade reduzida, porém, essencial. Justamente, esse joguete de barato, mas essencial, aborda diversos públicos.

Ainda por cima, comprar em atacarejo no contexto brasileiro, está muito atrelado a disponibilidade, existe praticamente uma unidade de atacarejo disponível em locais populosos do Brasil.

Além disso, entre outras vantagens de um atacarejo estão:

  • Preço baixo: por comprar em grandes lotes, um atacarejo pode ofertar produtos com uma precificação diferenciada e mais em conta, sendo assim, um forte apelo;
  • Permite a compra coletiva: grupo de pessoas podem comprar coletivamente produtos e distribuir seu preço, tornando-os ainda mais baratos;
  • Forte competidor de preços de produtos perecíveis: por ser o tipo de produto ideal para vender nessa modalidade de estabelecimento, esses comumente são os produtos mais baratos em um atacarejo (se comparado com supermercados e afins).

Por fim, o atacarejo é, de fato, uma maneira mais acessível de compra em relação ao seu preço, principalmente se o indivíduo estiver disposto a abdicar de certos luxos. Contudo deve ser levado em conta também o deslocamento até a unidade e quantidade de produtos desejada. Assim, você poderá mensurar se ele realmente é válido.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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