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Aumento dos preços: confira como funciona

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Você sabe porque existe aumento dos preços? Como as empresas projetam o valor ideal de um produto? De uns tempos pra cá o valor de mercadorias aumentou consideravelmente.

Combustível, alimentos, vestuário são exemplos de bens e serviços bastante comuns e que sempre geram oscilação e aumento dos preços.

Porque existe aumento de preços?

Muitos economistas utilizam como argumento para o aumento de preços a inflação, pois ela é utilizada para designar o aumento geral nos preços de produtos em nossa sociedade. Assim, representando a elevação no custo de vida tanto para consumidores quanto para empresas. Isso é resultado da desvalorização da moeda local.

Muitas coisas podem se tornar gatilhos para aumentar preços e desencadear inflação. Desemprego, aumento ou crise na atividade econômica pode se tornar potenciais causas do aumento dos preços.

No entanto, existem fatores como a oferta e demanda que influenciam no funcionamento do mercado.

O que é Oferta e Demanda?

É provável que você já tenha ouvido falar em lei da Oferta e Demanda. Criadas por Adam Smith, na economia clássica, estes conceitos econômicos garantem que o mercado continue funcionando, pois determinam preços e quantidade de produtos ofertados.

  • Oferta: trata-se da quantidade de um produto disponível no mercado. A oferta é determinada por quem vende, assim tem influencia direta com o preço deste produto no mercado, custo dos insumos e a tecnologia necessária para produzir.
  • Demanda: é o quantitativo de consumidores interessados em comprar um determinado produto. Este, por sua vez, pode ser o gatilho para influenciar no aumento de preços.

Pois quanto mais as pessoas ficam interessadas em um produto, mais as empresas tendem a aumentar seu valor, principalmente se o produto estiver relacionado a tecnologia.

Smartphones, notebooks, relógios tecnológicos são exemplos de produtos que podem ter seu valor elevado devido a demanda.

Aumento arbitrário de preços

Crises podem elevar o valor de inúmeros produtos, principalmente, aqueles que as pessoas precisam diariamente, como combustível.

Greves podem fazer o valor de produtos como este aumentar devido a grande demanda e pouca oferta no mercado.

Então, muitos empresários pensando em lucrar com crises tendem a fazer um aumento arbitrário de preços, mas isso pode ser considerado abuso de poder econômico.

Um caso recente de abuso de poder econômico é o preço do álcool em gel que elevou 70% do seu real valor após os primeiros registros de uma pandemia serem confirmados no Brasil.

Com a demanda elevada e a falta de produção do produto devido ao fechamento de empresas e diminuição no quadro de funcionários, fez com que a oferta diminuísse. No entanto, a necessidade da população aumentou consideravelmente.

Assim, muitos empresários decidiram elevar os preços desse produto para suprir os custos com a pouca produção.

Porém, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é ilegal se aproveitar de situações de crises no país para realizar aumente dos preços em produtos.

Código de Defesa do Consumidor:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

V – Exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva;

X – Elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.

Lei Federal nº 8.137/1990

Art. 4° Constitui crime contra a ordem econômica:

II – Formar acordo, convênio, ajuste ou aliança entre ofertantes, visando:

  1. a) à fixação artificial de preços ou quantidades vendidas ou produzidas.

Lei Federal nº 12.529/2011

Art. 36.  Constituem infração da ordem econômica, independentemente de culpa, os atos sob qualquer forma manifestados, que tenham por objeto ou possam produzir os seguintes efeitos, ainda que não sejam alcançados:

III – aumentar arbitrariamente os lucros.

Portanto, o aumento dos preços quando causa algum tipo de exploração, não deve ser admitido (como foi o caso do valor do álcool gel ou máscaras durante o COVID-19). O consumidor pode denunciar a empresa ao Procon caso se sinta lesado pelo valor cobrado.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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