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Análise de mercado: o que é e como fazê-la para o seu negócio?

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A análise de mercado é um dos principais elementos de um plano de negócios. Com ela, os empreendedores conseguem ter mais segurança ao iniciar um projeto.

É com a análise de mercado que se descobrem os riscos e oportunidades dentro de uma área de atuação desejada.

O que é uma análise de mercado?

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A análise de mercado é o processo de obtenção de dados sobre o mercado de atuação desejado por um empreendedor.

Com ela, é possível detectar dificuldades, problemas e outros fatores que ajudam a determinar o futuro de um negócio.

Quais os tipos de análise de mercado?

Existem dois tipos de análise de mercado disponíveis.

Apesar de diferentes, eles são complementares, podendo ser escolhidos de acordo com cada tipo de negócio.

Análise de gabinete

Esse tipo de análise é bastante abrangente, incluindo informações coletadas em diversos canais, como:

  • Canais de TV;
  • Internet;
  • Mídias impressas.

No entanto, essas informações são mais superficiais, oferecendo apenas dados genéricos sobre o mercado de interesse.

A análise de gabinete pode ser eficiente para negócios que precisam somente de informações gerais para entrar em um mercado. Assim, não precisam de dados específicos relacionados à competitividade etc.

Pesquisa de mercado

Já a pesquisa de mercado é um tipo de análise mais direcionado, sendo feita através da coleta de informações dos próprios consumidores.

Na pesquisa, são informadas as expectativas do cliente sobre o nível do serviço esperado e suas necessidades mais básicas e fundamentais.

É ele que gera as receitas do negócio, por isso, é quem precisa ter as informações consideradas.

Para as empresas que desejam fazer algum lançamento ou atualização de produto, ela pode ser fundamental para demonstrar a adesão do público.

Qual a importância da análise de mercado?

O estudo de mercado é fundamental para auxiliar empreendedores na renovação ou desenvolvimento de um negócio.

Com ele, é possível observar mudanças e conhecer melhor o perfil do público-alvo do projeto.

Dentre as inúmeras informações que podem ser obtidas com a análise de mercado, estão:

  • Tamanho do mercado;
  • Quantidade de clientes;
  • Perfil de consumo dos indivíduos;
  • Nichos de mercado;
  • Estilo de vida dos consumidores;
  • Quantidade de renda;
  • Número de concorrentes;
  • Faixa etária.

A partir desses dados, fica muito mais fácil saber como iniciar um negócio da maneira correta dentro do mercado escolhido.

É claro que no mundo do empreendedorismo não existem certezas. No entanto, a análise de mercado se mostra como uma atitude responsável e inteligente de empresários.

Como fazer uma análise de mercado corretamente?

Não adianta somente entender a importância da análise de mercado se você não sabe como fazê-la corretamente.

Por isso, confira o passo a passo para a análise de mercado:

Observe o setor escolhido

É preciso que o estudo de mercado seja baseado em um cenário mais limitado, ou seja, aquele em que você deseja atuar.

É claro que outras situações podem servir como inspiração ou demonstração de riscos. No entanto, a área mais relevante deve ser a desejada pelo empreendedor.

Isso permitirá a identificação do que é preciso para se equiparar e até se destacar dos negócios já existentes.

Além disso, é possível encontrar nichos (parcela de indivíduos mal atendida) que podem ser o foco inicial da empresa.

Analise os clientes e concorrentes

Para entender mais sobre o público-alvo da empresa, podem ser utilizadas estratégias, como:

  • Questionários (onlines e presenciais);
  • Análise de tráfego;
  • Análise do perfil de consumo dos clientes.

Nesse momento, devem ser detectadas todas as informações possíveis sobre as preferências dos clientes.

Após isso, dentro da área de abrangência do negócio, obtenha informações sobre o atendimento oferecido pelos negócios existentes.

Com a análise de concorrência, é possível detectar falhas e/ou oportunidades de inovação para o seu empreendimento.

Saiba mais sobre os fornecedores

No caso dos fornecedores, deve-se analisar tudo o que pode impactar no serviço ou produção da sua empresa.

Informações como parcerias com concorrentes, preços e prazos de entrega são altamente importantes. Com tudo bem definido, sua empresa poderá garantir um serviço diferenciado e de alta qualidade.

Avalie projeções de mercado

Uma informação altamente relevante para quem deseja iniciar um negócio em um mercado é a sua avaliação econômica.

É ela que irá garantir a estabilidade financeira e o desenvolvimento do projeto ao longo do tempo.

Obviamente, um negócio de sucesso não depende unicamente desse fator, mas não podemos negar que ele influencia bastante.

Por isso, não deixe de analisar o setor pretendido e as condições de crescimento oferecidas dentre dele.

Com essas informações, também fica mais fácil obter investimentos externos, caso a expectativa seja positiva.

Pesquise sobre o produto a ser vendido

Os concorrentes, apesar de apresentarem algumas barreiras para negócios iniciantes, podem oferecer grandes oportunidades.

Isso porque, a partir de suas ações, é possível encontrar pontos negativos e positivos a serem estudados.

Por isso, estude sobre a forma como o produto ou serviço é oferecido e tente se diferenciar tornando a logística mais eficiente, por exemplo.

O que é preciso para fazer a análise de mercado?

Para quem deseja fazer uma análise de mercado, mas não sabe por onde começar, existem algumas ferramentas para ajudar nesse processo.

Elas servem para auxiliar na obtenção de dados e informações sobre os consumidores e os concorrentes.

Como exemplo de ferramentas de análise de mercado, temos:

  • Softwares coletores de dados;
  • Aplicativos de análise de empresas;
  • Sites de reclamações;
  • Plataformas de pesquisa;
  • Analisadores estatísticos;
  • Históricos financeiros de mercados.

Com eles, o empresário consegue facilmente obter informações sobre qualquer área de atuação desejada.

Quais as vantagens da análise de mercado?

Fazer uma análise de mercado é quase que uma obrigação para empresários que desejam construir negócios de sucesso.

Sua maior vantagem está no conhecimento sobre o cenário a ser explorado, possibilitando uma maior segurança para a empresa.

Além disso, com o estudo do cliente, você consegue desenvolver melhores estratégias para atender seu público.

Se bem desenvolvidas, elas conseguirão destacar sua empresa em meio à concorrência e ganhar a atenção dos consumidores.

Por isso, vale a pena fazer uma análise de mercado o quanto antes, garantindo assim o melhor desenvolvimento do seu negócio. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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