Vale a pena alugar meu carro para terceiros?

alugar meu carro 1

Muitas pessoas que planejam obter uma renda extra e possuem um automóvel, podem pensar: como alugar meu carro? No entanto, poucas pensam nos prós e contras que envolvem essa questão.

Antes de perguntar “como alugar meu carro”, é importante entender se vale alugar carro próprio para obter uma renda extra dentro da própria realidade. Ou seja, analisar o contexto em que essa possibilidade está inserida.

“Alugar meu carro é uma boa opção?”. Para responder essa pergunta é imprescindível que o dono do automóvel faça um levantamento dos prós e contras que alugar carro para terceiros pode trazer.

Alugar carro

alugar-meu-carro

À primeira vista, alugar carro parado tende a parecer uma opção que só pode trazer benefícios, já que é uma forma de transformar um item que gera consumo em um item que gera rendimento sem precisar de atuação direta.

No entanto, antes de realizar o aluguel de carro,é preciso estar atento a alguns detalhes importantes.

Como funciona o compartilhamento de carro?

Este processo tende a variar de acordo com a forma em que é feito.

Alguns sites e aplicativos permitem que o locador tenha mais comodidade ao realizar o intermédio com o locatário, por exemplo:

  • Algumas plataformas exigem que o locador envie as informações do carro para que haja uma ‘curadoria’. Esse processo é realizado pelos próprios idealizadores antes do veículo ser incluído na lista de locação;
  • Os pedidos e reservas são acordados de acordo com a disponibilidade do dono do automóvel;
  • Muitos sites e aplicativos garantem a proteção do veículo através de uma apólice de seguro.

No entanto, nem todas as plataformas possuem as mesmas políticas de utilização. Antes de disponibilizar o carro para locação, é preciso estar ciente de como funciona o aplicativo ou site escolhido.

É vantagem usar meu carro para como Uber?

Mesmo com o surgimento de outros aplicativos para o compartilhamento de carros, ainda pode ser vantagem alugar o carro para motoristas de Uber, por exemplo. Cada vez mais o número de pessoas que fazem uso das plataformas de compartilhamento aumenta.

Consequente a isso, o número de pessoas que procuram carro para alugar também cresce. E esse movimento é uma boa oportunidade para quem não utiliza muito o próprio veículo e quer ter um ganho extra.

Prós e contras de alugar o próprio carro

Um dos benefícios é gerar uma outra fonte de renda e fazer com que o “carro se pague”. Por exemplo, com o dinheiro recebido na locação é possível pagar o IPVA.

Além disso, o valor arrecadado pode ser investido e gerar ainda mais lucro para o locador, ou seja, pode trazer ainda mais dinheiro para quem investe nesse formato de negociação.

No entanto, é preciso estar atento a manutenção do veículo e a quilometragem do veículo, onde ambos os quesitos podem prejudicar a precificação na hora de repassar o veículo para a venda, por exemplo.

Por isso, antes da dúvida de “como alugar meu carro?” é recomendável levar em consideração todos os quesitos que envolvem não apenas os ganhos, mas também o que essa prática pode custar. Se você está em busca de aumentar seu rendimento mensal, baixe o Ebook: 5 Ideias para Aumentar a sua Renda.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos