Ações que pagam dividendos: saiba o que são e como funcionam!

ACOES QUE PAGAM DIVIDENDOS 2

Viver de dividendos é o desejo de muitos investidores, porém, só é possível realizar esse sonho por meio de planejamento e estratégia de investimentos. Em busca te atingir esse objetivo, diversos investidores decidem aplicar em ações que pagam dividendos.

Para o investidor que busca viver do pagamento de dividendos, bem como aquele que almeja potencializar seus rendimentos, conhecer as ações que pagam dividendos pode ser vantajoso. 

O que são os dividendos?

Os dividendos são proventos distribuídos entre os acionistas da empresa. Ou seja, eles representam a distribuição de parte do lucro da companhia em determinado período. 

Entretanto, é importante destacar que nem toda empresa paga dividendos aos seus acionistas. Ademais, a forma de pagamento pode variar bastante de uma empresa para outra.

Por que investir em companhias que pagam dividendos?

Em primeiro lugar, investir em ações que pagam dividendos é uma maneira de gerar renda passiva, isto é, a receita que entra na conta do investidor sem sua ação direta. 

Isso significa que, por meio de uma renda passiva recebida mensalmente, o investidor não precisaria realizar operações de compra e venda de ações na Bolsa de Valores. 

Desse modo, a renda passiva é uma remuneração periódica que pode servir, por exemplo, como um complemento ao salário do investidor ou até mesmo chegar a ser a sua principal fonte de renda. 

No entanto, para fazer com que esse tipo de renda cubra o custo de vida mensal, o investidor deve ter um planejamento financeiro adequado aos seus objetivos e perfil de investidor. Isso porque viver de renda não é algo possível para muitos investidores a curto prazo.

Contudo, as ações que pagam dividendos mensais podem ser uma boa opção de investimento para alcançar essa meta. 

Isso porque os dividendos são considerados aliados para os investidores que buscam independência financeira, já que é possível lucrar com eles, juntamente com a valorização dos ativos adquiridos.

Por que uma empresa paga dividendos?

O pagamento desses proventos depende do lucro da empresa, ou seja, uma companhia que sofre prejuízo não irá partilhar os dividendos entre seus acionistas. Por outro lado, uma instituição que gera lucro pode distribuir os proventos, uma vez que os dividendos compõem o ganho da empresa.

Assim, cada empresa possui os seus próprios critérios sobre a determinação de qual será a parcela de dividendos a ser distribuída. 

Isso porque o lucro pode ser usado para outras finalidades além de pagar os acionistas por meio da distribuição de dividendos, como reinvestimento para expansão do negócio e pagamento de dívida.

Desse modo, pode ser desafiante para o investidor saber quais empresas pagam bons dividendos e, ainda assim, são capazes de aplicar no crescimento do negócio. No entanto, uma maneira de estudar o mercado é por meio da análise fundamentalista.

A análise fundamentalista trata-se do estudo aprofundado sobre a economia, mercado e setor no qual uma empresa está inserida. Além disso, esse método também é o estudo do negócio, seu potencial de rentabilidade e saúde financeira.

De maneira geral, small caps tendem a reter a maior parte do lucro, isso porque elas são empresas com baixa capitalização, ou seja, baixo valor de mercado listadas na bolsa de valores. 

Enquanto empresas com market share alto são mais capazes de pagar dividendos aos acionistas. É o caso de empresas com presença expressiva e consolidada no mercado.

Logo, o estudo de mercado pode ser importante para o investidor que procura aplicar em negócios que oferecem o pagamento de dividendos. Afinal, uma empresa que não paga esses proventos hoje, pode crescer economicamente e tornar-se uma boa pagadora de dividendos.

Como saber se uma empresa paga bons dividendos?

Primeiramente, é possível avaliar quais empresas pagam bons dividendos, bem como os negócios que demonstram potencial para futuro pagamento dos proventos.

Para isso, o investidor pode analisar os múltiplos de mercado, bem como os indicadores financeiros. Desse modo, o investidor pode compor sua carteira de investimentos com empresas que possuem um alto potencial de valorização.

Além disso, também é preciso analisar as empresas que já pagam dividendos aos acionistas. Isso pode ser feito com o auxílio de dois indicadores: Dividend Yield e Dividend Payout.

O que é o Dividend Yield?

O Dividend Yield (DY) é um indicador que relaciona os dividendos pagos pela companhia e o valor da cotação das ações no período. Ou seja, ele representa o percentual de dividendos pagos pelos papéis.

Desse modo, quanto maior for o DY, mais dividendos a companhia paga aos seus investidores.

Por exemplo, se um investidor aplica R$ 4mil em uma empresa com DY de 5%, ele receberá um provento de aproximadamente R$ 200,00. Assim, o uso do DY pode ser interessante na avaliação das empresas que pagam bons dividendos.

O que é o Dividend Payout?

O Dividend Payout trata-se de um indicador da política interna de dividendos da companhia. Esse indicador serve para reconhecer quanto do lucro líquido da empresa vem sendo repartido entre os acionistas. 

Entretanto, esse indicador está atrelado à estratégia do próprio negócio para captar recursos e atrair investimentos.

Além disso, o investidor pode avaliar a Taxa de Crescimento de Lucros, bem como o Endividamento.

A taxa de crescimento de lucros é o indicador da sustentabilidade do pagamento de dividendos de uma empresa, enquanto o endividamento refere-se a necessidade de pagamento de dívidas da empresa. 

Desse modo, é possível saber se a companhia apresenta condições de pagar bons dividendos aos acionistas.

Quais as ações que pagam dividendos mensais?

A princípio, é importante destacar que a maneira de pagamento de dividendos varia entre as companhias, ou seja, existem empresas que pagam os proventos mensalmente, trimestralmente ou até mesmo anualmente.

No entanto, nem todas as empresas que distribuem lucros mensalmente, o fazem por meio de dividendos. Esses proventos podem vir como bonificações ou Juros Sobre Capital Próprio (JCP). 

Desse modo, entre as ações que apresentaram uma boa performance e foram eleitas as melhores pagadoras de dividendos estão:

No entanto, é válido informar que existem apenas 3 instituições que pagam dividendos mensais na Bolsa de Valores Brasileira, são elas:

  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Banestes.

Quais são as melhores pagadoras de dividendos?

A princípio, essa escolha depende do perfil de investimentos de quem opta por adquirir ações que pagam dividendos. Isso porque as empresas podem realizar os pagamentos de modo mensal, trimestral ou anual. 

Logo, é preciso saber qual o melhor período de acordo com um planejamento financeiro pré estabelecido. Para isso, o investidor pode fazer análises de mercado com o auxílio de indicadores e, assim, decidir qual a melhor companhia para negociar ações.

Além disso, a diversificação da carteira de investimentos pode ser uma boa alternativa para evitar prejuízos, ou seja, não investir em apenas um negócio é um meio de lidar com as eventuais oscilações do mercado, principalmente quando se trata de ações na bolsa de valores.
Portanto, a melhor pagadora de proventos depende do perfil e objetivo financeiro de cada investidor. Assim, no momento de escolher ações que pagam dividendos é importante avaliar o mercado e ponderar sobre o negócio mais rentável.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos