Home Blog ABEV3: descubra tudo sobre as ações da Ambev!

ABEV3: descubra tudo sobre as ações da Ambev!

ações ambev abev3

As ações da Ambev (ABEV3) são um importante elemento do Índice Bovespa (Ibovespa), principal índice da Bolsa de Valores brasileira.

A Ambev (ABEV3) desperta grande interesse dos investidores e traders que operam na Bolsa por conta de sua representação no Ibovespa e seu desempenho no mercado de cervejarias.

O que é a Ambev (ABEV3)?

A Ambev (Ambev S.A.) é uma empresa brasileira produtora de bebidas e a maior cervejaria da América Latina, presente no mercado desde 1999. Ela é negociada na B3 sob o código ABEV3.

A companhia tem como atividade principal a produção e distribuição de bebidas e faz parte do maior grupo fabricante de cervejas do mundo.

Entre os 18 países das Américas nos quais a Ambev está presente, a empresa é líder em 5 deles: Uruguai, Canadá, Argentina, Paraguai e Bolívia.

Por conta de sua relevância para o mercado financeiro e a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é importante entender sua história, atuação e modelo de negócio.

Dessa forma, você consegue tomar decisões de investimento bem fundamentadas e aumentar seus lucros.

História da Ambev (ABEV3)

cervejaria ambev abev3 ações

A Ambev foi fundada em 1999 por Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, com a união das cervejarias Brahma e Antarctica.

Ainda em 1994, a Brahma já estava em processo de expansão na América, estando presente na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Após a união com a Antarctica, outra líder no mercado, a Ambev já iniciou dominando grande parte do setor de bebidas brasileiro.

Isso também permitiu a criação de milhares de empregos e uma maior geração de tributos para o país, já que diversas marcas concorrentes também entraram no mercado.

Em 2003, a Ambev fez aquisições na América Central, Equador, Peru e República Dominicana. No ano seguinte, iniciou suas operações no Canadá, com o controle indireto da Labatt.

Com isso, continuou crescendo no Brasil e na América Latina ao longo dos anos. Em 2011, a empresa iniciou a comercialização da Cerveja Budweiser no Brasil.

Já em 2012, a empresa se aliou com a E. León Jimenes S.A., passando a ter presença no Caribe.

Com a troca de ativos com a AB InBev, em 2016, a empresa transferiu as operações na Colômbia, Peru e Equador para a AB InBev e recebeu em troca a operação da SABMiller plc’s.

A Ambev é subsidiária do grupo internacional Anheuser-Busch InBev, sendo o maior conglomerado de empresas de bebidas do mundo. No Brasil, a empresa é líder na distribuição de cervejas e segundo lugar no mercado de refrigerantes.

Como atua a Ambev (ABEV3)?

A Ambev possui a maior estrutura de comercialização e produção de cervejas do mundo.

Ao todo, são 30 fábricas de bebidas e 100 centros de distribuição que abastecem estabelecimentos comerciais e de revenda.

A companhia emprega cerca de 6 milhões de pessoas, de produtores rurais a vendedores.

Mesmo sendo uma das maiores empresas do seu setor, a Ambev tem sido impactada pela mudança de hábito dos seus consumidores, que passaram a se interessar por cervejas artesanais e produtos regionais.

Por isso, nos últimos anos, tem trabalhado para expandir seu extenso portfólio de produtos.

Sua maior concorrente é a Heineken, empresa holandesa que possui as marcas como a Devassa, Schin e Eisenbahn, por meio da Brasil Kirin.

Produtos e serviços da Ambev (ABEV3)

A atividade principal da Ambev (ABEV3) é a produção e distribuição de bebidas A partir disso, a empresa desenvolve seus produtos a serem comercializados.

Entre os principais produtos da Ambev, estão:

  • Bebidas alcoólicas (Cervejas, Chops e Bebidas Mistas);
  • Bebidas não alcoólicas (Refrigerantes, Sucos, Isotônicos, Energéticos, Chás e Água).

Entre suas principais marcas, então:

  • Skol Beats;
  • Fusion;
  • Skol;
  • Brahma;
  • Antarctica;
  • Corona;
  • Budweiser;
  • Guaraná Antarctica.

A companhia possui licença para fabricar, vender e distribuir produtos da PepsiCo.

Ações da Ambev (ABEV3): onde e como são negociadas?

O ticker da Ambev ABEV3 é negociado na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As transações são feitas em um ambiente eletrônico, sem burocracia e de forma prática, com controle e segurança.

A empresa possui ações ordinárias (ABEV3 ON), que dão direito a voto nas assembleias da companhia.

As ações da Ambev oferecem Tag Along de 80% ON, além de um Free Float de 27,83%.

A classificação setorial da Ambev, segundo o site da B3, é: Consumo não Cíclico; Bebidas; Cervejas e Refrigerantes.

Já seu Segmento de Listagem na bolsa de valores brasileira é o Tradicional.

A companhia também é negociada na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) dos Estados Unidos, através do código ABEV.

Como comprar ações da Ambev (ABEV3)?

Para comprar ações da Ambev, basta baixar o aplicativo de sua corretora de valores favorita e abrir uma conta de investimento.

Após isso, você deverá fazer uma transferência TED do valor que deseja aplicar e escolher a ação da Ambev representada pelo ticker ABEV3.

Como ganhar dinheiro com as ações da Ambev (ABEV3)?

abev3 ambev ações

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores com as ações da Ambev (ABEV3), por exemplo, com o uso de dividendos como renda extra ou capital para reinvestimento.

Também é possível ganhar mais dinheiro e reduzir os riscos com a diversificação de ativos, montando uma carteira de ativos que podem ser de renda fixa e renda variável.

De qualquer forma, é importante se atentar aos seguintes fatores:

  • Liquidez: facilidade em que o ativo pode ser convertido em dinheiro;
  • Segurança: grau de risco da aplicação;
  • Rentabilidade: retorno obtido a partir do capital investido.

Dependendo do objetivo financeiro do investidor, manter uma boa rentabilidade pode ser mais vantajoso que buscar uma alta liquidez.

Vale a pena investir na Ambev (ABEV3)?

A Ambev é a maior cervejaria da América Latina e líder do seu setor no Brasil.

Por conta disso, pode representar uma opção de exposição ao setor Consumo e Varejo.

Mesmo assim, antes de tomar sua decisão de investimento na Ambev, é importante fazer uma análise dos fundamentos da empresa para descobrir se suas ações estão sendo negociadas na bolsa por um preço justo.

É possível analisar informações de diferentes empresas e definir o momento de compra ou venda de ações com o Método Empreender Dinheiro para Investir em Ações.

Com ele, você consegue comparar em apenas alguns cliques e ainda ter os principais indicadores da análise fundamentalista de empresas.

Dessa forma, você consegue decidir como, onde e quando investir em determinada empresa e aumentar sua rentabilidade na bolsa de valores, seja com a Ambev (ABEV3) ou com outra empresa.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *