BANT: como qualificar oportunidades com esse método de vendas

bant

A metodologia BANT não é algo criado recentemente, mas a sua atuação ainda faz sentido no universo comercial. O BANT ajuda a vender mais e qualificar melhor as oportunidades frente às vendas.

O BANT foi criado pela IBM que transforma dados em oportunidades. Ou seja, faz uma qualificação de lead, desenvolvendo materiais direcionados para demandas específicas. A qualificação BANT otimiza os processos e faz com que não haja perda de tempo.

O método BANT leva em consideração quatro fatores para a sua aplicação. Budget, Authority, Need e Timeline. Mas, não possui apenas vantagens do BANT, também existem desvantagens que os vendedores precisam estar atentos.

O que significa o modelo BANT?bant-2

  • Orçamento

O Budget do BANT diz respeito à avaliação das condições financeiras que os leads possuem e se o valor do que é entregue ao consumidor condiz com o cenário em que a empresa está se desenvolvendo.

  • Autoridade

A ‘Authority’ do método corresponde ao reconhecimento do valor do produto ou prestação de serviços. Ou seja, se o “outro lado” percebe a autoridade do que está sendo disponibilizado.

  • Necessidade

O ‘Need’ do método é a qualificação do que está sendo disposto para o público. Não adianta se prender às expectativas imaginárias, é preciso ter dados reais que comprovem que a pessoa precisa solucionar uma determinada demanda e o produto/serviço entregue pela empresa irá solucionar.

  • Cronograma

A Timeline, como o próprio nome sugere, é uma linha do tempo e precisa ser acompanhada com assiduidade. Se o cliente desejar o produto/serviço, ele precisa estar disponível. É como se o problema e a solução fossem feitas sob medida.

Quais são as inovações do BANT?

Com o passar do tempo o método  foi ficando obsoleto diante as outras alternativas de qualificação de leads. Mas não significa que o método BANT acabou por completo, mas sim passou por renovações que se adequam mais ao cenário atual.

Atualmente o BANT funciona tal e qual um GPS. Uma matriz de qualificação que teve inovações nos padrões de questionamento para ajudar o vendedor a efetivar a comercialização.

Agora o BANT se tornou o GPCTBA C&I, que significa traçar um planejamento para: objetivos, planos, desafios, cronograma, autoridade, consequências negativas e implicações positivas.

O processo GPCTBA C&I:

  • G: Entender quais são os objetivos do lead;
  • P: Saber qual é o planejamento para ajudar na solução do problema;
  • C: Entender e diagnosticar quais desafios estão impedindo o avanço na solução do objetivo;
  • T: Saber o tempo ideal para as mudanças que irão acontecer para alcançar o objetivo desejado;
  • BA: Entender o orçamento e a autoridade que as empresas podem estruturar para não sofrer nenhum problema que atrase na tomada de decisões;
  • C&I: O lead visualiza as necessidades de mudança que precisam ser realizadas para que a empresa não seja prejudicada.

Uma das desvantagens do BANT, De forma geral, pode não fazer muito sentido. Ou seja,  Mas o método atualizado nomeado de GPCTBA C&I oferece uma qualificação mais positiva. Por isso, deve-se avaliar o nível em que se pretende estar para utilizar o BANT. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos