Home Blog Benchmarking: aprenda a fazer!

Benchmarking: aprenda a fazer!

benchmarking

Lidar com as mudanças constantes e verificar quais são as boas práticas que os demais “jogadores” estão usando, é essencial para o crescimento de um negócio. Por isso, a prática do benchmarking é muito difundida.

O benchmarking funciona por meio de uma análise mercadológica e dos ambientes que afetam determinada empresa. Essa análise verifica as melhores práticas do mercado, para aprender e tentar aplicá-las com foco em fortalecer a atitude de empreendedorismo.

O que é benchmarking?

Benchmarking é o processo de analisar e executar determinadas estratégias pautadas em uma melhoria de desempenho, produtividade, entre outros objetivos, ligados a uma empresa ou negócio.

Geralmente, o processo é viabilizado por meio da análise das estratégias presentes nos negócios concorrentes.

O termo benchmarking tem origem na palavra inglesa benchmark que na computação significa o ato de executar um programa de computador com a finalidade de avaliar seu desempenho, é um processo de ensaio que se repete até o refinamento.

Da mesma forma, o benchmarking tem por premissa, encontrar e testar as melhores práticas do mercado, geralmente, dos concorrentes de determinado negócio. A partir disso, averiguar quais prevalecem e quais devem ser descartadas.

Como fazer benchmarking?

Para fazer benchmarking primeiramente, é preciso realizar uma pesquisa de concorrência, conhecer os processos existentes no mercado e entender quais são os estágios de desenvolvimento que o negócio está inserido.

Além disso, a prática do benchmarking consiste em:

Analisar internamente o negócio

Por meio de uma análise interna e das práticas de uma empresa, é possível identificar as fraquezas e quando comparado com os concorrentes, será mais fácil identificar oportunidades

Observar os líderes do mercado naquele segmento

Direcionar o olhar para os grandes jogadores daquele setor, com isso, será possível discernir e identificar algumas estratégias que podem ser aproveitadas para o negócio atual.

Mensurar dados

Algumas dessas empresas não divulgam seus dados e obviamente, suas estratégias, porém, ao acompanhar as suas parcerias e demais dados, será possível identificar algumas das táticas usadas.

Observar e analisar o mercado no geral

Descobrir incongruências internas é um ponto positivo, mas, às vezes algumas práticas que estão sendo amplamente utilizadas no mercado superam as soluções já criadas internamente.

Pesquisar e comparar

Ao averiguar o mercado e as estruturas internas, será viável uma comparação, apesar de generalizações, a comparação apresenta a possibilidade de levantar questões basilares para problemas atuais da empresa.

Metas financeiras empresariais

Ao levantar os problemas e possíveis soluções através das comparações, será necessário traçar metas para fechar essas lacunas identificadas e, claro, disciplina no planejamento.

Programar e manter

Após o planejamento e as metas, será a hora de implementar efetivamente, esse processo se estende, pois, uma vez implementado, será necessário atualizar e manter.

Quais são os tipos de benchmarking existentes?

Dentre benchmarking exemplos, o mais conhecido e icônico é o da Xerox (empresa), que desmontou os equipamentos das concorrentes para saber qual era o processo e componentes que permitia: comercializar os produtos de forma mais em conta.

Além disso, existem tipos de benchmarking, sendo eles:

  • Benchmarking genérico: selecionar um setor e identificar as melhores práticas de empresas que atuam nele, com uma visão mais ampla;
  • Benchmarking interno: é a melhoria através da observação dos próprios processos internos. É muito utilizado em empresas com filiais ou quando determinados departamentos ganham notoriedade por suas práticas;
  • Benchmarking funcional: é uma análise das estratégias de outras empresas, não necessariamente do mesmo segmento, mas que permite aprender abordagens, técnicas e conhecimentos diversos para adaptá-los ao negócio;
  • Benchmarking competitivo: é pautado diretamente na análise da concorrência, sendo a modalidade mais complexa devido a dificuldade em se obter informações dos concorrentes, mas, muito valiosa quando se obtém sucesso;
  • Benchmarking de cooperação: é quando uma ou mais empresas firmam uma parceria e assim, compartilham técnicas, táticas, informações e conhecimento, proporcionando experiência e aprendizagem para todos os envolvidos.

Quais são as desvantagens e vantagens do benchmarking?

O benchmarking pode ser uma prática perigosa, pois, algumas empresas encaram ou se limitam à apenas uma cópia de sistemas já implementados, como se eles fossem uma receita a seguir, quando na verdade, requer alterações e adaptações.

Por vezes, é comum também um desvio de concentração ou expertise, empresas que se preocupam muito em tentar decifrar o mercado e concorrentes, e por isso, negligenciam suas operações atuais.

Além disso, algumas operações de benchmarking também podem levar empresas ao erro, por mensurar incorretamente dados ou realizar comparações indevidas.

Contudo, o benchmarking quando bem implementado e realizado, pode apresentar diversos benefícios para uma empresa.

Vantagens do benchmarking:

  • Encorajar a inovação e práticas diversificadas na empresa;
  • Fomentar mudanças e desenvolvimento constante;
  • Aperfeiçoar o conhecimento interno da organização, suas práticas e processos;
  • Melhorar as práticas da empresa em comparação com os seus concorrentes, superá-los ou manter ao menos em um patamar de competitividade;
  • Identificar projetos já realizados e saber já os caminhos que se deve seguir para obter êxito, bem como, já estar precavido dos eventuais problemas;
  • Aumentar o conhecimento de mercado;
  • Ganhar mais consistência nas práticas da empresa e consequentemente, aumentar o lucro e produtividade;
  • Reduzir custos e solucionar problemas enfrentados pela empresa.

Portanto, os benefícios do benchmarking englobam justamente a ideia de que as empresas devem aprender o que há de melhor no mercado e tentar aplicar isso em seu negócio, a fim de crescer e se desenvolver com essa prática.

Contudo, o benchmarking deve ser feito de forma cautelosa, sem nenhuma infração a lei e com respeito aos concorrentes, sempre. Vale lembrar que nem sempre a tática descoberta no mercado é a ideal para o negócio.

Por vezes, ao fazer o benchmarking será necessário pensar em adaptações ou até mesmo criar outras práticas que melhor se adaptem ao negócio ao invés de tentar assumir um modelo padrão.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *