Home Blog Alugar imóvel ou financiar: qual a melhor opção?

Alugar imóvel ou financiar: qual a melhor opção?

alugar imovel 1

A maioria das pessoas acreditam em uma independência advinda apenas da compra de um imóvel. No entanto, alugar imóvel pode ser uma boa opção para aqueles que ainda não possuem uma casa própria e cogitam financiar.

Ou seja, alugar imóvel pode ser uma atitude financeiramente mais inteligente do que financiar. Mas na realidade, financiar ainda é uma espécie de aluguel. O imóvel ainda não é do pagador enquanto o valor total não for quitado.

A função do financiamento é clara, assim como alugar imóvel, a propriedade é do pagador apenas enquanto os débitos estiverem em dia.

Isto é, os riscos do financiamento são reais e para quem não possui organização e controle, pode ser uma verdadeira ‘bola fora’.

Alugar imóvel é um bom negócio?

Financiar imóvel nada mais é do que pegar dinheiro emprestado e pagar um valor a mais por isso. Ou seja, aluguel de dinheiro. E muitas vezes, o custo pode ser superior ao de alugar um imóvel.

Por isso, procurar casas para alugar ou apartamentos para alugar pode ser uma escolha mais sensata do ponto de vista financeiro. Além disso, o financiamento de imóveis exige um aporte inicial, e na maioria das vezes, as pessoas não possuem o recurso para entrada.

Essa situação pode levar a outro tipo de aluguel de dinheiro. Quem deseja financiar o imóvel pode gerar outra dívida através de empréstimo com instituições ou até mesmo com familiares, o que pode se tornar uma situação financeira desagradável e desgastante.

Vale a pena comprar imóvel financiado para alugar?

Outras pessoas vão além do financiamento de imóvel para residência própria. Algumas pensam em adquirir um imóvel financiado para realizar o aluguel e a partir disso, gerar renda extra. Investir em imóvel para alugar é um bom negócio, mas não é uma via de regra.

Isto é, depende das condições internas e externas. Antes de tudo, as condições para a aquisição do imóvel que será disposto a aluguel. O financiamento é direcionado para moradia própria.

Significa que, alugar imóvel financiado não é legalmente permitido, caso o financiamento tenha sido realizado através de um programa de benefício do governo. No caso do financiamento fora desse programa, o aluguel é permitido.

Investir em imóveis para alugar é um bom negócio mesmo dentro do financiamento?

Existe o questionamento se financiar imóvel para alugar é um bom negócio. Para fazer essa escolha é preciso avaliar todas as etapas no processo de contratação do financiamento e do que será necessário a posteriori.

  • Taxa de juros cobrada;
  • Valor das parcelas;
  • Localização e valorização do imóvel;
  • Serviços de imobiliária.

Como ganhar dinheiro com aluguel de imóveis?

Quando a questão não é mais entre alugar e comprar imóvel, para quem já possui a propriedade, a locação de uma casa ou apartamento é uma oportunidade para gerar uma renda extra.

Mas também é preciso estar atento a alguns quesito:

  • Entender o mercado;
  • Saber selecionar o inquilino;
  • Escolher a melhor modalidade de contrato de aluguel;
  • Contar com a ajuda de profissionais – em alguns casos pode ser necessário para evitar dores de cabeça;
  • Investir o ganho com o aluguel.

Isto significa que alugar imóvel pode ser uma opção mais rentável tanto para o locador, quanto para o locatário. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *