Home Blog BKBR3: saiba tudo sobre as ações da Burguer King

BKBR3: saiba tudo sobre as ações da Burguer King

bkbr3

A Burguer King (BKBR3) é uma empresa do setor de varejo. A companhia, por sua vez é uma rede de restaurantes especializada em fast-food, sendo considerado uma das maiores do mundo.

As ações da BK Brasil (BKBR3) integram a bolsa de valores. Portanto, é possível que os investidores interessados nas oportunidades de investimentos nesse segmento de restaurante comprem papéis da empresa na bolsa de valores.

O que é a BK Brasil (BKBR3)?

Em primeiro lugar, a BK Brasil Operação E Assessoria A Restaurantes SA (BKBR3) é uma rede de hamburguerias. O grupo foi fundado em 1954 na Flórida, Estados Unidos.

É possível negociar as ações da empresa na B3 com o ticker BKBR3. A empresa possui mais de 228.105.447de ações gerenciadas, sendo 99,99% destas em free float.

Além da Burguer King, outras organizações também direcionam seus serviços para esse setor como, por exemplo, MC Donalds (MCDC34) e Imo S.A (MEAL3)

  1. MC Donalds: é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, com sede nos Estados Unidos;
  2. Imo S.A: O Grupo IMC – International Meal Company – é uma das maiores empresas de alimentação fora do lar no Brasil.

Dessa forma, diante da importância da BK Brasil (BKBR3) para esse setor de varejo, é relevante entender sua história e modelo de negócio.

Sendo assim, os investidores poderão utilizar as informações mais relevantes sobre a companhia para aportar de forma segura e assertiva.

O que faz a BK Brasil (BKBR3)?

A BK Brasil Operação e Assessoria a Restaurantes S.A é um master franqueado do Burger King Corporation no País, sendo considerada a segunda maior rede de hambúrguer do mundo.

A principal atividade da BK Brasil (BKBR3) é a venda, nos restaurantes da Burguer King, de:

  • Hambúrgueres de carne e frango;
  • Saladas;
  • Opções vegetarianas;
  • Acompanhamentos de lanches;
  • Sobremesas.

Como a BK Brasil (BKBR3) atua?

A BK Brasil atua no Brasil e no mundo.  A companhia possui mais de 15 mil lojas, servindo mais de 11 milhões de consumidores por dia em mais de 100 países ao redor do mundo.

Cerca de 90% dos restaurantes da empresa pertencem e são operados por franquias independentes, muitas delas administradas por empresas familiares que estão no ramo há décadas, por exemplo.

As ações BK Brasil (BKBR3): onde e como comprar?

O ticker da BK Brasil (BKBR3) é negociado na bolsa de valores brasileira. Dessa forma, é possível negociar seus papéis por meio de plataformas digitais.

O objetivo dessa tecnologia é justamente facilitar os investimentos. Além disso, zelar pela segurança de todos os investidores.

A empresa apresenta ações ordinárias (BRBR3 ON), papel que permite o direito de voto ao acionista em assembleias executivas.

Sendo assim, para que o investidor possa comprar ações da BK Brasil, ele deve realizar a abertura de uma conta em uma corretora de valores que preferir. Ainda, vale lembrar que a corretora precisa ser credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Após isso, é preciso fazer uma transferência TED com o valor direcionado dos aportes. Em seguida, é possível selecionar ações da Burguer King pelo ticker BKBR3.

Características das ações da BK Brasil (BKBR3)

bkbr3 2

Considerada uma Small Cap, a Burguer King (BKBR3) apresenta um capital bem pulverizado. Por exemplo, a  maioria dos grandes acionistas tem no máximo 10% do capital total da companhia, Além disso, a empresa participa do SMLL (Índice Small Cap) com 0,80%.

A classificação setorial da BK Brasil (BKBR3) através dos dados divulgados pela B3, é:
Consumo CíclicoHotéis e Restaurantes / Restaurante e Similares.

Ainda, seu segmento de listagem é Novo Mercado. Esse tipo prioriza empresas com o mais elevado padrão de governança corporativa e alta transparência. Por último, suas ações oferecem tag along de 100% ON. Além disso, seu free float é de 99,99%.

História da BK Brasil

A história do Burguer King se iniciou no ano de 1954. Foi nesse ano que a empresa surgiu, nos Estados Unidos. No entanto, somente em 2011 que a Burguer King Brasil iniciou suas operações no País.

Isso aconteceu com a sua configuração enquanto uma joint venture entre um fundo de investimento gerido pela Vinci Capital Gestora de Recursos Ltda. e uma subsidiária da Burger King Corporation.

Já em 2012, houve a primeira aquisição relevante: compra da BGK do Brasil S.A, umas das primeiras franqueadas no Brasil.

Em 2014 foi a vez da segunda compra. Nela, a BK Brasil adquiriu a BGNE Restaurantes e Comércio de Alimentos S.A., franqueada Burger King no Brasil.

Além disso, nesse ano a BK recebeu o investimento da Sommerville Investments B.V, uma subsidiária da Temasek, que se tornou acionista da Companhia, por meio de aumento de capital.

Em 2015, a Burger King Brasil realizou mais aquisições, como, por exemplo, a King Food CO Comércio de Alimentos S.A. e a Good Food RS Comércio de Alimentos S.A. Além disso, houve a compra de dois restaurantes da BGMAXX Comércio de Produtos Alimentícios Ltda.

Já em 2016 a BK incorporou a Prima Cena Empreendimentos e Participações S.A., sua controladora direta. Além disso, nesse ano, recebeu o investimento do Montjuic Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia.

2017-2018

No ano seguinte, em 2017, a Burger King Brasil incorporou a W2DMA Comércio de Alimentos Ltda., a BKRJ1 Participações S.A. e a BKRJ2 Participações S.A.

Além disso, nesse ano, as ações da Companhia começaram a ser negociadas na B3 no segmento do Novo Mercado, sob a sigla “BKBR3”.

O IPO da empresa consistiu em uma oferta primária de 49.230.769 de ações ordinárias e uma oferta secundária de 60.946.670 ações ordinárias, totalizando R$1,9 bilhão.

Por fim, foi em 2018 que a empresa realizou um contrato com a Popeyes Louisiana Kitchen, Inc. Com isso, passou a ter o direito exclusivo de desenvolver e operar restaurantes da marca Popeyes no Brasil.

Linha do tempo da BK Burguer

  • 1954: Criação da Burguer King, nos EUA;
  • 2011: Início das operações da Burguer King no Brasil;
  • 2013: Primeira aquisição da empresa. Compra da BGK do Brasil S.A;
  • 2014: Compra da BGNE Restaurantes e Comércio de Alimentos S.A e recebimento de investimentos;
  • 2015: Diversas aquisições são feitas;
  • 2016: Incorporação da Prima Cena Empreendimentos e Participações S.A e recebimento de investimentos;
  • 2017: Incorporações de empresas e abertura do capital na bolsa de valores enquanto Novo Mercado;
  • 2018: Contrato com a Popeys Lousiana Kitchen, Inc.

Como ganhar dinheiro com as ações da BK Brasil (BKBR3)?

bkbr3 3

Existem algumas maneiras de conseguir lucros com as ações da BK Brasil (BKBR3). O acionista pode, por exemplo, adquirir dinheiro através da venda de suas ações por um valor mais alto do que o custo de compra delas.

No entanto, essa atuação não o configura como um sócio, acionista ou investidor, mas um trader, já que o intuito é ter somente lucro em curto prazo. Por essa razão, vale definir o seu perfil do investidor e mapear os seus intuitos financeiros.

Desse modo, é importante que o investidor observe algumas questões que influenciam na hora de investir.

Sendo assim, dentre as questões, por exemplo, é interessante considerar a busca pela diversificação da sua carteira de ativos, realizando aportes em renda fixa e renda variável.

Antes de fazer uma compra, portanto, se recomenda que o acionista analise a segurança, a liquidez e a rentabilidade das ações que integram a B3.

Dessa forma, priorizar alta liquidez ou rentabilidade vai depender de cada caso. Isso porque o investidor pode comprar ações para o curto, médio ou longo prazo de tempo.

Vale a pena investir na BK Brasil (BKBR3)?

A Burguer King se configura como uma das maiores redes de hambúrgueres do mundo. A proposta dos fast-foods, em geral, é de trazer maior praticidade para o público em relação a outros setores de alimentação.

Além disso, trata-se de um segmento menos afetado por crises econômicas pela sua importância mesmo em tempos adversos.

Em compensação, a empresa teve uma oferta pública inicial recente, o que pode ser negativo para entender o histórico de desempenho da empresa como, por exemplo, o pagamento de dividendos.

Por essa razão, é interessante, antes de realizar a compra de ações da Burguer King, realizar uma análise fundamentalista.

Assim, será possível acompanhar seus investimentos e conferir se eles estão sendo feitos de maneira prudente. Isso vale tanto para a BK Brasil (BKBR3) como para outra empresa da bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *