Home Blog Ativos e passivos: entenda como funcionam!

Ativos e passivos: entenda como funcionam!

ativos e passivos

Não é incomum encontrar pessoas falando em comprar uma casa, um carro ou qualquer outro bem que, socialmente, é visto como representação do sucesso financeiro. Mas, a grande maioria das pessoas não sabem o significado de ativos e passivos.

Entender em qual categoria estão os bens, como, ativos e passivos, é uma questão importante para assimilar os aspectos econômicos que aquela posse trará ao longo dos anos. Por exemplo, nas finanças, identificar se ele resultará em ganhos ou prejuízos.

Ativos e passivos: qual a diferença?

Em resumo, os ativos e passivos na economia não significam a mesma coisa. Os ativos são os bens que podem ser capitalizados, isto é, podem gerar renda. Já os passivos são os bens que solicitam manutenção e acabam gerando gastos.

Entender esses conceitos pode não ser tão simples quanto parece, já que alguns bens são relativos e significam de acordo com a vida de quem o adquire.

Imagine alguém que tem o computador quebrado e em seguida, adquire outro. Se formos pensar de uma maneira simplificada, a aquisição desse bem seria uma atitude de compra de passivo. Mas, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração:

ativos e passivos

  1. Se o computador é utilizado para o exercício do trabalho, é um bem necessário para o exercício;
  2. Através do computador, aquela pessoa pode gerar mais renda;
  3. Logo, o computador é um bem ativo.

Mas isso não significa dizer que toda compra de um bem, seja um ativo. Nesse caso, sim, porque o instrumento de trabalho de quem realizou a compra, é o próprio computador. Ou seja, sem isso, não há geração de renda.

Como identificar passivos e ativos?

Para saber categorizar as posses em bens passivos e ativos, é preciso ir além do custo daquela aquisição, entendendo qual o aspecto que aquela fruição trará com o decorrer do tempo.

Como, uma casa e um carro podem ser próprios, mas se forem utilizados pela própria pessoa que os detém e não tiverem aplicação para gerar dinheiro, ambos são bens passivos.

Mas, se a casa for alugada e o carro for empregue para serviço de transporte, esses podem ser considerados bens ativos.

Na dúvida, basta analisar: determinado bem está me “dando” dinheiro ou me “tomando” dinheiro? Se a resposta for “dando dinheiro”, é um bem ativo. Mas, na segunda opção, é um bem passivo.

Quais são os tipos de ativos?

Indo além do termo “ativos”, existem subdivisões que também merecem atenção e podem influenciar na gestão e educação financeira, tanto pessoal, quanto empresarial. Alguns delas são:

  • Títulos públicos;
  • Ações;
  • Imóveis de renda;
  • Fundos de investimento.

Quais são os tipos de passivos?

Como falado anteriormente, os passivos são todos os bens que não geram rendimento, pelo contrário, solicitam um gasto recorrente para a sua manutenção e/ou utilização.

  • Casa (em que se mora);
  • Carro (para uso próprio);
  • Tributos.

Estar atento a qual a demanda financeira que os bens passivos solicitam, é uma atitude importante para ter uma sustentabilidade na qualidade de vida. O ideal é ter mais bens ativos do que passivos, aumentando os rendimentos de forma considerável.

Ativos e passivos estão presentes no cotidiano das pessoas, por isso, merecem atenção e cautela nas suas constituições. Acompanhe a nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos sobre investimentos, educação financeira e empreendedorismo!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *