Home Blog Alugar quarto: conheça essa alternativa para complementar a renda

Alugar quarto: conheça essa alternativa para complementar a renda

alugar quarto1

Para quem precisa e/ou quer uma renda extra para ajudar nas despesas e na reserva de emergência, alugar quarto pode ser uma ótima opção.

Alugar quarto, com o auxílio da tecnologia, se tornou muito mais prático. Na internet, você consegue ver diferentes lugares, variados preços, avaliação do anfitrião, entre outras importantes informações, até mesmo utilizar aplicativos, tanto para alugar quanto para encontrar quartos.

Alugar quarto é uma estratégia de educação financeira, já que você usa um quarto vago como uma forma de geração de renda.

Como alugar quartos?

alugar-quarto

Para quem nunca alugou quartos, essa experiência pode parecer difícil e intrigante. Isso porque, alugando um quarto, você estará colocando uma pessoa dentro do seu lar.

Existem uma série de cuidados que podem ser tomados, mas, é importante lembrar que a maioria das pessoas que alugam têm sucesso com essa forma de renda extra.

Para você saber exatamente como começar a ganhar dinheiro com o aluguel de quarto, é  importante estar atento a alguns pontos de como alugar quarto da forma correta e para isso:

  1. Como preparar o espaço?
  2. Como calcular o valor do aluguel?
  3. Cuidados necessários para alugar quarto.

1. Como preparar o quarto?

Se o quarto que vai alugar já está bem mobiliado, você já está um passo à frente. Por outro lado, se o quarto não tiver uma boa cama, armário, entre outros itens suficientes para que alguém encare aquele espaço como seu próprio quarto, será necessário investimentos.

A pessoa que irá alugar o quarto provavelmente será um viajante que quer fugir dos altos preços dos hotéis. Entretanto, não é por isso que ela deixou de buscar conforto. Deixe o quarto de uma forma que você se sentiria confortável em dormir lá.

E, ainda, ao passar do tempo, sempre é bom reinvestir parte dos lucros na modernização e melhora do quarto, dessa forma seu quarto será valorizado, e o seu lucro aumentará.

2. Como calcular o valor do aluguel?

É importante, antes de definir o valor do seu aluguel inicial, pesquisar o preço que as pessoas estão cobrando para alugar quartos perto de você.

Procure ofertas que apresentem características similares com a sua em alguns fatores que são determinantes para o preço, como:

  • Localização;
  • Tamanho do cômodo (m²);
  • Mobília.

Após entender o preço do seu mercado, você pode calcular o valor do aluguel do seu quarto.

Para quem está começando a alugar, é interessante cobrar preços mais baratos. Assim, você irá atrair pessoas rápido. Isso é muito importante para que você comece a ter avaliações, ser recomendado e poder ir subindo o preço aos poucos.

3. Cuidados necessários ao alugar quarto

Existem uma série de cuidados antes de colocar quartos para alugar, afinal, alguém vai estar vindo para dentro da sua casa.

Procure conhecer as pessoas antes de firmar o contrato. Encontre-se pessoalmente com a pessoa, busque-a nas redes sociais e veja se tem amigos em comuns, converse com seus colegas que conhecem a pessoa, entre outras medidas para saber um pouco mais sobre a pessoa.

Hoje em dia, com as redes sociais, fica mais fácil conhecer um pouco mais da pessoa.

Quais são os melhores meios para anunciar o quarto?

Para conseguir manter o quarto alugado, é bom estar anunciando sempre nos melhores meios.

E quando o assunto é aluguel de quartos, o Airbnb é referência. O Airbnb é uma plataforma que liga pessoas que estão viajando à pessoas que desejam alugar quartos, apartamentos e outras formas de moradia temporária, como forma de renda extra.

Nesta plataforma, quanto mais você recebe pessoas e é bem avaliado, mais oportunidades vão aparecer. Assim, com seu destaque no Airbnb, você pode até ir cobrando mais caro.

Muitas pessoas preferem pagar mais caro sabendo que o lugar já foi visitado por várias pessoas e estas tiveram uma experiência positiva com o local.

Além do Airbnb, existem outras formas de divulgação, que podem apresentar vantagens em relação às taxas cobradas pela plataforma.

  • Divulgar em redes sociais;
  • Sites de aluguel;
  • Anunciar no jornal;
  • Colar anúncios na rua.

É importante lembrar que, quando se trata de quartos, fica mais fácil fazer aluguel por temporada. Como, geralmente, quem busca apenas um quarto é um viajante, fica muito mais fácil de conseguir aluguel de períodos curtos, como um feriado, por exemplo.

Por fim, é válido ressaltar que alugar quartos é uma ótima forma de complemento de renda. Então, se você está buscando captar recursos para avançar com seu planejamento financeiro, essa pode ser uma ótima opção!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle