Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes, seja com o tempo de serviço, com a qualidade do produto e atendimento. Por isso, é comum que as empresas busquem se diferenciar e proporcionar experiências através do atendimento personalizado.
O atendimento personalizado funciona por meio de modernização do atendimento e um tratamento qualificado para os consumidores e clientes em potencial, ou seja, ele vai além do atendimento padrão, lidando assim, com as especificidades de cada cliente.
Então, o atendimento personalizado é uma forma de criar um senso de diferenciação e exclusividade ao lidar com clientes, parte do pressuposto que as necessidades e desejos dos consumidores estão impressos nesse atendimento (indiferente se é para produto ou serviços).
Como fazer um atendimento personalizado?
O atendimento aos clientes é uma questão de processo e relacionamento comercial. Esse fato é evidenciado através do atendimento pessoal, os clientes desejam não somente ser bem atendidos, mas também, receber um atendimento exclusivo, que supra suas necessidades.
Portanto, atender bem é um requisito com alto grau de importância na questão da fidelização de clientes, sendo assim, segue algumas dicas de atendimento personalizado para auxiliar na efetividade e na forma de atuação:
- Conhecer o cliente: é o passo primordial para saber com quem está lidando e assim, se preparar e começar a refletir sobre possíveis objeções, problemas e soluções que podem impactar aquele consumidor.
- Manter um histórico: catalogar e registrar permite a consulta de quais foram os problemas enfrentados por aquele cliente, se ele já tem alguma consideração sobre a marca, e assim, abordar e manter contato com a intenção de melhorar essa relação.
- Demonstrar confiança: é necessário imprimir as características da marca como se portasse a identidade dela. Para isso, é crucial demonstrar confiança e convicção, caso contrário o cliente se sentirá receoso e pode reagir com descrença.
- Estimular o senso de exclusividade: é fundamental em um atendimento personalizado, deixar transparecer que “o cliente é único”. É compreensível essa necessidade de se sentir especial, pois, os consumidores não querem ser encarados como “só mais um”.
- Proatividade: por vezes, quem realiza o atendimento deve se portar com “energia”, é encarar que o cliente, de vez em quando, necessita de motivações e determinados direcionamentos para que o diálogo flua melhor.
- Disponibilidade: o bom atendimento demonstra “estar sempre de prontidão”, independentemente da situação, quem realiza o atendimento deve transparecer disponibilidade.
- Empatia: se colocar no lugar do consumidor e analisar as suas reações é uma boa forma de entender qual deve ser o tom utilizado no atendimento, por isso, requer um grau de adaptabilidade.
Vale lembrar que se for realizar um atendimento personalizado por telefone, é recomendado agir com naturalidade e não perguntar demais; questionar.
Quais são as vantagens do atendimento personalizado?
É evidente que oferecer atendimento personalizado impacta positivamente a visão que o cliente tem em relação a marca ou a empresa.
Essa abordagem, portanto, permite que o cliente crie um vínculo maior com a marca e ainda associe os sentimentos gerados no atendimento ao valor percebido (do serviço ou produto adquirido).
Sendo assim, entre as vantagens do atendimento personalizado estão:
Para o cliente:
- Ter um atendimento exclusivo;
- Disponibilidade e ter ajuda com maior frequência (se necessário);
- Receber suporte que atenda a necessidade do cliente.
Para a empresa:
- Aproximação e confiança com a marca;
- Maior potencial de fidelização e vendas;
- Manutenção do relacionamento com o cliente.
Por fim, o atendimento personalizado permite que a empresa se relacione de forma mais pessoal e qualificada com o cliente.