Apartamento mobiliado: melhor comprar ou alugar?

apartamento mobiliado 1

Comprar ou alugar apartamento mobiliado está a cada dia se tornando uma prática mais comum. Isso acontece porque pode ser mais prático adquirir um imóvel sabendo exatamente como será a sua composição.

No entanto, o apartamento mobiliado também possui desvantagens. Assim como pode ser bom saber como será a composição, é difícil para dar a cara própria para o ambiente. Ou seja, o mesmo ponto pode ser um benefício e malefício, depende de quem compra ou aluga.

Por isso, antes de optar por um apartamento mobiliado é preciso avaliar algumas questões básicas. Essa escolha pode ser benéfica tanto financeiramente, quanto em quesito de economia de tempo, já que não é necessário buscar por novos móveis.

Imóvel mobiliado é uma boa opção?

apartamento-mobiliado

A escolha de comprar apartamento mobiliado ou mesmo alugar apartamento mobiliado é bastante pessoal, mas é possível estar atento a alguns tópicos importantes antes de fazer a aquisição.

Quais são as vantagens do apartamento mobiliado?

Além da economia de tempo na escolha dos móveis da casa, adquirir um apartamento ou casa mobiliada também possui outros benefícios.

●  Praticidade

Uma das vantagens de mudar para uma propriedade mobiliada é sem dúvida a praticidade. Isto é, o local já está pronto para ser ocupado. Não é preciso demandar esforços para adquirir móveis antes de se mudar para a nova casa.

●  Economia

Além da economia de tempo para a compra de novos móveis, também existem outras cortes de custos. Por exemplo, alugar ou comprar um imóvel mobiliado não exige contratação de serviço para montar móveis.

Por mais que o valor inicial possa sair superior do que adquirir uma propriedade vazia, a longo prazo pode ser mais vantajoso. Depende do que o futuro proprietário busca.

●  Tempo

Uma das principais vantagens para quem compra ou aluga uma casa ou apartamento mobiliado com a previsão de não morar muito tempo naquela propriedade, é que não é necessário dedicar tempo e recursos financeiros para compor aquele ambiente.

Principalmente porque na mudança para uma nova casa, corre o risco do móvel não combinar com os aspectos da propriedade e ter problemas com dinamização do espaço.

●  Composição

A certeza de quem opta por um imóvel mobiliado é a garantia da boa composição dos móveis dentro da casa. Isto acontece porque é possível observar todo o conjunto do espaço habitado.

Quais as desvantagens do apartamento mobiliado?

●  Estilo

Uma desvantagem de alugar ou comprar um imóvel mobiliado é de que o estilo do ambiente já está definido, e pode ocorrer do estilo não combinar com os futuros moradores.

●  Responsabilidade

A responsabilidade com a preservação e manutenção dos móveis pode ser um problema para quem aluga uma propriedade mobiliada, principalmente para quem possui crianças e animais de estimação que estão em constante descobrimento.

Muitas vezes, pode ser preciso desembolsar um valor para pagar a depreciação de um móvel ou qualquer outro objeto.

●  Móveis da antiga propriedade

Para quem vai morar só pela primeira vez, isso pode não ser um problema. No entanto, para quem residiu em outra propriedade só ou com a família, os móveis da antiga propriedade podem ser uma desvantagem.

Para driblar esse problema pode ser necessário vender os antigos móveis, doar ou até mesmo acumular em um espaço que não pede mais composição. Essa é uma dificuldade principalmente para quem possui apego e recordações com os móveis da outra moradia.

Por isso, além do custo, adquirir um apartamento mobiliado pode trazer mais desvantagens do que vantagens. Cada caso deve ser ponderado individualmente para que não haja prejuízos estruturais e financeiros. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos