AGRO3: saiba tudo sobre as ações da Brasilagro!

AGRO3

A Brasilagro (AGRO3) é uma companhia que atua no setor do agronegócio. Além disso, é uma das maiores empresas brasileiras em quantidade de terras agricultáveis.

As ações da Brasilagro (AGRO3) integram parte da bolsa de valores brasileira. Por essa razão, para quem investe e se interessa por esse setor, ela pode ser uma opção para o investidor.

O que é a Brasilagro (AGRO3)?

A Brasilagro – Companhia Brasileira de Produtos Agrícolas é uma empresa nacional no segmento de agricultura que atua com foco na valorização das suas propriedades rurais.

A Brasilagro foi a primeira empresa de produção agrícola a abrir o capital no Novo Mercado da B3. Além disso, também a primeira empresa brasileira do agronegócio a listar ADRs (American Depositary Receipts) na Bolsa de Nova Iorque.

A empresa, que surgiu em 2005, realizou sua Oferta Pública Inicial (IPO) em 2006. Portanto, é possível negociar papéis da Brasilagro na B3, através do ticker AGRO3. A empresa possui, em média, mais de 38 milhões de ações emitidas, com 67,94% destas em free float.

Além da Brasilagro, outras empresas integram o setor de agropecuária brasileira. São elas, por exemplo, a SLC Agrícola (SLCE3) e a Terra Santa (TESA3).

  1. SLC Agrícola: é uma companhia que atua no setor do agronegócio, sendo uma das maiores produtoras de commodities agrícolas, focando na produção de algodão, soja e milho.
  2. Terra Santa: é uma companhia que foca na produção e comercialização de produtos vegetais, como: soja, milho e algodão. Ela também atua na industrialização e comércio de biocombustíveis, óleo vegetal e subprodutos.

Diante da expressividade da Brasilagro (AGRO3) para o mercado e sua participação na B3, é de grande relevância compreender a trajetória e o modelo de negócio da companhia.

O que a Brasilagro (AGRO3) faz?

A principal atividade da Brasilagro (AGRO3) é a valorização de propriedade rurais. Isso porque o valor dela se relaciona à geração de caixa por unidade de área. Por essa razão, como consequência, algumas outras atividades da companhia são, por exemplo:

  • Aquisição de propriedades rurais subutilizadas ou não produtivas;
  • Introdução de atividade agrícola e desenvolvimento da sua produtividade e infraestrutura;
  • Aplicação de tecnologias modernas e melhores práticas agrícolas para aumentar a produtividade operacional;
  • Diversificação e gestão ativa de portfólio de propriedades.

Como a Brasilagro (AGRO3) atua?

O portfólio de produtos da Brasilagro é composto, sobretudo, por cana-de-açúcar, soja, pecuária, milho e algodão. Desde 2006, quando se iniciou as operações da companhia, a Brasilagro adquiriu um total de 12 propriedades rurais, tendo vendido 4.

Em 2019, o grupo detinha propriedades em sete estados brasileiros, além do Paraguai. Sendo assim, o plano de atuação da empresa e modelo de negócio contempla, sobretudo, a valorização das propriedades rurais como o principal vetor de retorno financeiro.

Além disso, a companhia busca uma gestão ativa das operações, combinando retorno imobiliário e operacional. Ao mesmo tempo, mitiga riscos climáticos e de culturas através da diversificação geográfica e produtiva das propriedades rurais.

A empresa também utiliza tecnologias modernas e as melhores práticas agrícolas. Algumas delas são, por exemplo,  sementes geneticamente modificadas e de alto rendimento, técnicas de semeadura direta, maquinário, otimização de rendimento da produção através da rotação de cultura, irrigação, uso de fertilizantes e agrotóxicos.

Junto a isso, a empresa busca equilibrar propriedades rurais em distintos níveis de desenvolvimento de maneira a evitar picos e vales na necessidade operacional de desenvolvimento e produção.

As ações da Brasilagro (AGRO3): onde e como se negociam?

É possível negociar o ticker da Brasilagro (AGRO3) através da bolsa de valores brasileiras, por meio de plataformas digitais, como é o caso do homebroker. Na B3, a companhia possui ações ordinárias (AGRO3 ON), que ofertam direito ao voto durante assembleias empresariais.

Desse modo, para que o investidor adquira ações da Brasilagro, ele precisa realizar a abertura de uma conta em uma corretora de valores que preferir.

Logo após isso, o investidor deve executar uma transferência TED com o capital desejado para realizar o investimento. Após isso, será importante selecionar as ações da Brasilagro, referenciadas pelo ticker AGRO3.

Características das ações da Brasilagro (AGRO3)

Considerada uma Micro Cap, a Brasilagro tem a  Cresud, uma sociedade anônima criada na Argentina, como empresa detentora de 40,69% das suas ações.

A classificação setorial da Brasilagro (AGRO3), de acordo com a B3, é Consumo não Cíclico, Agropecuária e Agricultura.

Além disso, o segmento de listagem da Brasilagro na B3 é o Novo Mercado. Isso significa dizer que é uma empresa que apresenta alta transparência e uma boa governança. Por fim, os papéis da Brasilagro oferecem Tag Along de 100% ON, além de Free Float de 67,94%.

Histórico da Brasilagro

Até o dia 18 de janeiro de 2021, empresa não divulgou informações públicas sobre a história da companhia.

Como lucrar com a Brasilagro (AGRO3)?

agro33

Antes de tudo, é importante compreender que existe mais de uma forma de adquirir lucros com as ações da Brasilagro (AGRO3) na B3.

Dentre essas formas, por exemplo, é possível incluir o recebimento de dividendos, dado que a empresa possui um histórico recorrente de pagamento de dividendos.

Além disso, o acionista poderá adquirir múltiplos vantajosos através da venda de suas ações, por valores mais altos que o que comprou antes.

Dentre elas, é relevante destacar a diversificação da carteira de ativos, gerando uma carteira que inclua ativos da renda fixa e renda variável na busca por estabilidade.

Nesse caso, é válido se atentar a rentabilidade, liquidez e segurança antes de realizar a aquisição de uma ação.

Vale a pena investir na Brasilagro (AGRO3)?

A Brasilagro (AGRO3) é uma das grandes empresas do agronegócio brasileiro. Entre vantagens competitivas da Brasilagro, então, está a diversificação e gestão ativa do portfólio, além de uma boa governança.

Por outro, lado, trata de um setor cíclico. Por exemplo, o setor depende de um clima adequado para o plantio e colheita pode representar riscos. Sendo assim, fenômenos climáticos ou épocas do ano podem afetar a produção e lucratividade da empresa.

Portanto, antes de decidir a ação que você irá investir seu dinheiro, é importante realizar uma análise fundamentalista para verificar se o investimento está sendo realizado de maneira consciente.

Isso é importante tanto para a Brasilagro (AGRO3) como com qualquer outra companhia negociada em bolsa.

Qual é o Tag Along da AGRO3?

O Tag Along da Brasilagro é de 100% nas ações ordinárias.

Quais as vantagens e desvantagens da AGRO3?

Embora tenha um grande expressividade no ramo, além de uma boa governança, a empresa é de um setor cíclico que pode ser afetado de acordo com o clima e época do ano.

Quais são os concorrentes da AGRO3?

Algumas das concorrentes da Brasilagro são a SLC Agrícola (SLCE3) e a Terra Santa (TESA3).

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos