Os negócios do segmento B2C exigem menos compromisso do cliente com a empresa, o que faz o ciclo de venda ser mais curto e simples.
No B2C, a transação comercial é feita através da plataforma de e-commerce da empresa. Por meio dela, o consumidor final consegue ter acesso direto aos produtos oferecidos.
O que significa a sigla B2C?
A sigla B2C é utilizada no mundo do empreendedorismo para definir o relacionamento comercial entre uma empresa e um consumidor.
Ou seja, a venda de produtos, serviços ou informações é feita diretamente entre o vendedor e o cliente, seja em um ponto físico ou online.
Portanto, esse segmento dispensa a necessidade de um intermediador ou fornecedor para sua efetuação.
Entre as siglas de modelo de negócios mais comuns, estão:
- B2B (Business to Business ou Empresa para Empresa);
- G2C (Government to Citizen ou Governo para Cidadão);
- G2G (Government to Government ou Governo para Governo);
- C2C (Costumer to Custumer ou Consumidor para Consumidor).
O critério analisado para determinar um tipo de comércio praticado não é o produto, e sim sua atividade fim, ou o destino de sua mercadoria.
Como funciona o modelo B2C?
No modelo de negócios B2C, é preciso um ponto de venda ou plataforma online para que o cliente tenha acesso aos produtos.
Alguns exemplos de negociações B2C são:
- Revenda – Indústria, distribuidor ou comércio vendendo direto para um Profissional Liberal;
- Consumo – Indústria, distribuidor ou comércio vendendo diretamente para uma pessoa física (cliente);
O ciclo de venda presente no B2C é o mais simples. Isso porque ele inclui somente o vendedor do produto ou serviço e seu cliente.
Quais as diferenças entre o B2C e o B2B?
É comum a confusão entre os termos B2B e B2C. Entretanto, é preciso destacar as suas diferenças.
No “business to customer”, ou “empresa para consumidor”, o consumidor final do produto ou serviço é uma pessoa física.
Para que ele funcione, é preciso um ponto de venda, seja ele físico ou online, para que o cliente tenha acesso aos produtos.
Além disso, é somente um consumidor que faz as decisões sobre a quantidade a ser obtida na compra. Isso torna a venda mais simples, diferente do comércio empresa para empresa.
No B2B, a relação passa por negociações e políticas entre duas empresas até o acordo final de venda. Por isso, seu ciclo de venda acaba se tornando mais longo, exigindo uma maior logística.
Quais as vantagens do e-commerce B2C?
O desenvolvimento do B2C no e-commerce acabou proporcionando uma maior praticidade tanto para o vendedor quanto para seu cliente:
O público-alvo desse tipo de negócio é o cidadão comum à procura de itens diversos para consumo ou uso.
Hoje, para que esse consumidor efetue a compra, não é mais necessário o deslocamento até um estabelecimento físico.
Além disso, a própria empresa pode não possuir um ponto de venda, apenas sua sede.
Essa alternativa barateia consideravelmente o investimento necessário para a abertura de um negócio comercial.
Nesse caso, os gastos são direcionados para a logística, como por exemplo:
- Fornecedores;
- Distribuidores;
- Local de armazenamento de produtos.
Além disso, com o crescimento da empresa não representa um aumento nos custos, por conta da escalabilidade. Isso significa que os recursos necessários sempre serão equivalentes ao crescimento, garantindo o maior lucro.
Portanto, vale a pena avaliar os benefícios de integrar as operações comerciais de uma empresa no segmento B2C. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!