Home Blog O que fazem as administradoras de consórcio?

O que fazem as administradoras de consórcio?

administradora de consorcio 2 1

As administradoras de consórcio fazem parte do sistema de financiamento coletivo. Elas têm a obrigação de gerir esse processo.

A responsabilidade das administradoras de consórcio é garantir a contemplação de todos os integrantes até o fim do período limite.

As administradoras de consórcio criam um fundo comum de onde saem o pagamento em cada sorteio. Para a sua ação, elas cobram uma taxa de administração de cada cliente.

O que são as administradoras de consórcio?

administradora de consorcio

As agências que gerem o financiamento de um grupo de pessoas com um interesse em comum são as administradoras de consórcio.

Cada uma delas possui suas condições e direcionamentos. Ou seja, para cada objetivo, existem consórcios específicos.

Isso ajuda a coordenar melhor a contemplação de cada um dos integrantes do grupo de financiamento.

Como funcionam as administradoras de consórcio?

Para garantir um consórcio seguro até o fim, as empresas de consórcio devem seguir alguns procedimentos.

Primeiro, soma-se o valor de todos os bens pretendidos pelos participantes do consórcio e divide-se o valor para todos.

Quem escolhe produtos mais caros acaba sendo cobrado com parcelas maiores, é claro. Ou seja, todo mês, cada consorciado paga sua prestação criando o fundo comum.

Mensalmente, a administradora de consórcio faz uma assembleia para definir quem receberá o valor para a compra do bem.

A definição pode ser por:

  • Sorteio;
  • Lance.

Quem for sorteado, receberá o valor total solicitado para usá-lo na compra do bem escolhido.

Já o lance é feito com a antecipação de um valor. O lance mínimo é o valor da fatura, e o lance máximo é o restante para a quitação do valor total.

A distribuição para os lances é feita com o restante do fundo comum para as maiores contribuições mensais.

Isso significa quem ainda sim existe uma seleção entre os integrantes que deram lances. Assim, os consorciados são escolhidos até o final do fundo comum do mês.

A quantia adiantada como lance é abatida das próximas parcelas, caso o integrante não for contemplado.

Para gerir esse processo, as administradoras não cobram taxas de juros, somente uma taxa de administração inclusa na fatura.

Além disso, quando ocorre a contemplação, é a administradora que faz o pagamento do bem, em caso de consórcios específicos.

Quais os tipos de consórcio disponíveis no mercado?

Existem diversos tipos existentes direcionados para cada objetivo. Por isso, se você deseja entrar em um grupo de consórcio, deve procurar entre os tipos disponíveis.

Entre os vários tipos de consórcio, estão:

  • Consórcio de imóveis;
  • Consórcio de veículos;
  • Consórcios de móveis e de eletroeletrônicos/eletrodomésticos;
  • Consórcio de prestação de serviços.

Como escolher entre as administradoras de consórcio?

Mesmo não sendo a opção mais rentável para a obtenção de um bem, o consórcio, criação brasileira, é bastante popular no país.

Entretanto, existem alguns riscos no gerenciamento de todo seu dinheiro aplicado por uma empresa privada. Por isso, é preciso bastante cuidado.

Um dos maiores riscos do consórcio é a falência da administradora do consórcio. Isso representa a perda de todo seu tempo e dinheiro aplicados na empresa.

Por isso, é fundamental que se cheque o histórico, tempo de mercado e honestidade da empresa.

Outra atitude bastante indicada é procurar saber sobre os outros integrantes do grupo. Isso porque, caso um deles falhe com o pagamento, todo o fundo comum e suas contemplações serão prejudicados.

Por fim, para se garantir contra e evitar possíveis surpresas, analise com calma o contrato do consórcio. Assim, você garantirá uma escolha consciente entre as diversas administradoras de consórcio. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *