É normal que com o desenvolvimento e maturidade profissional, aconteça um aumento de salário equivalente a este crescimento.
Mas, muitas vezes esse aumento de salário não vem de forma espontânea. Então, você deve se preparar e saber o melhor jeito de defender essa recompensação pelo seu bom trabalho.
Um aumento de salário acontece quando o trabalhador demonstra crescimento e ajuda a empresa a aumentar sua produtividade no trabalho, o que faz com que a empresa lucre mais.
Logo, esse aumento é muitas vezes justificado pelo aumento no rendimento da empresa, por conta da eficiência do funcionário.
Dicas de como pedir um aumento de salário
Pedir um aumento de salário para muitos é uma situação de confronto e que gera desconforto. Mas, sem dúvidas, esse momento não deveria ser encarado da sua forma.
Dica 1: Pense nisso como um benefício mútuo
Se você está buscando um aumento de salário, não encare isso como um momento em que alguém ganha e o outro perde.
Para ficar claro, se você receber um aumento é porque sua eficiência está contribuindo para o desenvolvimento da empresa. Ou seja, os dois devem sair ganhando.
Dica 2: Pense muito bem se sua atuação merece uma melhor remuneração
Mas claro, antes de negociar, pense se sua performance dentro da empresa realmente justifica ganhar um aumento de salário.
Um dos fatores que mais prejudicam na hora de pedir um aumento salarial, é não ter provas que você é indispensável para a dinâmica da empresa.
Dica 3: Prepare antes uma boa argumentação
Para você preparar uma justificativa para um aumento de salário, é necessário estar munido com os indicadores e estatísticas que provem sua eficiência.
Independente da sua área de atuação, mostre resultados concretos dos benefícios que você vem trazendo para a empresa, como por exemplo:
- Um aumento significativo no número de vendas;
- Automatização e melhoria de processos;
- Diminuição do custo de aquisição de clientes (CAC);
- Lançamento de produtos impactantes.
Dica 4: Entenda a realidade financeira da empresa
Entenda como andam as finanças da empresa. Isso pode ajudar muito na hora da construção da sua argumentação.
Além disso, é importante se colocar no lugar da empresa. Pergunte-se, “com a realidade financeira atual, será que minha atuação justifica um maior investimento”. Até porque, afinal, um aumento no seu salário significa um aumento nas despesas da empresa.
Se a empresa estiver passando por uma dificuldade financeira, talvez, pedir um aumento no momento não seja uma boa ideia.
Dica 5: Seja objetivo com suas expectativas e ambições dentro da empresa
Quando você estiver conversando com o seu gerente, por exemplo, seja claro sobre suas expectativas de crescimento dentro daquele ambiente.
E, também, será bastante significativo colocar-se a disposição de assumir novas responsabilidades.
Alinhe sua expectativa de desenvolvimento com as direções que a empresa pretende tomar. Mostre como você pode ajudar com futuro da companhia.
Dica 6: Invista em qualificações
Vai ser muito relevante você investir em qualificações e estudos em áreas que você pretende se desenvolver e que podem ajudar a empresa.
Muitos dos aumentos salariais ocorrem justamente quando o profissional investe no seu desenvolvimento.
Dicas de como NÃO pedir um aumento salarial
Entretanto, você também deve estar atento a atitudes que muitas vezes as pessoas têm, e que, com certeza, diminuem muito a chance de um aumento de salário.
Dica 7: NÃO foque na sua situação pessoal
Não é uma decisão inteligente pedir um aumento baseado nas suas vontades e necessidades financeiras. Portanto, não leve o foco da conversa para seus desejos, foque no que é interessante para a empresa.
É necessário reforçar que a empresa só vai dar um aumento se ela perceber valor na atuação que você vem tendo.
Dica 8: NÃO compare seu salário com o dos outros
Justificar o aumento do seu salário baseando-se no aumento salarial de algum colega de trabalho, pode ser um verdadeiro tiro no pé.
Se a empresa aumentar salário de alguém, é porque o valor dessa pessoa vem crescendo dentro do ambiente de trabalho.
Dica 9: NÃO mencione a negociação para outras pessoas
Se você enviar uma carta para pedir aumento de salário, marcar uma reunião com o gerente, ou qualquer outra tentativa de renegociação salarial, não comente com quem não tem influência nessa decisão.
Isso pode, além de atrapalhar sua negociação, criar um mal-estar entre outros colegas que não receberem um aumento, por exemplo.
Guarde para você, que assim, a possibilidade de não criar situações constrangedoras aumenta.
Portanto, fica claro que o aumento de salário deve ser sempre algo que apresente um benefício mútuo. Uma vez que você será recompensado financeiramente pelo seu bom trabalho e a empresa recompensará e incentivará um bom profissional.