Bandeiras de cartão: como escolher a melhor?

bandeiras de cartao 2

Conhecer sobre cartões é um passo fundamental na educação financeira dos brasileiros. Inclusive, muita gente não sabe para que servem as bandeiras de cartão. Entretanto, elas têm um papel crucial para as transações.

Mesmo integrando o processo de pagamento, a importância das bandeiras de cartão só é percebida quando o cliente sofre alguma limitação.

As bandeiras de cartão são empresas que administram as transações do cartão de crédito. Cada uma delas possui suas características. Por isso, é preciso entender qual funciona melhor para seu tipo de compra.

Como funcionam as bandeiras de cartão?

As bandeiras de cartão fazem o intermédio entre o cliente, vendedor e a instituição financeira responsável pela emissão do plástico.

Assim, elas recebem do emissor as informações da transação e determinam o limite de crédito do dono do cartão.

Dessa forma, o cartão só é aceito por meio da bandeira que, após o acesso na maquineta, se comunica com a administradora para validar a transação. Esse processo é chamado de fluxo de transação.

Nesse âmbito existem também os cartões de loja que apresentam bandeiras que atuam somente no estabelecimento em questão

Diferenças entre administradora e bandeira

As administradoras de cartão são aquelas em que a pessoa solicita o cartão. Elas são os bancos, instituições financeiras ou lojas.

Após a criação, a função da bandeira de cartão é validar as transações do cartão.

Entre as bandeiras mais conhecidas, estão:

  • Hipercard;
  • Visa;
  • Elo;
  • Mastercard®;
  • American Express.

Para saber qual a melhor bandeira de cartão para você, é preciso antes conhecer um pouco mais sobre elas.

Bandeira Mastercard

Líder do mercado, possui uma ampla aceitação e aderência das operadoras de cartão. Entre seus benefícios, estão:

  • Sistema de pontos (cada compra = 1 ponto);
  • Ingressos para cinema em dobro;
  • Recargas para celular;
  • Pagamento com digital e mobile payment.

Bandeira Visa

Está entre as líderes de mercado, está presente em mais de 200 países. Ela possui diversas vantagens:

  • Descontos em viagens, hotéis e alugueis de carro;
  • Compras de ingressos pelo aplicativo;
  • Modelos adequados ao cliente.

Bandeira Elo

Empresa brasileira, lançada em 2011 e com bastante crescimento no mercado. Os clientes dessa bandeira possuem alguns benefícios em lojas:

  • Descontos no Outback;
  • Frete grátis no site da Havaianas;
  • Desconto em aluguéis de carros da Movida.

Bandeira American Express

Essa empresa é destinada a pessoas com maior poder de compra. Por esse motivo, as exigências de renda são um pouco maiores que as tradicionais.

Entre os diversos benefícios Amex, estão:

  • Frete grátis no Rappi;
  • Salas VIP em aeroportos;
  • Programa de pontos.

Além dessas principais bandeiras de cartão, existem dezenas de outras opções no mercado que podem se adequar às suas necessidades, principalmente no mundo das fintechs.

É importante entender que, em alguns casos, não é possível escolher a bandeira do cartão de crédito. Por isso, a escolha do emissor do cartão é importante nesse processo.

Cartões Private Label

Um meio de pagamento alternativo escolhido por alguns emissores, incluindo as lojas, é o Private Label.

Eles são um tipo de cartão de crédito emitido por um varejista e válido apenas para a realização de compras nos seus estabelecimentos.

Os cartões Private Label que possuem bandeira, entretanto, oferecem maiores liberdades de compra.

Dessa forma, escolha entre as bandeiras de cartão a que mais faça sentido para você. Não se esqueça de fazer sempre um planejamento ante das compras com o cartão para usá-lo conscientemente. Se organize financeiramente, veja a planilha calculadora para independência financeira!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Últimos artigos