Home Blog O que é Avaliação Emergencial de Crédito? Para que ela serve?

O que é Avaliação Emergencial de Crédito? Para que ela serve?

avaliacao emergencial de credito1

É comum gastarmos mais que o esperado em determinado mês. Se você quiser ter um recurso caso precise e o limite do seu crédito já esteja no fim, ative a avaliação emergencial de crédito.  

Como qualquer recurso financeiro, a avaliação emergencial de crédito pode ser muito positiva. Mas, é preciso ter uma organização financeira para saber se vale a pena a deixar ativada e quando deve ser excedido o limite do cartão de crédito 

A avaliação emergencial de crédito é um recurso que pode ser ativado e tem como objetivo solicitar ao banco a permissão de operações financeiras que excedam o limite pré-estabelecido do cartão de crédito.  

Como funciona a avaliação emergencial de crédito? 

Caso você exceda o limite estabelecido do seu cartão de crédito, normalmente, qualquer tentativa de compra será recusada. Mas, por conta disso, muitos bancos oferecem a possibilidade de um crédito emergencial 

Você pode ter seu limite emergencial avaliado, caso você ative esse serviço. Se o serviço for ativado, qualquer operação que ultrapasse o limite do seu cartão, estará sujeita a uma avaliação do seu banco e, se aprovado, a uma taxa de avaliação emergencial. 

O custo da avaliação emergencial de crédito vária de acordo com banco.  Porém, independente da instituição financeira, essa tarifa só deve ser cobrada uma vez no mês em que você solicitar uma superação do valor do limite do seu cartão.  

Como contratar a avaliação emergencial de crédito? 

Esse serviço é opcional e você pode ativar ou desativar quando quiser. A forma de contratação e a forma que a avaliação do crédito é feita é alterada entre as diversas instituições financeiras. A maioria dos bancos disponibilizam a contratação do serviço pelo Internet Banking, como por exemplo:  

  • Itaú; 
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal.

Basta acessar o Internet Banking, aplicativo ou canal de acesso de cliente e buscar por “Avaliação emergencial de crédito”. Dentro dos portais das próprias instituições financeiras você vai ter acesso às informações especificas quanto a taxas e custos 

Como cancelar a avaliação emergencial? 

A avaliação emergencial de crédito pode ser cancelada nas mesmas plataformas em que a ativação do serviço foi feita.

Alguns bancos solicitam que você acesse sua conta corrente, com agencia e senha eletrônica ou acesse o cartão, com o número e senha, e então, buque o “chat” no espaço para busca.

Nesse espaço você irá falar com algum representante do banco e pedir o cancelamento.   

A partir do momento em que você cancelar o serviço, qualquer tipo de tentativa de operação financeira que ultrapasse o limite que foi estabelecido previamente no seu cartão de crédito será cancelada.

Se você tem mais de um cartão de crédito, provavelmente a avaliação, não terá muita utilidade. Já que, quando chegar no limite de um dos cartões, você poderia usar o outro, sem pagar a taxa da avaliação emergencial.  

avaliação emergencial de crédito pode ser muito útil caso haja uma real necessidade eventual de superar o limite do seu cartão. Se você frequentemente supera esse limite, talvez será mais vantajoso contatar seu banco e solicitar uma expansão desse limite, e caso o seu banco não permita, procurar outro banco. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!

 

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *