{9} meios para atrair clientes para o seu negócio e vender mais

atrair clientes

Uma das preocupações constantes em diversas empresas é a questão de como atrair clientes. Por isso, existem algumas estratégias que são desenhadas para empenhar a função de prospecção e atração de novos clientes para a plataforma do negócio.

A estratégia de atrair clientes funciona por meio de táticas de vendas, gatilhos mentais, geração de conteúdo, entrega de valor e até mesmo a prospecção ativa no ambiente do cliente. Esse empenho busca a reincidência e formalização de um relacionamento com o cliente.

Portanto, atrair clientes é uma forma de conquistar novos consumidores para determinada marca que se baseia na venda de serviços, produtos ou soluções.

Essa atração pode ser uma prospecção de leads por conteúdo, contato direto, conquista por benefícios e outras táticas. Por isso, merece atenção no empreendedorismo!

O que são leads?

Os leads são contatos que uma empresa consegue identificar e utilizar como base para divulgar alguma informação ou conteúdo, mas para angariar os leads é importante conhecer os perfis de clientes e tráfego existentes:

  • Tráfego que se é dono: é o melhor tipo de tráfego, são as listas de e-mail, seguidores, leitores, clientes, é um tráfego que não é necessário pagar diretamente por ele;
  • Tráfego controlável: é qualquer tipo de tráfego pago, ou seja, se exerce um controle sobre, é possível direcioná-lo para algo ou pedir que execute determinada ação, por exemplo, anúncios em plataformas de redes sociais;
  • Tráfego não controlável: é o tipo de tráfego que não se tem nenhum domínio e nem contato, esse é o tráfego que se deve conquistar. O tráfego participativo dessa modalidade é aquele que a questão da atração de clientes irá atuar veementemente.

Já em relação ao público, existe a questão dos leads que ainda estão frios, os mornos e os quentes.

Nessa perspectiva, é possível escalar os leads entre os tipos de clientes:

  • Tem aqueles que não estão cientes do problema que os aflige;
  • Tem aqueles que estão cientes do problema;
  • Tem aqueles que estão cientes da solução: é quase como “saber que é preciso buscar auxilio”;
  • Tem aqueles que estão cientes do produto da empresa (que seria a solução);
  • E aqueles que estão extremamente cientes (já estão praticamente convertidos ou já são clientes).

É importante que uma empresa mantenha o controle sobre leads e consiga identificar a jornada do cliente, pois assim, se torna mais fácil a questão de vender mais e melhor, além da atração de novos clientes ou consumidores potenciais.

Como atrair clientes?

A atração é a peça fundamental para qualquer tipo de empresa ou negócio. Por meio dela, novos clientes tomam conhecimento de soluções que atuam diretamente nos seus problemas.

Para atrair clientes para seu negócio ou realizar a prospecção de clientes novos, são necessários alguns mecanismos de interação e contato.

Por isso, entre as ideias para atrair clientes estão:

  • Blog institucional e site: deve ser bem articulado e pode caracterizar uma boa fonte de conversão para empresas. É muito comum a criação de textos direcionados para SEO e blog, além da distribuição de conteúdos gratuitos (ebooks, vídeos e afins);
  • Redes sociais: são plataformas digitais que conectam pessoas. Pode ser usada para interagir diretamente com potenciais consumidores, mas além disso, pode atuar (de forma sútil) como um meio para divulgação das soluções da empresa.
  • SEO: é uma ferramenta de categorização e ranking de palavras-chave por meio da pesquisa em buscadores na internet. Com ela, a empresa poderá criar conteúdos baseados em palavras que apresentam buscas orgânicas, e assim, atrair novos clientes;
  • E-mail: é uma forma de comunicar diretamente com aquele consumidor que demonstrou interesse em uma solução oferta ou que já consumiu algum conteúdo gratuito da empresa. É importante evitar o spam (o envio indesejado de mensagens);
  • Conteúdo gratuito: a captação de clientes por conteúdo é exuberante, principalmente na internet, é uma forma de entregar valor logo de cara para o público e assim, aumentar a chance de converter o público em cliente;
  • Landing page e conversão: é uma forma de especializar a página em que o possível cliente irá acessar com o intuito de deixa-la mais atrativa e sugestiva a compra. Essa metodologia une a vontade do cliente com a facilidade e sugestões da página online;
  • Boca a boca e embaixadores da marca: é uma forma de propagar a empresa de maneira mais orgânica, através dos próprios clientes. Algumas empresas investem até mesmo na mala direta e outras estratégias para melhorar o relacionamento e percepção de valor;
  • Eventos, congressos e palestras: é importante para consolidação do networking e para entrar em contato com o público diversificado;
  • Parcerias: é uma forma de expandir o negócio e atingir um nicho diferente de público, server também para expandir o conhecimento da empresa, proporcionando melhorias para soluções já existentes na empresa.

Por fim, atrair clientes é uma maneira de subsidiar projetos e empresa. Além disso, atua também como uma forma de divulgar as soluções criadas por aquele negócio.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos