Home Blog Autoavaliação: saiba por que você deve fazê-la!

Autoavaliação: saiba por que você deve fazê-la!

autoavaliacao 1

Trabalhar os aspectos pessoais para melhorar o desenvolvimento, seja no âmbito pessoal ou profissional, é o desejo de quem quer alcançar melhores resultados. No entanto, realizar a autoavaliação para entender onde estão os déficits pode ser uma tarefa um tanto confusa.

A autoavaliação requer uma análise sincera sobre si mesmo, as características boas e ruins. Isso acontece porque avaliar a si mesmo é uma ação confrontante e algumas pessoas não estão dispostas a encarar o desconforto.

Ou seja, a autoavaliação é criar uma visão ampliada das próprias capacidades e faltas nas tarefas que precisam ser exercidas. Realizar essa atividade é importante para transpassar aperfeiçoamentos da vida pessoal para a vida profissional e vice-versa.

Por que fazer a autoavaliação é importante para a vida profissional?

autoavaliacao

O crescimento profissional pode ocorrer em diversos níveis e em variadas maneiras. Melhoria na comunicação com colegas e aumento de produtividade são alguns exemplos de carências que eventualmente solicitam mudanças expressivas.

E uma das formas mais eficazes para conseguir suprir essas carências é realizando a autoavaliação. Essa simples atitude traz mais percepção para os processos e entre em um seguimento de modificações positivas.

Em algumas empresas é disponibilizado o suporte de um profissional de gestão para ajudar o colaborador a realizar a autoavaliação de desempenho, por exemplo. Acompanhando a técnica a empresa pode encontrar ferramentas melhores para que o funcionário se capacite.

Então, desde o ponto de vista da própria pessoa que percebe a inquietação para realizar a autoavaliação, até a empresa, os benefícios da autoavaliação são inúmeros. Sua adesão é importante para o crescimento coletivo.

  • O profissional e a empresa consegue entender quais são as demandas que precisam receber mais atenção para o progresso;
  • Melhora os pontos que já são positivos;
  • Maior controle sobre sentimentos;
  • O profissional se torna uma pessoa mais realizada no ambiente de trabalho e fora dele, isso diminui probabilidade de turnover;
  • Desenvolve a percepção de gerar desafios para que haja maior motivação nas atividades que precisam ser efetivadas.

São algumas das vantagens.

Como fazer?

Existem variadas formas de autoavaliação. Mas existem alguns pontos indispensáveis para que seja bem feita e traga resultados reais.

  • Sinceridade: essa etapa precisa ser feita de forma honesta, expondo todos os pontos positivos e negativos do que pretende se analisar. Nada pode ficar escondido, porque se não for visualizado, não será otimizado;
  • Incômodo: lidar com os próprios monstros pode doer, principalmente no início. É provável que no começo da haja um incômodo por estar expondo dores que estavam sendo encobertas;
  • Julgamento: a autoavaliação é uma forma de conhecer mais a si próprio, por isso, é importante estar livre de julgamentos para entender que todos os processos precisam ser avaliados com disposição de melhoria.

Autoavaliação: teste profissional

Alguns exemplos de perguntas podem ser respondidos no começo da autoavaliação.

Com o passar do tempo o próprio profissional será capaz de definir as próprias questões a serem resolvidas, de acordo com as dificuldades que encontrar durante o percurso de análise.

  • Realizar uma avaliação sobre a carreira;
  • Entender os motivos do exercício;
  • Definir qualidades;
  • Definir déficits;
  • Pedir feedbacks.

São algumas questões que se respondidas de forma sincera, podem ajudar na autoavaliação profissional. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *