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10 técnicas de acompanhamento de vendas!

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Diversos negócios aumentam seu potencial de vendas e seu índice de satisfação dos clientes por meio de uma preocupação direta com o consumidor e sua jornada, do início, concretização e do pós-venda, esse processo é conhecido como: o acompanhamento de vendas.

O acompanhamento de vendas funciona a partir do gerenciamento de relacionamento entre os clientes e as vendas. É possível acompanhá-lo por ferramentas de gestão como, por exemplo, CRM (Customer Relationship Management) que é um sistema pautado na e automação dos processos de uma venda, o gerenciamento da fidelização e satisfação do cliente.

Então, o acompanhamento de vendas é o comprometimento em manter registrado e em detalhes todos os aspectos relativos ao processo de vendas para serem analisados e servir de base para a implementação de melhorias.

Por que é importante categorizar clientes?

Todos os leads (clientes em potencial) apresenta a necessidade de serem categorizados, já que, através dessa classificação é possível personalizar a forma de tratamento daquele cliente.

Ou seja, por meio do controle de vendas é possível antecipar quais clientes devem ser trabalhados de acordo com cada parte de um funil de vendas. Nessa perspectiva, é importante questionar qual é o estágio que o lead se encontra:

  • Não estão cientes do problema;
  • Cientes do problema que reside consigo;
  • Cientes da solução oferecida pela empresa para lidar com o problema;
  • Ciente dos produtos da empresa;
  • Extremamente cientes e clientes da marca.

Diante isso, a gestão de vendas deverá atuar em conjunto com o acompanhamento comercial para que o cliente seja atendido no nível de acordo com as suas necessidades atuais.

E ainda, que se prossiga na escala de vendas, de um produto inicial a um produto ou serviço final.

Como realizar o acompanhamento de vendas?

Antes de realizar o acompanhamento da equipe de vendas é necessário analisar os leads já prospectados, registrar e colocar observações em cada um.

Por exemplo, se o contato foi positivo ou negativo, categorizando, assim, a equipe de vendas poderá trabalhar por perfil e obter maior exatidão na conversão.

Portanto para acompanhar vendas é preciso:

  • Organizar prospecções: é propenso o uso de planilhas do Excel ou a utilização de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management);
  • Categorizar qual o nível dos leads se está muito frio, muito quente;
  • Para aumentar a produtividade dos leads pode se criar mensagens padrões para alguns perfis;
  • Refletir sobre objeções: quais são as principais objeções para aquele cliente não finalizar ou prosseguir com as compras;
  • Follow-up: manter, sempre, o contato com o cliente. Uma vez que o relacionamento é mais vantajoso comercialmente do que arriscar a conquista de novos clientes.

Com essas estratégias para acompanhamento de vendas, se torna mais fácil monitorar indicadores venda a partir dos índices de retenção de clientes e da efetividade de algumas ações.

Além disso, o acompanhamento de vendedores tende a ser aperfeiçoado na medida em que o time ganha mais experiência para lidar com o público-alvo.

Quais são as principais técnicas de acompanhamento de vendas?

Cada empresa terá a sua própria técnica de acompanhamento de vendas, mas, alguns indicadores de venda podem ser comuns, por exemplo, a taxa de satisfação do cliente, a taxa de conversão, número de leads gerados, os indicadores de performance (KPI), entre outros.

A título de exemplificação, vejamos algumas dicas sobre acompanhamento de vendas:

  • Abordagem informativa: manter o cliente ciente das opções e benefícios que o serviço ou produto possui, é uma forma de acompanhar a venda e sanar objeções no início;
  • Abordagem de fechamento: é uma maneira mais incisiva de contatar o cliente sobre a perspectiva do “por que ela ainda não comprou”, por quais motivos àquele cliente ainda não fechou;
  • Abordagem do compromisso ou consistência: atua sobre a perspectiva de “preservar uma vaga, firmar um compromisso”. É pautada na consistência e na abordagem persuasiva: fazer com que o cliente se sinta comprometido com uma “pré-reserva”;
  • Abordagem da alternativa: atua por meio da concessão de opções limitadas, ou seja, dar a opção para que o cliente escolha efetivamente entre essas;
  • Abordagem da premeditação: é quando se assume que o cliente “já comprou”, como forma de garantir que ele efetue a aquisição. Por exemplo, ao tentar firmar um contrato, o cliente é mais suscetível se a abordagem “falar como se já tivesse firmado”.

Nesse viés, a abordagem da premeditação é uma das táticas do acompanhamento de vendas que também contempla a abordagem da necessidade, ou seja, o prévio pensamento em possíveis objeções que o cliente apresenta.

Porém, ao falar como se já tivesse comprado, o vendedor pode ir além e abordar qual o tipo de produto que atende a necessidade do cliente.

Por exemplo, se uma empresa apresenta dois planos (A e B), a pergunta seria: qual tipo de plano atende a sua necessidade? E assim, direcionar o cliente para o plano A ou B, ao limitar a oferta  e sugerir que ele já comprou, o cliente é conduzido mais facilmente para a venda.

Por fim, acompanhamento de vendas proporciona um aumento no índice de satisfação do cliente e subsequentemente um melhor índice de rentabilidade. Contudo, deve ser feito com prudência na medida em que ele respaldará o atendimento ao cliente e a condução do mesmo pela jornada de compra, pré-venda, durante e pós-venda.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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