Home Blog Vale a pena alugar meu carro para terceiros?

Vale a pena alugar meu carro para terceiros?

alugar meu carro 1

Muitas pessoas que planejam obter uma renda extra e possuem um automóvel, podem pensar: como alugar meu carro? No entanto, poucas pensam nos prós e contras que envolvem essa questão.

Antes de perguntar “como alugar meu carro”, é importante entender se vale alugar carro próprio para obter uma renda extra dentro da própria realidade. Ou seja, analisar o contexto em que essa possibilidade está inserida.

“Alugar meu carro é uma boa opção?”. Para responder essa pergunta é imprescindível que o dono do automóvel faça um levantamento dos prós e contras que alugar carro para terceiros pode trazer.

Alugar carro

alugar-meu-carro

À primeira vista, alugar carro parado tende a parecer uma opção que só pode trazer benefícios, já que é uma forma de transformar um item que gera consumo em um item que gera rendimento sem precisar de atuação direta.

No entanto, antes de realizar o aluguel de carro,é preciso estar atento a alguns detalhes importantes.

Como funciona o compartilhamento de carro?

Este processo tende a variar de acordo com a forma em que é feito.

Alguns sites e aplicativos permitem que o locador tenha mais comodidade ao realizar o intermédio com o locatário, por exemplo:

  • Algumas plataformas exigem que o locador envie as informações do carro para que haja uma ‘curadoria’. Esse processo é realizado pelos próprios idealizadores antes do veículo ser incluído na lista de locação;
  • Os pedidos e reservas são acordados de acordo com a disponibilidade do dono do automóvel;
  • Muitos sites e aplicativos garantem a proteção do veículo através de uma apólice de seguro.

No entanto, nem todas as plataformas possuem as mesmas políticas de utilização. Antes de disponibilizar o carro para locação, é preciso estar ciente de como funciona o aplicativo ou site escolhido.

É vantagem usar meu carro para como Uber?

Mesmo com o surgimento de outros aplicativos para o compartilhamento de carros, ainda pode ser vantagem alugar o carro para motoristas de Uber, por exemplo. Cada vez mais o número de pessoas que fazem uso das plataformas de compartilhamento aumenta.

Consequente a isso, o número de pessoas que procuram carro para alugar também cresce. E esse movimento é uma boa oportunidade para quem não utiliza muito o próprio veículo e quer ter um ganho extra.

Prós e contras de alugar o próprio carro

Um dos benefícios é gerar uma outra fonte de renda e fazer com que o “carro se pague”. Por exemplo, com o dinheiro recebido na locação é possível pagar o IPVA.

Além disso, o valor arrecadado pode ser investido e gerar ainda mais lucro para o locador, ou seja, pode trazer ainda mais dinheiro para quem investe nesse formato de negociação.

No entanto, é preciso estar atento a manutenção do veículo e a quilometragem do veículo, onde ambos os quesitos podem prejudicar a precificação na hora de repassar o veículo para a venda, por exemplo.

Por isso, antes da dúvida de “como alugar meu carro?” é recomendável levar em consideração todos os quesitos que envolvem não apenas os ganhos, mas também o que essa prática pode custar. Se você está em busca de aumentar seu rendimento mensal, baixe o Ebook: 5 Ideias para Aumentar a sua Renda.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *