Home Blog Aumento de salário: {9} dicas para fazer uma boa abordagem

Aumento de salário: {9} dicas para fazer uma boa abordagem

aumento de salario3

É normal que com o desenvolvimento e maturidade profissional, aconteça um aumento de salário equivalente a este crescimento.

Mas, muitas vezes esse aumento de salário não vem de forma espontânea. Então, você deve se preparar e saber o melhor jeito de defender essa recompensação pelo seu bom trabalho.

Um aumento de salário acontece quando o trabalhador demonstra crescimento e ajuda a empresa a aumentar sua produtividade no trabalho, o que faz com que a empresa lucre mais.

Logo, esse aumento é muitas vezes justificado pelo aumento no rendimento da empresa, por conta da eficiência do funcionário.

Dicas de como pedir um aumento de salário

aumento-de-salario-2

Pedir um aumento de salário para muitos é uma situação de confronto e que gera desconforto. Mas, sem dúvidas, esse momento não deveria ser encarado da sua forma.

Dica 1: Pense nisso como um benefício mútuo

Se você está buscando um aumento de salário, não encare isso como um momento em que alguém ganha e o outro perde.

Para ficar claro, se você receber um aumento é porque sua eficiência está contribuindo para o desenvolvimento da empresa. Ou seja, os dois devem sair ganhando.

Dica 2: Pense muito bem se sua atuação merece uma melhor remuneração

Mas claro, antes de negociar, pense se sua performance dentro da empresa realmente justifica ganhar um aumento de salário.

Um dos fatores que mais prejudicam na hora de pedir um aumento salarial, é não ter provas que você é indispensável para a dinâmica da empresa.

Dica 3: Prepare antes uma boa argumentação

Para você preparar uma justificativa para um aumento de salário, é necessário estar munido com os indicadores e estatísticas que provem sua eficiência.

Independente da sua área de atuação, mostre resultados concretos dos benefícios que você vem trazendo para a empresa, como por exemplo:

Dica 4: Entenda a realidade financeira da empresa

Entenda como andam as finanças da empresa. Isso pode ajudar muito na hora da construção da sua argumentação.

Além disso, é importante se colocar no lugar da empresa. Pergunte-se, “com a realidade financeira atual, será que minha atuação justifica um maior investimento”. Até porque, afinal, um aumento no seu salário significa um aumento nas despesas da empresa.

Se a empresa estiver passando por uma dificuldade financeira, talvez, pedir um aumento no momento não seja uma boa ideia.

Dica 5: Seja objetivo com suas expectativas e ambições dentro da empresa

Quando você estiver conversando com o seu gerente, por exemplo, seja claro sobre suas expectativas de crescimento dentro daquele ambiente.

E, também, será bastante significativo colocar-se a disposição de assumir novas responsabilidades.

Alinhe sua expectativa de desenvolvimento com as direções que a empresa pretende tomar. Mostre como você pode ajudar com futuro da companhia.

Dica 6: Invista em qualificações

Vai ser muito relevante você investir em qualificações e estudos em áreas que você pretende se desenvolver e que podem ajudar a empresa.

Muitos dos aumentos salariais ocorrem justamente quando o profissional investe no seu desenvolvimento.

Dicas de como NÃO pedir um aumento salarial

Entretanto, você também deve estar atento a atitudes que muitas vezes as pessoas têm, e que, com certeza, diminuem muito a chance de um aumento de salário.

Dica 7: NÃO foque na sua situação pessoal

Não é uma decisão inteligente pedir um aumento baseado nas suas vontades e necessidades financeiras. Portanto, não leve o foco da conversa para seus desejos, foque no que é interessante para a empresa.

É necessário reforçar que a empresa só vai dar um aumento se ela perceber valor na atuação que você vem tendo.

Dica 8: NÃO compare seu salário com o dos outros

Justificar o aumento do seu salário baseando-se no aumento salarial de algum colega de trabalho, pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Se a empresa aumentar salário de alguém, é porque o valor dessa pessoa vem crescendo dentro do ambiente de trabalho.

Dica 9: NÃO mencione a negociação para outras pessoas

Se você enviar uma carta para pedir aumento de salário, marcar uma reunião com o gerente, ou qualquer outra tentativa de renegociação salarial, não comente com quem não tem influência nessa decisão.

Isso pode, além de atrapalhar sua negociação, criar um mal-estar entre outros colegas que não receberem um aumento, por exemplo.

Guarde para você, que assim, a possibilidade de não criar situações constrangedoras aumenta.

Portanto, fica claro que o aumento de salário deve ser sempre algo que apresente um benefício mútuo. Uma vez que você será recompensado financeiramente pelo seu bom trabalho e a empresa recompensará e incentivará um bom profissional. Mais dicas de educação financeira? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle