Home Blog ANIM3: como investir na Anima Educação?

ANIM3: como investir na Anima Educação?

anim3

A Anima Educação (ANIM3) é uma empresa do setor de educação superior, reunindo universidades, faculdades e centros universitários. Além disso, é uma das mais relevantes organizações educacionais do Brasil.

As ações da Anima Educação (ANIM3) integram parte da bolsa de valores brasileira. Portanto, pode ser interessante avaliar a empresa e área de atuação antes de decidir se é uma boa opção de investimento.

O que é a Anima Educação (ANIM3)?

Em primeiro lugar, no segmento de serviços educacionais, a Anima Holding S.A (ANIM3) se configura como uma organização educacional privada de ensino superior.

Fundada no ano de 2003, a empresa realizou sua Oferta Pública Inicial 10 anos depois, em 2013. O ticker da Anima Educação negociado na bolsa de valores é o ANIM3. A empresa possui mais de 111,1 milhões de ações gerenciadas na B3, sendo 47,1% destas em free float.

Assim como Anima, existem outras empresas do setor de educação. Esse é o caso de, por exemplo, a YDUQS (YDUQ3) e o Grupo Ser Educacional (SEER3):

  1. YDUQS: é uma empresa especializada em educação com atuação focada no ensino superior, tendo a Estácio como sua marca mais conhecida;
  2. Grupo Ser Educacional: o Ser Educacional S.A atua no setor de educação e opera com marcas de instituições de ensino com forte apelo regional. É considerada uma das maiores organizações privadas do segmento no Brasil.

Tendo em vista essa realidade e concorrência, vale entender qual a trajetória e modelo de atuação da Anima Educação (ANIM3).

O que a Anima Educação (ANIM3) faz?

Em primeiro lugar, a principal atividade da Anima Educação (ANIM3) é oferecer o serviço educacional. A empresa é dona de várias instituições de ensino. Embora tenha foco no ensino superior, algumas das suas unidades prestam outros serviços.

No geral, os serviços oferecidos pela Anima Educação são:

  • Educação Básica;
  • Ensino Superior;
  • Educação à Distância (EAD).

Como a Anima Educação (ANIM3) atua?

Com 15 anos de experiência no setor de ensino superior brasileiro, a empresa tem atuação nacional e, em agosto de 2019, contava com cerca de 115 mil estudantes matriculados.

A Anima reúne uma Universidade (Universidade São Judas Tadeu) no Estado de São Paulo.  Além disso, conta com uma rede de 7 Centros Universitários nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Sergipe e Bahia.

Ainda, tem em seu portfólio faculdades e unidades acadêmicas nas cidades de Uberlândia, Nova Serrana, Jataí, Catalão, Florianópolis, Blumenau e Balneário Camboriú, por exemplo.

Por fim, junto a isso, o portfólio da Anima inclui também a HSM, a HSM University, a EBRADI (Escola Brasileira de Direito) e o Le Cordon Bleu – São Paulo.

Ações da Anima Educação (ANIM3): onde e como negociar?

O ticker da Anima Educação (ANIM3) é vendido na bolsa de valores brasileira, conhecida como B3 também. Portanto, é possível adquirir papéis da empresa através de sistemas virtuais, como é o caso da plataforma de home broker.

As ações vendidas da empresa são as ações ordinárias (ANIM3 ON), que é o tipo de papel que oferta o direito de voto durante as assembleias empresariais.

Sendo assim, para comprar ações da Anima Educação, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores que seja credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Feito isso, o investidor deve efetuar uma transferência TED, com o valor direcionado para o aporte. Há também a opção de realizar um PIX para a instituição. Em seguida, então, o investidor vai poder escolher ações da empresa para comprar, referidas como ANIM3 ON.

Características das ações da Anima Educação (ANIM3)

anim32

Considerada uma Small Cap, a Anima Educação (ANIM3) apresenta um capital bastante pulverizado e distribuído entre os acionistas. Além disso, a empresa conta com participação no SMLL (Índice Small Caps).

A classificação setorial  da Anima Educação, segundo as informações disponíveis na B3, é: Consumo Cíclico / Diversos / Serviços Educacionais.

Já o segmento de listagem da Anima Educação, na bolsa de valores, é o Novo Mercado. Esse tipo prioriza empresas com boa governança corporativa e alta transparência.

Por fim, as ações da Anima Educação oferecem Tag Along de 100% ON. Além disso, as ações apresentam um free float de 47,1%.

Histórico da Anima Educação

O início da Anima é em 2003, com a compra da Minas Gerais Educação Ltda., mantenedora do Centro Universitário Una.

Em 2006, a empresa compra a Associação Educacional do Litoral Santista – AELIS, mantenedora do Centro Universitário Monte Serrat, conhecido como Unimonte.

Três anos depois, em 2009, a Anima amplia sua presença em MG, passando a contar com o Centro Universitário de Belo Horizonte, o UniBH.

Já em 2013, a Anima Educação compra 100% de participação da HSM. Além disso, nesse ano também, o grupo tem sua estreia na Bolsa de Valores, abrindo seu capital.

Em seguida, em 2014, a Anima Educação compra a Universidade São Judas, em São Paulo, uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do estado paulista.

No ano de 2016 acontece a compra da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), de Joinville (SC), marcando o começo das operações no Sul do País.

Além disso, a empresa reforça sua presença em território mineiro com a compra da Alis Educacional e, também, da Faculdade Politécnica de Uberlândia, instituições que vinculadas à marca Una depois.

Por fim, ainda em 2016, firma parceria com rede internacional de culinária francesa Le Cordon Bleu, e em 2018, em São Paulo, inaugura a primeira escola do instituto no Brasil.

Em 2018 ainda, tem a implantação pioneira do ensino referenciado por competências, chamado de Ecossistema Anima Educação de Aprendizagem (E2A).

2019-2020

No ano de 2019 faz parceria com a Singularity University (SU), corporação do Vale do Silício referência em programas educacionais voltados para executivos.

Além disso, a Universidade São Judas dá início às operações em mais cinco pontos do Estado de São Paulo: Vila Leopoldina e Santana (na Capital), Guarulhos e São Bernardo do Campo (na Grande São Paulo), e Cubatão (no litoral do Estado).

Paralelo a isso, a HSM cria a HSM University, plataforma que oferece cursos de especialização a distância em gestão. Por último, em 2019, acontece a chegada da empresa no Nordeste do País, por meio da integração da AGES. A instituição está presente em sete cidades nos Estados da Bahia e Sergipe, com 26 cursos de graduação.

Já em 2020, há o abalo da crise do coronavírus dentro do setor de educação.

Linha do tempo da Anima Educação

  • 2003: Início da empresa, com aquisição da Minas Gerais Educação Ltda., mantenedora do Centro Universitário Uma;
  • 2006: Compra da Associação Educacional do Litoral Santista – AELIS, mantenedora do Centro Universitário Monte Serrat, conhecido como Unimonte;
  • 2009: Ampliação da presença em MG, com o Centro Universitário de Belo Horizonte, o UniBH;
  • 2013: Aquisição de 100% de participação da HSM. Estreia da empresa na B3;
  • 2014: Compra da Universidade São Judas, em São Paulo;
  • 2016: Compra da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), de Joinville (SC). Parceria com a rede internacional de culinária francesa Le Cordon Bleu;
  • 2018: Implantação pioneira do ensino referenciado por competências;
  • 2019: Parceria com a Singularity University (SU), corporação do Vale do Silício. Criação da HSM University. Chegada da empresa no Nordeste do País, por meio da integração da AGES, presente em Estados como a Bahia e Sergipe.
  • 2020: Crise do coronavírus e desvalorização das ações da empresa e do setor de educação.

Como lucrar com ações da Anima Educação (ANIM3)?

anim33

Em primeiro lugar, vale dizer que há alguns modos de lucrar com os papéis da Anima Educação (ANIM3), como, por exemplo, vendendo as ações por um valor maior que o investidor comprou.

No entanto, antes de tomar uma decisão é fundamental descobrir o seu perfil de investidor, assim como os seus objetivos financeiros.

Por exemplo, é interessante diversificar a carteira de ativos, realizando aportes em renda fixa e renda variável. Além disso, antes de comprar ações, se recomenda que o investidor analise a segurança, liquidez e rentabilidade dos papéis.

Sendo assim, priorizar rentabilidade ou alta liquidez vai depender do investidor, pois é ele quem irá escolher ações para o curto, médio ou longo prazo.

Vale a pena investir na Anima Educação (ANIM3)?

Em primeiro lugar, a Anima Educação (ANIM3) apresenta destaque no seu setor de atuação, sobretudo no Sudeste do Brasil.

Considerando isso, vale dizer que o ramo educacional tem se mostrado com grande potencial de crescimento e desenvolvimento no País, o que pode ser um ponto positivo. Junto a isso, a empresa demonstra ter uma boa governança e uma dívida sob controle.

No entanto, é uma companhia que pode ser afetada por crises cíclicas. Por exemplo, a pandemia do coronavírus afetou o modelo de negócio como um todo mas, sobretudo, o presencial.

Sendo assim, é interessante fazer uma análise fundamentalista e avaliar aspectos sólidos antes de decidir comprar ações da empresa. Dessa forma, será possível escolher comprar ou vender ações da Anima Educação (ANIM3) de forma mais assertiva.

Quais são os concorrentes da ANIM3?

Alguns dos concorrentes da empresa são, por exemplo, YDUQS (YDUQ3) e Grupo Ser Educacional (SEER3).

Qual é o segmento de listagem da ANIM3?

A Anima Educação é listada como Novo Mercado, que prioriza, por exemplo, uma boa governança corporativa e uma alta transparência.

Qual é o tag along das ações da ANIM3?

As ações da Anima Educação é 100% ON.

 

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *