Home Blog AZUL4: descubra tudo sobre as ações da Azul!

AZUL4: descubra tudo sobre as ações da Azul!

azul4

A Azul Linhas Aéreas (AZUL4) é uma empresa que integra o mercado brasileiro de transporte aéreo, incluindo em suas rotas destinos nacionais e internacionais. 

As ações da Azul (AZUL4) fazem parte da parte da bolsa de valores brasileira ou B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) e integram o Índice Bovespa (Ibovespa).

O que é a Azul Linhas Aéreas (AZUL4)?

A Azul (AZUL4) é uma das grandes empresas que integram o mercado aéreo nacional, atendendo a mais de 100 destinos brasileiros. Suas ações são negociadas na B3 (Brasil, Banco e Balcão) através do ticker AZUL4.

Em síntese, a Azul atua no mercado desde 2008, oferecendo serviços de transporte aéreo. A companhia possui, em média, mais de 329.703.517 milhões de ações, sendo 68% destas em free float

Além da Azul, outras empresas integram o setor aéreo brasileiro, dentre elas está a  GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (GOLL4) e a CVC Brasil (CVCB3).

  • Gol: atua no transporte aéreo brasileiro e está sediada em São Paulo, opera em mais de 60 aeroportos no território brasileiro e em mais de 23 destinos internacionais. Além disso, é considerada a terceira empresa com a maior frota de aeronaves;
  • CVC Brasil: a companhia é considerada uma das maiores operadoras de turismo na América Latina, direcionando suas atividades para viagens de lazer, corporativas e intercâmbio, além do mais, a CVC realizou a aquisição da Submarino Viagens, Bibam Group e Ola. 

Dessa forma, diante da expressividade da Azul para o mercado financeiro e sua atuação na B3, é importante compreender sua história e trajetória profissional, além de seu modelo de negócio.

Assim, através das informações adquiridas os investidores poderão tomar boas decisões de investimentos.

História da Azul (AZUL4)

azul3 ações da azul 1

No ano de 2008, a Azul Linhas Aéreas foi fundada por David Neeleman, ainda sem o nome definido, a empresa já tinha encomendado 36 aeronaves do tipo E-195 da Embraer. Assim, para definir o nome da companhia, o empresário criou um website “voceescolhe.com.br” onde o público poderia enviar sugestões de nomes.

Dessa forma, ainda em 2008, a empresa recebeu o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo, da Anac, realizando seu voo inaugural. 

Logo após, no ano de 2009, a Azul Cargo começou a operar, esse segmento da empresa ficou responsável por fretar cargas aéreas de pequenas encomendas que seriam transportadas no porão das aeronaves. 

Em 2009,  a Azul implementou o serviço de ônibus executivo, transladando passageiros entre o centro da cidade de São Paulo e o aeroporto de Viracopos. 

Foi em 2010 que a Azul decidiu operar fortemente no mercado regional.

Assim, a empresa realizou a aquisição de uma aeronave turbo hélice, permitindo a realização de rotas curtas e transportar cerca de 70 passageiros e a operação em locais com pouca infraestrutura. 

Extensão da Azul

No ano de 2012, a empresa executou uma fusão com sua principal concorrente na época, a TRIP Linhas Aéreas, a Azul permaneceu com seu nome e englobou algumas identidades visuais da TRIP, que deixou de operar com essa nomeação.

Posteriormente, em 2014, a Azul decidiu ingressar no mercado internacional. Para isso, a companhia realizou a aquisição de aeronaves Airbus A330-200, iniciando voos para Fort Lauderdale, além de realizar voos para países da América Latina e cidades europeias.

Ainda em 2014, a empresa encomendou jatos Airbus A320neo, buscando competir em mercados domésticos de alta densidade.

A Azul foi eleita em 2017 a melhor companhia aérea low-cost da América do Sul no SkyTrax, um dos rankings mais importantes de empresas aéreas, além de também ser considerada a melhor companhia da América Latina pelo Trip Advisor.

Além disso, também em 2017, a empresa foi eleita a companhia aérea brasileira mais pontual do Brasil, possuindo, em média, 85% dos pousos e decolagens acontecendo dentro de 15 minutos do horário programado.  

Dessa forma, no ano de 2018, a Azul Linhas Aéreas já era detentora de 32 aeronaves ATR 72-600, 63 E-Jets, 18 A320neo e 7 Airbus A330-200, possuindo no total 102 aeronaves. 

Em 2020, a empresa foi atingida pela crise do novo Coronavírus ou Covid-19, reduzindo sua malha aérea em 90%. 

Linha do tempo da Azul (AZUL4)

  • 2008 – A Azul Linhas Aéreas é fundada, por David Neeleman;
  • 2008 – Companhia recebe o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo, da Anac;
  • 2009 – Azul Cargo começa a operar;
  • 2009 – A empresa implementa o serviço de ônibus executivo, transladando passageiros;
  • 2010 – A companhia aérea começa a operar fortemente no mercado regional;
  • 2012 –  Empresa executa uma fusão com sua principal concorrente na época, a TRIP Linhas Aéreas;
  • 2014 – A Azul Linhas Aéreas começa a  ingressar no mercado internacional;
  • 2014 – Buscando competir no mercado doméstico de alta densidade, a companhia encomenda jatos Airbus A320neo; 
  • 2017 – A empresa é eleita a melhor companhia aérea low-cost da América do Sul no SkyTrax e considerada a melhor companhia da América Latina pelo Trip Advisor;
  • 2017 – A Azul é eleita a companhia aérea brasileira mais pontual do Brasil;
  • 2018 – Companhia já possuía, em média, 102 aeronaves;
  • 2020 – Azul é atingida pela crise do novo Coronavírus ou Covid-19.

O que faz a Azul (AZUL4)? 

A Azul (AZUL4) integra o setor de linhas aéreas brasileiras, sendo considerada uma das maiores empresas de transporte aéreo em território nacional.

Desse modo, alguns programas integram a empresa, dentre eles estão:

  • Azul Service;
  • Azul Cargo Express.

Portanto, percebe-se que a empresa atua diversificando seus programas e serviços, buscando oferecer inovações aos seus consumidores.

Como atua a Azul (AZUL4)?

A Azul Linhas Aéreas é umas das grandes empresas que integram o setor aéreo brasileiro.

Dessa forma, a companhia possui, em média, mais de 140 aeronaves, além disso, a Azul oferece 249 rotas diferentes, sendo a única companhia presente em 70% das rotas, além de possuir 12 milhões de clientes em seu programa de fidelidade Tudo Azul

Além do mais, a empresa atende com mais de 916 voos diários alcançando a 116 destinos. Assim, a Azul concentra suas operações nos aeroportos de Viracopos, Confins, Guarulhos e Recife. 

Em suma, observa-se que a empresa procura ampliar seus serviços, para atingir clientes em todo território nacional.

As ações da Azul (AZUL4): onde e como são negociadas? 

ticker da Azul é AZUL4 e pode ser usado para realizar negociações na bolsa de valores brasileira ou B3.

As ações da companhia são comercializadas através de plataformas digitais, oferecendo assim, segurança e agilidade aos investidores. 

A Azul Linhas Aéreas possui ações preferenciais (AZUL4 PN) que oferecem prioridade no recebimento de dividendos.

Desse modo, para iniciar os investimentos em ações, é de suma importância realizar a abertura de uma conta numa corretora de valores

Logo após, deve-se realizar uma transferência TED com o capital desejado para realizar o investimento.

Assim, posteriormente, o investidor poderá selecionar a ação da Azul que é representada pelo ticker AZUL4.

Características das ações da Azul (AZUL4)

As ações da Azul (AZUL4) são negociadas na bolsa de valores brasileira ou B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), possuindo as seguintes características:

A classificação setorial da Azul (AZUL4), tendo em vista as informações divulgadas na B3 é: Bens Industriais, Transporte e Transporte Aéreo.

Além disso, seu Segmento de Listagem na B3 é o Nível 2.

Suas ações oferecem Tag Along de 100% PN e têm free float de 68%.

Como ganhar dinheiro com as ações da Azul (AZUL4)?

investir em azul azul4

Primeiramente, é de extrema relevância entender que existem maneiras variadas de obter lucros com as ações da Azul (AZUL4) na B3.

Dentre essas formas, seria válido incluir o ganho de dividendos. Entretanto, a companhia não apresenta um histórico recorrente de pagamento de dividendos.

Além disso, o investidor poderá adquirir lucros, através da comercialização de suas ações por um preço mais alto que o adquirido anteriormente. 

Desse modo, algumas precauções podem possibilitar que o acionista realize suas negociações de forma mais segura.

Dentre essas precauções, pode-se destacar a diversificação da carteira de investimentos, criando uma carteira que detenha renda fixa e renda variável.

Assim, é importante se atentar a liquidez, segurança e rentabilidade de uma ação, antes de adquiri-la.

Dependendo do perfil do investidor e seus objetivos, garantir uma boa rentabilidade pode significar mais benefícios em comparação à busca por uma alta liquidez.

Porém, priorizar rentabilidade e/ou liquidez, irá depender dos objetivos do investidor, dado que o acionista poderá realizar investimentos de curto, médio e longo prazo.

Vale a pena investir na Azul (AZUL4)? 

A Azul Linhas Aéreas (AZUL4) é uma das maiores companhias de transporte aéreo do Brasil.

A empresa opera um vasto número de rotas, sendo grande parte dessas regionais. Por conta disso, a companhia apresenta um crescimento rentável, visto que a Azul é a única operadora presente em cerca de 70% das rotas brasileira.

Entretanto, a empresa integra um setor altamente concorrido, o que pode impactar no crescimento da empresa.

Como os níveis das tarifas e demandas são diferentes entre as companhias, existem riscos gerados para a empresa, visto que um dos principais fatores na decisão de compra dos consumidores é o preço.  

Desse modo, antes de direcionar seu capital para uma ação da Azul, é importante realizar uma análise fundamentalista.

Assim, será possível conferir se seus investimentos estão sendo realizados de forma consciente, seja com a Azul (AZUL4) ou com outra empresa que integre a bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle