Home Blog Avaliação de empresas: saiba como estimar o valor de uma empresa!

Avaliação de empresas: saiba como estimar o valor de uma empresa!

avaliacao de empresas

Uma atividade muito importante para empreendedores é a avaliação de empresas. Com ela, fica mais fácil entender quais os lucros e benefícios que o negócio pode proporcionar.

Mas se você é um empreendedor e ainda não entende como funciona a avaliação de empresas, é preciso ficar bastante atento à sua importância.

Afinal, o que é a avaliação de empresas?

Avaliação de empresas

A avaliação de empresas é uma metodologia com a função de determinar o valor de um negócio no mercado.

Para isso, existem diversos métodos que permitem ao empreendedor saber exatamente qual o valor de mercado da sua empresa.

Inclusive, com a avaliação de negócios, pode-se simular diferentes cenários de acordo com os objetivos e estratégias da empresa.

Como funciona a avaliação de empresas?

Para determinar o valor de uma empresa, se utilizam diferentes critérios, como a sua perspectiva de lucro, por exemplo.

Esse cálculo costuma ser feito no processo de compra e venda de parte ou do total de um negócio. Assim, servindo para a valoração dos ativos pertencentes à empresa.

Geralmente, a avaliação costuma ser feita por empresas especializadas, que tornam o processo bastante ágil e confiável.

No entanto, sem deixar de ser bem detalhado e levar em conta o máximo nível de detalhes, como:

Dessa forma, o valor encontrado pode ser o mais próximo do real, ajudando na percepção do empresário sobre seu empreendimento.

Como é feita a avaliação de empresas?

O ideal é que a avaliação de um negócio seja feita por profissionais especializados, assim mantendo sua confiabilidade e eficácia.

Se você tem curiosidade sobre de quais formas essa análise é feita, confira a seguir:

Avaliação de empresas pelo método contábil

O método contábil é baseado no valor do patrimônio líquido de uma empresa. No entanto, quando a análise segue somente por esse viés, não é possível obter informações sobre os retornos obtidos pela empresa no futuro.

Por conta disso, esse método tem, cada vez mais, caído em desuso.

Avaliação de empresas por liquidação

Um método bastante simples de avaliação, a liquidação só leva em conta os bens da empresa, subtraídos dos direitos. Ou seja, soma-se o dinheiro disponível e desconta-se todas as dívidas, assim obtendo o valor da empresa.

No entanto, esse método deixa de considerar a quantidade de clientes e a marca, que pode valer mais que o negócio em si.

Portanto, acaba não sendo a metodologia mais eficaz.

Avaliação de empresas por múltiplos de mercado

Esse tipo de avaliação é feito a partir de fatores de referência. Ou seja, observando empresas dentro da mesma área de atuação e transações realizadas nesse mercado.

Seu método utiliza a multiplicação do número de lucros líquidos e receitas.

Apesar de ajudar na atualização, ele deve ser adequado às operações e características da empresa a ser avaliada. Ainda assim, ela não considera os crescimentos futuros do segmento.

Avaliação de empresas pelo valor patrimonial

Essa avaliação é feita em empresas de capital aberto, considerando o valor das suas ações no mercado financeiro. Por isso, ela multiplica o preço de cada ação pela sua quantidade disponível.

No caso das empresas de capital fechado, é utilizado o valor contábil dos ativos, sendo eles avaliados pelo custo corrente ou valor de mercado.

Avaliação de empresas pelo fluxo de caixa descontado

Essa forma de avaliação é considerada a metodologia mais completa para a empresa. Por isso, ela é a mais aceita dentro do mercado mundial.

Sendo também bastante complexa, ela leva em consideração diversos fatores, como:

  • Valor dos lucros;
  • Marca;
  • Carteira de clientes.

Isso porque, com essas informações, o reconhecimento de futuras oportunidades econômicas é facilitado, contribuindo para valorizar o negócio.

O fluxo de caixa descontado é bastante abrangente, já que contempla dados sobre o ambiente externo, como a situação econômica e condição dos consumidores.

Isso ocorre, pois todos esses fatores influenciam no crescimento da empresa, seus custos, despesas e receitas.

Também chamado de valuation, ele envolve a contabilidade fiscal, finanças, marketing e jurídico para a composição ideal da estrutura da empresa.

Por isso, são incluídos dados como:

  • Periodicidade: prazo de geração de fluxos de caixa esperados;
  • Condição do cenário: compreensão sobre o segmento inserido e percentuais de crescimento;
  • Lucros operacionais futuros: projeção sobre os resultados econômicos da empresa a partir de demonstrações anteriores e pressupostos;
  • Investimentos: previsões sobre as saídas financeiras a serem realizadas para investimentos futuros;
  • Custo de capital: taxa de retorno de capitais aplicados por investidores ou acionistas com base no mercado e prazos de pagamentos;
  • Capital de giro: variação do valor do caixa em diferentes períodos de acordo com prazos de recebimentos e pagamentos.

Para fazer a avaliação de empresas de maneira correta, vale a pena contar com um profissional especializado.

Qual a importância da avaliação de empresas?

O estudo e cálculo do valor de uma empresa é fundamental para a sua negociação, que pode ser um(a):

  • Compra;
  • Venda;
  • Investimento.

Quando o objetivo é a venda, ela precisa ser feita com bastante cuidado, já que se houver uma subavaliação, o empreendedor poderá perder dinheiro. Ao mesmo tempo que, em caso de superavaliação, a chance de uma negociação pode ser prejudicada.

Além disso, se você não estiver consciente da previsão de lucros e do valor de seus ativos e bens, fica mais difícil obter investimentos.

Também para quem decide entrar na bolsa de valores ou medir a qualidade de uma gestão, a avaliação de empresas é uma atitude estratégica. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle