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B2C: como funciona esse modelo de negócio?

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Os negócios do segmento B2C exigem menos compromisso do cliente com a empresa, o que faz o ciclo de venda ser mais curto e simples.

No B2C, a transação comercial é feita através da plataforma de e-commerce da empresa. Por meio dela, o consumidor final consegue ter acesso direto aos produtos oferecidos.

O que significa a sigla B2C?

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A sigla B2C é utilizada no mundo do empreendedorismo para definir o relacionamento comercial entre uma empresa e um consumidor.

Ou seja, a venda de produtos, serviços ou informações é feita diretamente entre o vendedor e o cliente, seja em um ponto físico ou online.

Portanto, esse segmento dispensa a necessidade de um intermediador ou fornecedor para sua efetuação.

Entre as siglas de modelo de negócios mais comuns, estão:

  • B2B (Business to Business ou Empresa para Empresa);
  • G2C (Government to Citizen ou Governo para Cidadão);
  • G2G (Government to Government ou Governo para Governo);
  • C2C (Costumer to Custumer ou Consumidor para Consumidor).

O critério analisado para determinar um tipo de comércio praticado não é o produto, e sim sua atividade fim, ou o destino de sua mercadoria.

Como funciona o modelo B2C?

No modelo de negócios B2C, é preciso um ponto de venda ou plataforma online para que o cliente tenha acesso aos produtos.

Alguns exemplos de negociações B2C são:

  • Revenda – Indústria, distribuidor ou comércio vendendo direto para um Profissional Liberal;
  • ConsumoIndústria, distribuidor ou comércio vendendo diretamente para uma pessoa física (cliente);

O ciclo de venda presente no B2C é o mais simples. Isso porque ele inclui somente o vendedor do produto ou serviço e seu cliente.

Quais as diferenças entre o B2C e o B2B?

É comum a confusão entre os termos B2B e B2C. Entretanto, é preciso destacar as suas diferenças.

No “business to customer”, ou “empresa para consumidor”, o consumidor final do produto ou serviço é uma pessoa física.

Para que ele funcione, é preciso um ponto de venda, seja ele físico ou online, para que o cliente tenha acesso aos produtos.

Além disso, é somente um consumidor que faz as decisões sobre a quantidade a ser obtida na compra. Isso torna a venda mais simples, diferente do comércio empresa para empresa.

No B2B, a relação passa por negociações e políticas entre duas empresas até o acordo final de venda. Por isso, seu ciclo de venda acaba se tornando mais longo, exigindo uma maior logística.

Quais as vantagens do e-commerce B2C?

O desenvolvimento do B2C no e-commerce acabou proporcionando uma maior praticidade tanto para o vendedor quanto para seu cliente:

O público-alvo desse tipo de negócio é o cidadão comum à procura de itens diversos para consumo ou uso.

Hoje, para que esse consumidor efetue a compra, não é mais necessário o deslocamento até um estabelecimento físico.

Além disso, a própria empresa pode não possuir um ponto de venda, apenas sua sede.

Essa alternativa barateia consideravelmente o investimento necessário para a abertura de um negócio comercial.

Nesse caso, os gastos são direcionados para a logística, como por exemplo:

  • Fornecedores;
  • Distribuidores;
  • Local de armazenamento de produtos.

Além disso, com o crescimento da empresa não representa um aumento nos custos, por conta da escalabilidade. Isso significa que os recursos necessários sempre serão equivalentes ao crescimento, garantindo o maior lucro.

Portanto, vale a pena avaliar os benefícios de integrar as operações comerciais de uma empresa no segmento B2C. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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