Home Blog Balança Comercial: entrada de moeda estrangeira afeta a economia?

Balança Comercial: entrada de moeda estrangeira afeta a economia?

Balança comercial 1

A Balança Comercial corresponde à relação entre as importações e exportações de um país. Trata-se de um importante indicador da economia.

O resultado deste indicador econômico pode servir, inclusive, como base comparativa em relação aos outros países.

O que é Balança Comercial?

A Balança Comercial é um indicador econômico cujo resultado é a diferença entre tudo que um país exporta e importa. O objetivo primordial é demonstrar, através de medidas econômicas, a situação financeira da nação.

Para calcular e obter respostas sobre como está o crescimento do comércio exterior, uma análise de tudo que foi importado e exportado é realizada. A soma desses dados resultará na avaliação dos índices de crescimento.

Para saber se o saldo da Balança comercial foi positivo ou negativo, existe a avaliação feita através dos dados da importação e exportação. Mas para entender melhor, se faz necessário saber o significado desses termos:

  • Importação: se denomina a entrada de bens, serviços e produtos originários de outro país. Ou seja, é a compra de mercadorias internacionais. Por exemplo: insumos de produção, máquinas e equipamentos produzidos em outros países, produtos adquiridos através de sites e aplicativos;
  • Exportação: São bens, serviços e produtos produzidos em território nacional e vendidos para outros países, de acordo com a demanda de empresas em novos mercados no exterior.

Como se classifica a Balança comercial?

balanca comercial 1

 

  • Superávit: é o saldo positivo da balança comercial. Ou seja, quando um país consegue vender mais do que comprar no exterior. Então, esse saldo passa a ser o superávit da Balança Comercial;
  • Déficit: saldo negativo, ou seja, quando o valor de importações supera a exportação do país;
  • Equilíbrio comercial: ocorre quando a comercialização se torna relativamente proporcional entre a quantidade de exportação e importação.

Como é Feito o Cálculo?

É possível conhecer o saldo da balança através da seguinte equação:

Exportações (em moeda) – Importações (em moeda) = Balança comercial.

Existe uma segunda forma, através da porcentagem da taxa de cobertura.

A taxa de cobertura é resultado da razão entre as exportações e importações.

  • (Exportações / Importações) x 100% = Taxa de cobertura.

Sendo assim, o resultado anual dos índices da Balança comercial irá afetar diretamente o valor da taxa de câmbio e economia de um país.

Taxa de Câmbio: o que é?

A taxa de câmbio é o valor de uma unidade monetária de moeda estrangeira que se mede em unidade ou fração da moeda nacional.

PTAX é a taxa que expressa a média de taxas de câmbio do mercado interbancário. Essa taxa é calculada diariamente e divulgada pelo Banco Central.

A estabilidade entre as cotações e moedas é essencial para manter o equilíbrio do mercado financeiro.

Afinal, quando o valor da moeda é afetado, especialmente em relação ao dólar, tanto importações quanto exportações são afetados.

É possível utilizar informações da Balança Comercial nos investimentos brasileiros?

Sim. Quanto mais o investidor estiver alinhado com o mercado financeiro, maior a probabilidade de suas decisões elevarem seu saldo de rendimento. Assim, obtendo lucro sobre suas aplicações.

Isso ocorre devido ao anúncio do déficit e superávit da Balança Comercial, pois é através desses dados que o investidor poderá avaliar o rendimento das empresas brasileiras ao tratar sobre exportação.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle