Home Blog BBDC4: descubra tudo sobre as ações do Banco Bradesco!

BBDC4: descubra tudo sobre as ações do Banco Bradesco!

BBDC4

O Banco Bradesco S/A (BBDC4) centraliza suas atividades no setor privado, atuando na oferta de produtos bancários, através da abertura de contas, financiamentos e empréstimos.

Além disso, as ações do Banco Bradesco (BBDC4) compõem parte bolsa de valores brasileira, por isso, suas ações podem ser negociadas por investidores que optam por aplicar ativos no setor bancário.

O que é o Banco Bradesco (BBDC4)?

O Banco Bradesco (BBDC4) atua no mercado financeiro e bancário. A companhia é brasileira e pode ser considerada uma das maiores instituições financeiras do Brasil, além do mais, suas ações são negociadas na B3 através do ticker BBDC4.

Em suma, o Banco Bradesco age no setor bancário, desde o ano de 1943, priorizando a implementação da instituição na maioria das cidades brasileiras. A empresa possui mais de 8.835.526.885 bilhões de ações gerenciadas, sendo 62,17% destas em free float.

Além do Banco Bradesco, outras companhias integram o setor bancário brasileiro dentre elas está o Banco Santander BR (SANB11) e o Itaú Unibanco (ITUB4):

  1. Santander BR: a empresa é a subsidiária brasileira do banco espanhol “Banco Santander”, centraliza suas atividades no setor varejista, entretanto, é detentora de grande atuação no atacado.
  2. Itaú Unibanco: a companhia é o maior banco do Brasil, segundo informações divulgadas pelo Banco Central. Além disso, a empresa possui atuação relevante no setor de veículos e seguros.

Desse modo, diante da relevância do Banco Bradesco no mercado financeiro e sua participação na B3, é de extrema importância compreender seu modelo de negócio e trajetória.

Assim, através das informações adquiridas, os investidores poderão investir de maneira consciente.

História do Banco do Bradesco (BBDC4)

Em 1943, o Bradesco foi fundado por Amador Aguiar, na cidade de Marília, em São Paulo. Na época o banco era nomeado como Banco Brasileiro de Descontos S/A.

Durante esse período, a instituição possuía como objetivo alcançar os pequenos comerciantes e funcionários públicos, visto que, os demais bancos buscavam atrair os grandes proprietários de terras.

Foi em 1946, que o Bradesco transferiu sua sede para a capital de São Paulo, a mudança ocorreu visando a expansão da instituição para outras regiões, além disso, atrelada a mudança da sede, a empresa também ofertou inovações, possibilitando o pagamento de contas de energia elétrica.

No ano de 1951, o Banco Bradesco tornou-se o maior banco no setor privado do Brasil. Além do mais, ainda na década de 50 o Bradesco começou a ser considerado um dos maiores bancos brasileiros na realização de depósitos à vista.

Durante o ano de 1953, a empresa começou a construir uma nova sede do banco, localizada em uma área 215 mil m² chamada de “Cidade de Deus”. Assim, inaugurando a matriz da Bradesco.

Dessa forma, no ano de 1956, a empresa cria a Fundação Bradesco, objetivando oferecer educação gratuita a crianças, jovens e adultos.

Foi em 1962, que a companhia começou a adentrar na era da informática, sendo a primeira empresa a adquirir o primeiro computador comercializado na América Latina, permitindo assim, extratos diários aos clientes, grande novidade para a época.

Assim, no ano de 1967, a companhia realizou a aquisição do Banco Porto-Alegrense.

Além disso, o Bradesco foi pioneiro na implantação do cartão de crédito Bradesco, no ano de 1968.

Expansão do Banco Bradesco

Durante a década de 70, o Banco Bradesco começou a expandir seus negócios, incorporando a instituição ao segmento de crédito e financiamento de veículos. Além disso, em 1978, a companhia inaugurou duas novas unidades em Oiapoque (AP) e Chuí (RS), chegando à milésima agência da companhia.

Posteriormente, na década de 80, o Bradesco cria o grupo Bradesco Seguros, com serviços relacionados a previdência privada aberta e de capitalização. Além do mais, durante esta época o cartão magnético é popularizado entre os clientes e as primeiras agências com autoatendimento são implantadas.

Logo após, em 1986, entrou em operação o serviço Telesaldo, que ficou popularmente conhecido como o Fone Fácil Bradesco.

A década de 90, foi marcada pelo avanço tecnológico do Banco Bradesco, visto que, todas as agências Bradesco começaram a trabalhar de forma online. Além disso, a companhia começou a implantar máquinas automáticas de emissão de cheques, saques e recolhimento.

Além de que, na década de 90, o Banco Bradesco disponibilizou o sistema de Internet Banking e o Bradesco Mobile Banking.

Logo após, na década de 2000, a empresa fica a frente de segmentos como a Corporate, voltado para o atendimento a grandes empresas e a Private, direcionada a clientes possuidores de grande patrimônio. Além disso, o Banco Bradesco continua sua expansão através de novas agências e pontos de atendimento, além de realizar quase 20 incorporações, até 2007.

Foi no ano de 2016, que o Banco Bradesco realizou a aquisição do HSBC Bank Brasil S.A. – Banco Múltiplo, além disso, a companhia patrocinou as Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

Por fim, em 2020, a empresa sofre com a queda de suas ações, mediante a pandemia do Novo Coronavírus.

Linha do Tempo do Banco Bradesco (BBDC4)

  • 1943 – Banco Bradesco é fundado;
  • 1946 – A companhia transfere sua sede para a capital de São Paulo;
  • Década de 50 – O Bradesco é considerado um dos maiores bancos brasileiros na realização de depósitos a vista;
  • 1951 – O Banco Bradesco torna-se o maior banco no setor privado do Brasil;
  • 1953 – Uma nova sede do Banco Bradesco começa a ser construída;
  • 1956 – A companhia cria a Fundação Bradesco;
  • 1962 – O Banco Bradesco adquire o primeiro computador comercializado na América Latina, dando início a emissão de extratos diários aos clientes;
  • 1967 – A aquisição do Banco Porto-Alegrense é realizada;
  • 1968 – É realizada a implantação do cartão de crédito Bradesco;
  • Década de 70 – Os negócios do Banco Bradesco começam a ser expandidos, integrando a instituição ao segmento de crédito e financiamento de veículos;
  • 1978 – A companhia inaugura duas novas unidades, uma no Oiapoque (AP) e outra no Chuí (RS);
  • Década de 80 – É criado o grupo Bradesco Seguros, o cartão magnético é popularizado e as primeiras agências de autoatendimento são implantadas;
  • 1986 – O serviço Telesaldo entra em operação, sendo conhecido como Fone Fácil Bradesco;
  • Anos 90 – As Agências Bradesco começam a trabalhar de forma online, disponibilizando o sistema de Internet Banking e o Bradesco Mobile Banking;
  • 2016 – O Banco Bradesco fica à frente de segmentos como a Corporate e a Private e realiza a aquisição do HSBC Bank Brasil S.A. – Banco Múltiplo;
  • 2020 – O Bradesco sofre com a queda de suas ações, mediante a pandemia do Novo Coronavírus.

Como atua o Banco Bradesco (BBDC4)?

O Banco Bradesco (BBDC4) é uma das principais instituições financeiras integrando o mercado brasileiro.

Dessa forma, a empresa possui, em média, 9349 mil agências espalhadas em território nacional e 72 milhões de clientes.

Além disso, o Banco Bradesco é detentor de algumas empresas, dentre elas estão:

  1. Bradesco Seguros S.A;
  2. Banco Bradesco Financiamentos;
  3. Bradesco Capitalização S.A;
  4. Odonto Prev S.A;
  5. Bradesco Saúde.

Desse modo, observa-se que o Banco Bradesco (BBDC4) procura ampliar e diversificar suas empresas.

Características das ações do Banco Bradesco (BBDC4)

As ações do Banco Bradesco (BBDC4) são negociadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), possuindo as seguintes características:

A classificação setorial do Banco Bradesco (BBDC4) mediante informações divulgadas na B3 é: financeiro, intermediários financeiros e bancos.

Além disso, seu segmento de listagem é o Nível 1.

Por fim, suas ações oferecem Tag Along de 100% ON e 80% PN, além de free float de 62,17%.

O que faz o Banco Bradesco (BBDC4)?

A principal atividade do Banco Bradesco está relacionada a prática de operações bancárias.

Dessa forma, dentre os serviços oferecidos pela empresa, estão:

  • Gestão de ativos;
  • Operações de créditos;
  • Consórcios;
  • Atividade bancária internacional;
  • Títulos de capitalização;
  • Seguro saúde.

Em suma, percebe-se que o Banco Bradesco (BBDC4) procura oferecer serviços diversos, agregando assim, clientes variados.

As ações do Banco Bradesco (BBDC4): onde e como são negociadas?

O ticker do Bradesco (BBDC4) é negociado na bolsa de valores brasileira, ou seja, B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).

As ações da empresa podem ser negociadas em meios digitais, simplificando o processo de investimento e mantendo a segurança de acionistas.

A empresa possui ações ordinárias (BBDC3) que ofertam direito ao voto durante as assembleias executivas, e ações preferenciais (BBDC4), ofertando prioridade no recebimento de dividendos.

Desse modo, para começar a investir em ações, é de suma importância abrir uma conta numa corretora de valores.

Logo após, será necessário realizar uma transferência TED com o capital desejado para realizar o investimento.

Assim, posteriormente, o investidor poderá selecionar ações do Banco Bradesco que são representadas pelo ticker BBDC3 e BBDC4.

Como ganhar dinheiro com as ações do Banco Bradesco (BBDC4)?

Primeiramente, é válido compreender que existem variadas formas de adquirir múltiplos vantajosos (lucros) com as ações do Banco Bradesco (BBDC4) na B3.

Dentre essas formas, pode-se incluir o recebimento de dividendos, visto que, a empresa possui um histórico recorrente de pagamento de dividendos.

Além disso, o investidor poderá adquirir lucros, mediante a venda de ações por um valor superior ao adquirido.

Logo, algumas precauções podem possibilitar que o acionista execute suas negociações de forma mais segura, dentre essas precauções, pode-se incluir a diversificação da carteira de ativos, criando uma carteira que possua renda fixa e renda variável.

Dessa forma, antes de adquirir uma ação é importante se atentar a sua liquidez, segurança e rentabilidade.

Visto que, dependendo seu perfil de investidor e  objetivos, obter uma boa rentabilidade, pode significar mais benefícios, em comparação, a busca por uma alta liquidez.

Porém, priorizar rentabilidade ou liquidez, irá depender realmente dos objetivos do acionista, isso porque, o investidor poderá realizar investimentos de curto, médio e longo prazo.

Vale a pena investir no Banco Bradesco (BBDC4)?

O Banco Bradesco (BBDC4) é uma das maiores instituições bancárias atuando em território nacional.

Isso porque, a companhia possui uma ampla distribuição operacional, distribuindo mais de 100 postos de atendimento, redistribuindo entre, agências e máquinas de autoatendimento, assim, oferece uma ampla acessibilidade, visto que, a empresa se faz presente em todos os municípios brasileiros.

Entretanto, a empresa enfrenta uma vasta concorrência, isso porque, além dos bancos tradicionais que já concorrem diretamente com o Banco Bradesco, surgiram também, os bancos digitais, quando esses bancos aumentam suas margens de mercado e com surgimento de novas soluções, isso pode se tornar um desafio e até mesmo interferir nos resultados do Bradesco.

Exemplo, um ‘Banco X’ cria uma nova linha de crédito mais atrativa para uma população, que deixa de recorrer ao Bradesco.

Portanto, antes de selecionar qual será a ação que você investirá seu capital, é de suma importância realizar uma análise fundamentalista para checar se seus investimentos estão sendo realizados de forma ponderada e prudente, seja com o Banco Bradesco(BBDC4) ou com ações de outra companhia que integre a bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle