Lidar com as mudanças constantes e verificar quais são as boas práticas que os demais “jogadores” estão usando, é essencial para o crescimento de um negócio. Por isso, a prática do benchmarking é muito difundida.
O benchmarking funciona por meio de uma análise mercadológica e dos ambientes que afetam determinada empresa. Essa análise verifica as melhores práticas do mercado, para aprender e tentar aplicá-las com foco em fortalecer a atitude de empreendedorismo.
O que é benchmarking?
Benchmarking é o processo de analisar e executar determinadas estratégias pautadas em uma melhoria de desempenho, produtividade, entre outros objetivos, ligados a uma empresa ou negócio.
Geralmente, o processo é viabilizado por meio da análise das estratégias presentes nos negócios concorrentes.
O termo benchmarking tem origem na palavra inglesa benchmark que na computação significa o ato de executar um programa de computador com a finalidade de avaliar seu desempenho, é um processo de ensaio que se repete até o refinamento.
Da mesma forma, o benchmarking tem por premissa, encontrar e testar as melhores práticas do mercado, geralmente, dos concorrentes de determinado negócio. A partir disso, averiguar quais prevalecem e quais devem ser descartadas.
Como fazer benchmarking?
Para fazer benchmarking primeiramente, é preciso realizar uma pesquisa de concorrência, conhecer os processos existentes no mercado e entender quais são os estágios de desenvolvimento que o negócio está inserido.
Além disso, a prática do benchmarking consiste em:
Analisar internamente o negócio
Por meio de uma análise interna e das práticas de uma empresa, é possível identificar as fraquezas e quando comparado com os concorrentes, será mais fácil identificar oportunidades
Observar os líderes do mercado naquele segmento
Direcionar o olhar para os grandes jogadores daquele setor, com isso, será possível discernir e identificar algumas estratégias que podem ser aproveitadas para o negócio atual.
Mensurar dados
Algumas dessas empresas não divulgam seus dados e obviamente, suas estratégias, porém, ao acompanhar as suas parcerias e demais dados, será possível identificar algumas das táticas usadas.
Observar e analisar o mercado no geral
Descobrir incongruências internas é um ponto positivo, mas, às vezes algumas práticas que estão sendo amplamente utilizadas no mercado superam as soluções já criadas internamente.
Pesquisar e comparar
Ao averiguar o mercado e as estruturas internas, será viável uma comparação, apesar de generalizações, a comparação apresenta a possibilidade de levantar questões basilares para problemas atuais da empresa.
Metas financeiras empresariais
Ao levantar os problemas e possíveis soluções através das comparações, será necessário traçar metas para fechar essas lacunas identificadas e, claro, disciplina no planejamento.
Programar e manter
Após o planejamento e as metas, será a hora de implementar efetivamente, esse processo se estende, pois, uma vez implementado, será necessário atualizar e manter.
Quais são os tipos de benchmarking existentes?
Dentre benchmarking exemplos, o mais conhecido e icônico é o da Xerox (empresa), que desmontou os equipamentos das concorrentes para saber qual era o processo e componentes que permitia: comercializar os produtos de forma mais em conta.
Além disso, existem tipos de benchmarking, sendo eles:
- Benchmarking genérico: selecionar um setor e identificar as melhores práticas de empresas que atuam nele, com uma visão mais ampla;
- Benchmarking interno: é a melhoria através da observação dos próprios processos internos. É muito utilizado em empresas com filiais ou quando determinados departamentos ganham notoriedade por suas práticas;
- Benchmarking funcional: é uma análise das estratégias de outras empresas, não necessariamente do mesmo segmento, mas que permite aprender abordagens, técnicas e conhecimentos diversos para adaptá-los ao negócio;
- Benchmarking competitivo: é pautado diretamente na análise da concorrência, sendo a modalidade mais complexa devido a dificuldade em se obter informações dos concorrentes, mas, muito valiosa quando se obtém sucesso;
- Benchmarking de cooperação: é quando uma ou mais empresas firmam uma parceria e assim, compartilham técnicas, táticas, informações e conhecimento, proporcionando experiência e aprendizagem para todos os envolvidos.
Quais são as desvantagens e vantagens do benchmarking?
O benchmarking pode ser uma prática perigosa, pois, algumas empresas encaram ou se limitam à apenas uma cópia de sistemas já implementados, como se eles fossem uma receita a seguir, quando na verdade, requer alterações e adaptações.
Por vezes, é comum também um desvio de concentração ou expertise, empresas que se preocupam muito em tentar decifrar o mercado e concorrentes, e por isso, negligenciam suas operações atuais.
Além disso, algumas operações de benchmarking também podem levar empresas ao erro, por mensurar incorretamente dados ou realizar comparações indevidas.
Contudo, o benchmarking quando bem implementado e realizado, pode apresentar diversos benefícios para uma empresa.
Vantagens do benchmarking:
- Encorajar a inovação e práticas diversificadas na empresa;
- Fomentar mudanças e desenvolvimento constante;
- Aperfeiçoar o conhecimento interno da organização, suas práticas e processos;
- Melhorar as práticas da empresa em comparação com os seus concorrentes, superá-los ou manter ao menos em um patamar de competitividade;
- Identificar projetos já realizados e saber já os caminhos que se deve seguir para obter êxito, bem como, já estar precavido dos eventuais problemas;
- Aumentar o conhecimento de mercado;
- Ganhar mais consistência nas práticas da empresa e consequentemente, aumentar o lucro e produtividade;
- Reduzir custos e solucionar problemas enfrentados pela empresa.
Portanto, os benefícios do benchmarking englobam justamente a ideia de que as empresas devem aprender o que há de melhor no mercado e tentar aplicar isso em seu negócio, a fim de crescer e se desenvolver com essa prática.
Contudo, o benchmarking deve ser feito de forma cautelosa, sem nenhuma infração a lei e com respeito aos concorrentes, sempre. Vale lembrar que nem sempre a tática descoberta no mercado é a ideal para o negócio.
Por vezes, ao fazer o benchmarking será necessário pensar em adaptações ou até mesmo criar outras práticas que melhor se adaptem ao negócio ao invés de tentar assumir um modelo padrão.