Home Blog Aluguel direto com proprietário: conheça as vantagens e desvantagens

Aluguel direto com proprietário: conheça as vantagens e desvantagens

deposito caucao 1

 Ir morar só ou mudar de casa pode ser um processo demorado. A burocracia para a efetivação de um contrato locatício acaba com a diversão de encontrar um novo ambiente para se morar. Mas existem outras alternativas mais práticas, como o aluguel direto com proprietário.

O aluguel direto com proprietário tende a ser uma opção bastante procurada para quem quer menos complicação na hora de alugar imóvel. No entanto, essa escolha não se restringe a apenas benefícios.

Realizar o aluguel direto com proprietário pode trazer algumas desvantagens, tanto para o locador, quanto para o locatário. É preciso levar em consideração alguns tópicos antes de eleger essa modalidade de locação de imóvel.

Vantagens de alugar direto com proprietário

aluguel-direto-com-proprietario

Um dos principais benefícios de alugar direto com o dono é a diminuição do tempo destinado para realizar o contrato.

Mas além disso, o aluguel direto com o dono pode trazer outras praticidades.

● Custo menor

Alugar direto com o proprietário não exige intermediação de profissionais, por isso, o custo é menor. Ou seja, o valor entregue para quem deseja alugar a propriedade é mais baixo.

A falta de obrigatoriedade de corretora possibilita que o proprietário dinamize mais o acordo da locação.

Dessa forma, o inquilino paga apenas o valor real, isto é, o custo relativo à locação da casa ou apartamento.

● Modalidade protegida por lei

Alugar direto com o dono é uma modalidade dentro da lei. Isso significa que as partes possuem direitos e deveres no contrato da locação.

No entanto, para a segurança tanto do locador quanto do locatário é preciso que haja a elaboração de um bom contrato.

Por exemplo, no documento pode estar descrito que o locatário é responsável pela manutenção do imóvel e em caso de não cumprimento, pode estar sujeito a pagar multas.

É necessário clareza no contrato de locação do imóvel direto com o proprietário.

● Negociação flexível

A relação de confiança entre locador e locatário é essencial para que essa modalidade de locação de imóvel não traga problemas.

Por isso, é possível realizar uma negociação flexível e benéfica para ambas as partes, caso haja um bom relacionamento entre ambas as partes.

Desvantagens de alugar direto com proprietário

Assim como qualquer outro contrato, alugar direto com o proprietário também pode trazer desvantagens, principalmente se não existir cautela na elaboração do contrato de locação.

● Menos comodidade para o proprietário do imóvel

Retirando a relação com a imobiliária, o proprietário do imóvel a ser alugado precisa assumir todas as responsabilidades.

Ou seja, precisa estar mais presente para resolução de problemas e não conta com o apoio de uma equipe de profissionais.

Isto é, se não houver uma boa relação entre o locador e o locatário, é preciso ficar constantemente de olho em questões como:

● Confecção de um contrato

É preciso estabelecer um contrato claro para que haja seguridade de recorrer aos direitos em caso de não cumprimento.

● Regulamentação de documentos

Sem a presença de uma imobiliária, pode ser difícil conhecer quais são os documentos necessários para a confecção de um contrato garantido.

● Cumprimento dos pagamentos

Necessidade do proprietário estar lidando diretamente com a relação de débitos em aberto do inquilino, o que pode ser muito desgastante e demandar bastante tempo.

● Vistorias

Para garantia de manutenção do estado da propriedade, o dono do imóvel precisa realizar vistorias na casa ou se privar do direito de acompanhar possíveis mudanças no ambiente.

Ou seja, a opção de aluguel direto com proprietário possui ônus e bônus. O que deve ser levado em consideração são os pontos essenciais na hora de escolher a forma de contrato de locação. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *