O que é automação comercial? Como otimizar o processo de vendas?

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A automação comercial vem possibilitando os negócios a aumentarem suas capacidades produtivas substituindo trabalhos manuais por processos automáticos.

Portanto, além de tornar o processo produtivo mais eficiente, a automação comercial pode ajudar a empresa a atingir uma padronização, evitando falhas durante a produção dos seus produtos ou execução dos seus serviços no empreendedorismo.

O que é a automação comercial?

A automação comercial é a substituição de atividades manuais por softwares e tecnologias de automação, alcançando maior eficiência na produção e na coleta e análise de dados, tornando mais fácil ainda a otimização dos processos do negócio.

O software de automação comercial é essencial para que este processo ocorra, já que, graças a sua tecnologia, facilita a execução de diversas atividades indispensáveis para o negócio.

Quais processos são otimizados pela automação comercial?

Ao integrar processos comerciais, o processo de automação comercial possibilita mudanças significativas em diversos setores do negócios, como:

  • Controle de estoque;
  • Vendas;
  • Coleta e análise de dados.

Controle de estoque

Para empresas que trabalham com venda de produtos em escala, ter controle sobre as entradas, saídas e devoluções é extremamente importante.

Principalmente para empresas com alta rotatividade de estoque, realizar o controle de estoque manualmente é praticamente impossível.

Por isso, contar com um sistema comercial automatizado torna a atividade de controle muito mais eficiente, evitando erros que podem ser prejudiciais, além de atualizar as informações quase que instantaneamente.

Vendas

Para se manter competitivo no mercado atual, a automação de vendas é essencial para qualquer negócio, especialmente aqueles que trabalham com produtos que devem ser vendido em larga escala.

No setor de vendas, quanto mais eficiente e fácil for o processo, para a empresa e para o consumidor principalmente, mais chances a empresa tem de atingir uma otimização de vendas.

Portanto, usando a tecnologia para vendas, os negócios podem obter uma série de benefícios, como:

  • Facilitar compras online, sem ter que falar com um vendedor;
  • Tornar o processo de entrega de produtos mais eficiente;
  • Reduzir os custos operacionais;
  • Emissão de documentos fiscais instantâneos;
  • Atendimento ao cliente mais ágil.

Coleta e análise de dados

Qualquer setor comercial que se preze trabalha fortemente com a coleta e análise de dados, visando sempre otimizar os resultados da empresa.

Os softwares comerciais retém uma série de informações que, sem eles, seriam difíceis de serem extraídas.

Portanto, a automação comercial permite uma disposição de dados relevantes de forma mais prática e, ainda, a metrificação automática desses dados, facilitando muito as suas análises.

A automatização desse processo tira o esforço dos colaboradores de trabalhos manuais e possibilita que eles utilizem seu tempo para desenvolver estratégias criativas.

Como escolher um software de automação comercial?

Como pôde ser visto, ter um software de automação comercial a disposição do seu negócio é muito importante. Contudo, escolher qual software contratar pode ser uma tarefa difícil.

Logo, para escolher um software de automação comercial deve-se tomar 3 passos:

  • Definir áreas que precisam de automação;
  • Modelo de software necessário;
  • Analisar opções no mercado.

Definir áreas que precisam de automação

Para cada setor ou modelo de negócio, os processos dentro da empresa são realizados e funcionam de maneira diferente.

Por isso, antes de contratar algum software de automação, é necessário definir quais áreas do negócio precisam de automação.

Assim, você pode procurar softwares que sejam especializados e bem avaliados nas áreas necessárias.

Modelo de software necessário

Há dois modelos principais de software de automação comercial:

  • SaaS (Software as a Service): Contrata serviço de automação com armazenagem na nuvem, com pagamento mensal de manutenção do serviço;
  • SaaP (Software as a Product): Compra sistema de automação próprio que será hospedado no hardware do negócio. Empresa deve pagar o valor do software e instalação no hardware.

Analisar opções no mercado

Por último, a empresa deve analisar as opções no mercado baseando-se nas necessidades e modelo definidos.

Deve ser procurado, dentro das opções disponíveis no mercado, aquela que apresente melhor segurança, recomendações e, se possível, custo benefício.

Por fim, é necessário destacar que a automação comercial deve ser vista como um grande investimento para os negócios, já que, desta forma, a empresa poderá padronizar e otimizar seus processos, melhorando assim seus resultados.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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