Como pagar boleto vencido? Saiba o que fazer

boleto vencido

O boleto vencido pode causar dores de cabeça desde os juros e multas acrescidos pelo não pagamento na data estipulada, até o procedimento para atualização do boleto. O ideal é sempre pagar as contas em dia.

No entanto, o boleto vencido ganhou uma nova roupagem. Os juros e multas continuam existindo e devem ser evitados ao máximo. Contudo, existem novas regras sobre boleto atrasado.

O boleto vencido teve algumas alterações na plataforma de cobrança e na necessidade de ter que realizar o pagamento de contas em atraso na instituição bancária emissora. Essas alterações visam trazer mais praticidade para o pagador.

Onde pagar boleto vencido

boleto vencido

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) desenvolveu um sistema de cobrança para que o pagador possa quitar o boleto vencido em qualquer banco. As novas regras para pagar boleto vencido permitem que o pagamento pode ser feito em qualquer agência, caixa eletrônico ou internet banking.

Atualizar boleto vencido

Além da dinamização da aceitação do pagamento, não é mais necessário emitir uma segunda via do boleto. O atual boleto irá gerar automaticamente no pagamento

  • Juros do boleto vencido;
  • Multas do boleto vencido;
  • Horário-limite de pagamento não sofre alteração.

No entanto, nem todos os cobradores estão dentro dessa nova plataforma de cobrança. A FEBRABAN ocorre por etapas de implementação.

Ou seja, os registros para o recente modelo acontecem de acordo com a empresa ou instituição beneficiária.

Como calcular juros e multas 

Antes de saber como calcular juros e multas, é válido lembrar que cadastrar o cartão no DDA e o débito automático pode ser um ótimo aliado para fugir das multas e juros por atraso de pagamento de boleto.

Ao pagar o boleto vencido esteja atento ao:

  1. Valor original do boleto;
  2. Data de vencimento;
  3. Data em que o boleto está sendo pago.

O Código de Defesa do Consumidor estipula o limite da multa no valor do boleto multiplicado por até 2%, onde o valor total da equação é acrescido ao valor original da conta.

Já para a cobrança da taxa de juros ocorre o percentual de até 1% a.m, ou seja, além dos 2% total, a cada mês é somado mais 1% de juros de mora ao valor original.

Dicas para pagar boletos

Alguns passos podem ajudar para não desorganizar o planejamento financeiro. Além de não ser necessário desembolsar um valor a mais do que seria pago inicialmente.

  1. Ter organização: em caso de boletos impressos, é recomendável separar um espaço específico para boletos pagos e para os que ainda serão quitados;
  2. Estar atento a data de vencimento: muitas contas ficam em atraso apenas por falta de atenção a data de vencimento;
  3. Cadastrar o débito automático de contas fixas: facilita na organização e não corre o risco de atrasar as contas. No entanto, essa opção deve ter alguns cuidados;
  4. Usar aplicativo ou planilha para controle financeiro: diversos aplicativos têm funções gratuitas para gestão de finança. O velho papel ou uma planilha também são boas opções para ter mais controle financeiro;
  5. Evitar deixar o pagamento para o dia de vencimento: optar por pagar a conta no dia do vencimento pode trazer muita complicação. Imprevistos acontecem, é preciso se prevenir.

Executar pequenas mudanças comportamentais fazem com que o boleto vencido não seja mais uma questão recorrente.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos