{6} dicas para manter um bom atendimento personalizado e vender mais

atendimento personalizado

Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes, seja com o tempo de serviço, com a qualidade do produto e atendimento. Por isso, é comum que as empresas busquem se diferenciar e proporcionar experiências através do atendimento personalizado.

O atendimento personalizado funciona por meio de modernização do atendimento e um tratamento qualificado para os consumidores e clientes em potencial, ou seja, ele vai além do atendimento padrão, lidando assim, com as especificidades de cada cliente.

Então, o atendimento personalizado é uma forma de criar um senso de diferenciação e exclusividade ao lidar com clientes, parte do pressuposto que as necessidades e desejos dos consumidores estão impressos nesse atendimento (indiferente se é para produto ou serviços).

Como fazer um atendimento personalizado?

atendimento personalizado 2

 

O atendimento aos clientes é uma questão de processo e relacionamento comercial. Esse fato é evidenciado através do atendimento pessoal, os clientes desejam não somente ser bem atendidos, mas também, receber um atendimento exclusivo, que supra suas necessidades.

Portanto, atender bem é um requisito com alto grau de importância na questão da fidelização de clientes, sendo assim, segue algumas dicas de atendimento personalizado para auxiliar na efetividade e na forma de atuação:

  • Conhecer o cliente: é o passo primordial para saber com quem está lidando e assim, se preparar e começar a refletir sobre possíveis objeções, problemas e soluções que podem impactar aquele consumidor.
  • Manter um histórico: catalogar e registrar permite a consulta de quais foram os problemas enfrentados por aquele cliente, se ele já tem alguma consideração sobre a marca, e assim, abordar e manter contato com a intenção de melhorar essa relação.
  • Demonstrar confiança: é necessário imprimir as características da marca como se portasse a identidade dela. Para isso, é crucial demonstrar confiança e convicção, caso contrário o cliente se sentirá receoso e pode reagir com descrença.
  • Estimular o senso de exclusividade: é fundamental em um atendimento personalizado, deixar transparecer que “o cliente é único”. É compreensível essa necessidade de se sentir especial, pois, os consumidores não querem ser encarados como “só mais um”.
  • Proatividade: por vezes, quem realiza o atendimento deve se portar com “energia”, é encarar que o cliente, de vez em quando, necessita de motivações e determinados direcionamentos para que o diálogo flua melhor.
  • Disponibilidade: o bom atendimento demonstra “estar sempre de prontidão”, independentemente da situação, quem realiza o atendimento deve transparecer disponibilidade.
  • Empatia: se colocar no lugar do consumidor e analisar as suas reações é uma boa forma de entender qual deve ser o tom utilizado no atendimento, por isso, requer um grau de adaptabilidade.

Vale lembrar que se for realizar um atendimento personalizado por telefone, é recomendado agir com naturalidade e não perguntar demais; questionar.

Quais são as vantagens do atendimento personalizado?

É evidente que oferecer atendimento personalizado impacta positivamente a visão que o cliente tem em relação a marca ou a empresa.

Essa abordagem, portanto, permite que o cliente crie um vínculo maior com a marca e ainda associe os sentimentos gerados no atendimento ao valor percebido (do serviço ou produto adquirido).

Sendo assim, entre as vantagens do atendimento personalizado estão:

Para o cliente:

  • Ter um atendimento exclusivo;
  • Disponibilidade e ter ajuda com maior frequência (se necessário);
  • Receber suporte que atenda a necessidade do cliente.

Para a empresa:

  • Aproximação e confiança com a marca;
  • Maior potencial de fidelização e vendas;
  • Manutenção do relacionamento com o cliente.

Por fim, o atendimento personalizado permite que a empresa se relacione de forma mais pessoal e qualificada com o cliente.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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