Home Blog ABCB4: vale a pena investir no Banco ABC?

ABCB4: vale a pena investir no Banco ABC?

abcb4

O Banco ABC (ABCB4) centraliza sua atuação como banco múltiplo, especializado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte.

As ações do Banco ABC (ABCB4) fazem parte da bolsa de valores brasileira, isto é, B3. Portanto, as ações da companhia podem ser negociadas por investidores que observam oportunidades benéficas no setor bancário.

O que é o Banco ABC (ABCB4)?

O Banco ABC BRASIL S.A pratica operações ativas, passivas e acessórias inerentes às respectivas carteiras autorizadas. A empresa foi criada em 1989 e realizou sua Oferta Pública Inicial (IPO) no ano de 2007.

Ao longo dos 30 anos, o Banco construiu uma base de clientes sólida, oferecendo produtos financeiros de maior valor agregado e adaptados às suas necessidades específicas.

Suas ações são vendidas na B3, por meio do ticker ABCB4. O Banco ABC Brasil possui 108,9 milhões de papéis gerenciados, sendo 30,6% em free float das ações preferencias.

Assim como o Banco ABC, existem outros bancos múltiplos. São eles, por exemplo, o Banco BMG (BMGB4) e o Banco Pine (PINE4):

  1. Banco BMG: em primeiro lugar, o Banco BMG atua como banco múltiplo, oferecendo, por exemplo, serviços e produtos para pessoas físicas e jurídicas;
  2. Banco Pine: banco múltiplo que foca no atendimento de longo prazo a clientes de grande porte e investidores, o que costuma chamar de “corporate bank”.

Diante dessa realidade e concorrência vale compreender qual a trajetória e modelo de atuação do Banco ABC (ABCB4).

O que faz o Banco ABC (ABCB4)?

A principal atividade do Banco ABC (ABCB4) é o serviço de produtos bancários, como:

  • Concessão de crédito;
  • Crédito empresarial;
  • Banco de Investimentos;
  • Serviços de Financeira;
  • Crédito Imobiliário;
  • Câmbio.

Como o Banco ABC (ABCB4) atua?

A atuação do Banco ABC Brasil está voltada a empresas de médio e grande porte. Sua rede abrange os cinco continentes, com países do Oriente Médio, Norte da África, Europa, Américas e Ásia.

Sendo assim, sua principal linha de negócios do ABC Brasil é a intermediação financeira voltada para operações que envolvam análise e assunção de riscos de crédito.

As operações estruturadas, principalmente de mercado de capitais e fusões & aquisições, com vistas ao financiamento corporativo, complementam esta atividade.

Além disso, se desenvolve regularmente a arbitragem de mercados, taxas e moedas, tanto decorrentes das operações demandadas pelos clientes quando de posições proprietárias. O banco adota uma postura conservadora com baixa propensão ao risco nos seus negócios de crédito e tesouraria.

Ações do Banco ABC (ABCB4): onde e como negociar?

O ticker do Banco ABC (ABCB4) é negociado na bolsa de valores brasileira, a B3. As ações do Banco ABC podem ser negociadas por meio de plataformas digitais. A intenção é facilitar os investimentos, além de zelar pela segurança de todos os investidores.

Além disso, a companhia possui ações ordinárias (ABCB3 ON) que ofertam direito ao voto durante as assembleias empresariais. Porém, essas ações estão concentradas em uma única empresa.

O banco também possui também ações preferenciais (ABCB4 PN), que garantem a prioridade no recebimento de dividendos.

Sendo assim, para que o investidor possa adquirir ações do Banco ABC, ele precisa realizar a abertura de uma conta em uma corretora de valores de preferência. Vale lembrar que a corretora precisa ser credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Após isso, ele deverá executar uma transferência TED, com o valor direcionado para realizar os aportes. Além disso, é possível fazer um PIX para a corretora. Em seguinte, então, poderá selecionar ações do Banco ABC, mencionadas como ABCB3 e ABCB4.

Características das ações do Banco ABC (ABCB4)

abcb42

Considerada um Small Cap, a empresa tem como sócio majoritário das ações ordinárias a Marsau Uruguay Holdings S.A, possuindo 95% dos papéis. Já as ações preferenciais são cerca de 20% dessa empresa também.

Além disso, a empresa participa do Índice SMLL (Small Caps) e do Índice IBOV (Bovespa). A classificação setorial do Banco ABC (ABCB4), através das informações divulgadas pela B3, é: Financeiro / Intermediários Financeiros / Bancos.

Além disso, o segmento de listagem do Banco ABC na bolsa de valores é o Nível 2. Ele engloba empresas que possuem práticas de governança corporativa e que realiza a divulgação de informações adicionais em relação ao que é exigido pela lei vigente.

Por fim, o Banco ABC oferece Tag Along de 80% ON e 100% PN além de free float de 30,6%.

História do Banco ABC

O Banco ABC Brasil iniciou suas atividades em 1989, através de uma joint-venture do Arab Banking Corporation e do Grupo Roberto Marinho, da qual originou o Banco ABC Roma S.A., atuando em crédito corporativo e tesouraria.

Em 1991, a atual administração tomou posse. Seis anos depois, em 1997, o Arab Banking Corporation adquiriu a participação acionária do Grupo Roberto Marinho, tornando-se o acionista controlador.

O controlador estrangeiro centraliza cerca de 95% dos papéis com direito a voto do ABC Brasil, mas garante que o banco possui autonomia local.

Além disso, nesse mesmo ano, o nome do banco mudou para Banco ABC Brasil S.A., denominação mantida até o momento.

Século 21

Em 2007, a empresa realizou seu IPO, que passou a ser listado no Nível 2 de governança corporativa. Já em 2020, o banco, assim como outras empresas da bolsa, se afetou com a crise do coronavírus.

Linha do tempo do Banco ABC

abcb43

  • 1989: Surgimento do Banco ABC Roma S.A, atuando em crédito corporativo e tesouraria.
  • 1991: a atual administração toma posse;
  • 1997: Arab Banking Corporation compra a participação acionária do Grupo Roberto Marinho, tornando-se o acionista controlador. Mudança de nome do banco para Banco ABC Brasil S.A;
  • 2007: IPO do Banco ABC;
  • 2020: Crise do coronavírus.

Como lucrar com as ações do Banco ABC (ABCB4)?

Existem algumas formas de lucrar com os papéis do Banco ABC (ABCB4) na B3. O investidor pode, por exemplo, obter lucros através da venda de suas ações por um preço mais elevado que o valor qual comprou.

Além disso, também é possível lucrar com o pagamento de dividendos. Isso porque a empresa apresenta um histórico recorrente.

Entre os cuidados a serem levados em conta pelo investidor, existe, por exemplo, a relevância de diversificar a carteira de investimentos, criando assim, uma carteira que possua renda fixa e renda variável. Portanto, o investidor pode se atentar à rentabilidade, liquidez e segurança da ação antes de comprar uma ação.

Além disso, possuir uma boa rentabilidade poderá vir a significar melhores oportunidade quando comparado a busca por uma por uma liquidez mais alta.

No entanto, todas essas escolhas vão depender dos objetivos do investidor. Sendo assim, ele poderá realizar investimentos de curto, médio e longo prazo.

Vale a pena investir nas ações do Banco ABC (ABCB4)?

O Banco ABC Brasil (ABCB4) é um dos únicos bancos brasileiros a contar com controle internacional e autonomia local.

Como ponto positivo, a empresa apresenta uma boa governança e o pagamento recorrente de dividendos, o que pode ser um fato relevante para quem investe com esse propósito.

No entanto, trata-se de um setor de grande concorrência. Junto a isso, tem-se o fato de ser uma empresa afetada por crises, como foi o caso do coronavírus.

Portanto, antes de comprar ações de uma empresa, é interessante realizar uma análise fundamentalista. Após fazer isso, por fim, será possível realizar uma escolha assertiva quanto às ações do Banco ABC (ABCB4) e qualquer outra empresa da B3.

A ABCB4 paga dividendos?

A empresa vem distribuindo dividendos consecutivamente desde 2008.

A ABCB4 é small, medium ou large cap?

A empresa é considerada uma small cap avaliada em R$2,82 milhões em 2020.

Qual é o segmento de listagem da ABCB4?

O segmento de listagem do Banco ABC na bolsa de valores é o Nível 2. Ele engloba empresas que possuem práticas de governança corporativa, por exemplo.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *