Criada no século 15, a Balança Comercial é uma medida bem importante para a economia de qualquer país e, inclusive, para os investidores também.
De forma simples, a Balança Comercial é a relação entre as importações e exportações de um país. Por isso, então, é um indicador tão relevante quanto o PIB.
O resultado deste indicador pode servir, por exemplo, como base para analisar a situação financeira de um país em comparação aos outros.
Entendendo a Balança Comercial
Em primeiro lugar, a Balança Comercial é um indicador econômico cujo resultado é a diferença entre tudo que um país exporta e importa. Portanto, seu objetivo é mostrar, através de medidas econômicas, a situação financeira daquele local.
Para calcular e obter respostas sobre como está o crescimento do comércio exterior, se faz uma análise de tudo que se importou e exportou. A soma desses dados, como consequência, resulta na avaliação dos índices de crescimento.
A balança comercial reflete a situação econômica de um país. Sendo assim, quando a balança é positiva, o volume de exportações é maior que importação. Esse é um exemplo de superávit comercial.
Por outro lado, quando a situação é a oposta – se importa mais do que se exporta – se tem um resultado negativo: o famoso déficit comercial.
Além disso, é válido explicar que ela não considera o volume de produtos que entra ou sai de um país, mas o dinheiro que resulta da transação.
Para saber se o saldo da Balança comercial foi positivo ou negativo, há a avaliação feita através dos dados da importação e exportação. No entanto, em primeiro lugar, é bom saber o significado desses termos:
- Importação: se denomina a entrada de bens, serviços e produtos originários de outro país. Isso significa dizer que ela é a compra de mercadorias internacionais. Insumos de produção, máquinas e equipamentos produzidos em outros países e bens comprados em sites e aplicativos são, por exemplo, produtos de importação.
- Exportação: já os produtos exportados são bens e serviços produzidos em território nacional e vendidos para outros países, de acordo com a demanda de empresas em mercados externos.
Como se calcula a Balança Comercial?
Visto alguns termos, é hora de mostrar o cálculo desse indicador. É possível saber o saldo da balança através da seguinte conta:
- Exportações (em moeda) – Importações (em moeda) = Balança comercial.
Além disso, há uma segunda fórmula, através da porcentagem da taxa de cobertura:
- (Exportações / Importações) x 100% = Taxa de cobertura.
A taxa de cobertura é resultado da razão entre as exportações e importações. Sendo assim, ela pode indicar em que porcentagem as exportações pagam as importações.
O que pode influenciar a Balança Comercial?
São muitos os fatores que podem influenciar o saldo da balança comercial. Entre eles podemos citar, por exemplo:
Relação de oferta e demanda
Em primeiro lugar, há a relação entre procura e oferta. Por exemplo, se parceiros comerciais de um país estão vivenciando uma recessão econômica, eles vão importar menos produtos e as exportações irão reduzir.
Logo, o preço dos produtos vai cair porque a oferta é muito maior que a demanda. Do mesmo modo, isso vale para o sentido oposto.
Taxa de câmbio
O câmbio, em linhas gerais, é a troca de uma moeda de um país. Sendo assim, ela corresponde a uma quantidade da moeda do segundo país. Portanto, é também a quantidade de reais necessários para comprar 1 dólar.
Sendo assim, quando a moeda nacional vale mais ou igual à moeda estrangeira, os produtos de fora tendem a chegar mais baratos no mercado internacional. Da mesma forma, quando ela vale menos, os produtos custam mais caro.
Protecionismo
Por fim, a quantidade de taxas que um país pode por em certos produtos permite deixá-lo mais caro e, por consequência, menos atrativo para o mercado nacional.
Isso se faz com o objetivo de proteger a economia local no sentido de favorecer a economia interna. Por isso, essa prática é comum em quase todos os países de acordo com o contexto.
Resultados da Balança Comercial
Por fim, como resultados, a Balança Comercial pode apresentar alguns resultados como, por exemplo, um superávit, um déficit ou um equilíbrio comercial. Conheça cada um deles:
- Superávit: é o saldo positivo da balança comercial, isto é, quando um país vende mais do que compra no exterior. Então, esse saldo passa a ser o superávit da Balança Comercial;
- Déficit: é o saldo negativo, ou seja, quando o valor de importações supera a exportação do país;
- Equilíbrio comercial: ocorre quando o resultado entre a quantidade de exportação e importação está mais proporcional.
A Balança Comercial precisa sempre ser positiva?
Do ponto de vista histórico, a ideia de que a riqueza de uma nação se media de acordo com a balança comercial favorável surgiu no século 15, na época em que as trocas comerciais entre os Estados cresceram.
Esse período ficou famoso e o fenômeno se conhece por Estado Moderno. Portanto, os feudos passaram por um processo de transição onde o poder estava cada mais focado na mão do rei.
Dessa forma, as práticas econômicas da época era marcadas pelo mercantilismo e se baseavam em uma balança comercial positiva.
No entanto, hoje, a ideia de ter uma balança positiva ou negativa se mostra relativa. Sendo assim, ela depende do ciclo econômico do país.
Por exemplo, o déficit comercial pode ser bom quando um país está em um ciclo de expansão econômica, pois isso vai ajudar a deixar os preços internos baixos.
No entanto, nos momentos de recessão, um superávit pode ser positivo, pois vai ajudar a criar empregos, atrair a moeda estrangeira e aumentar a produção.
Como a Balança Comercial pode influenciar nos investimentos?
Além desses fatores, um investidor precisa saber sobre a Balança Comercial também quando procura as melhores rentabilidades. No entanto, ela é só um dos indicadores que faz parte do cotidiano do mundo dos investimentos.
Portanto, quanto mais o investidor se alinhar com o mercado financeiro, maior a chance de suas decisões serem boas. Como consequência, ele pode ter maior lucro sobre as aplicações.
Sendo assim, com o anúncio do déficit e superávit da Balança Comercial, o investidor vai poder avaliar o rendimento das empresas brasileiras ao tratar sobre exportação, por exemplo.
Qual é a importância da Balança Comercial?
Ela calcula a diferença entre o que um país exporta e importa. Portanto, sua importância está em refletir a situação econômica do país. Sendo assim, o resultado deste indicador pode servir como base de comparação.
Como a Balança Comercial ajuda nos investimentos?
Por exemplo, com o anúncio do déficit ou superávit, o investidor pode avaliar o rendimento das empresas brasileiras quanto à exportação.
Como calcular a Balança Comercial?
Exportações - Importações = Balança comercial.