Home Blog Como pagar boleto vencido? Saiba o que fazer

Como pagar boleto vencido? Saiba o que fazer

boleto vencido

O boleto vencido pode causar dores de cabeça desde os juros e multas acrescidos pelo não pagamento na data estipulada, até o procedimento para atualização do boleto. O ideal é sempre pagar as contas em dia.

No entanto, o boleto vencido ganhou uma nova roupagem. Os juros e multas continuam existindo e devem ser evitados ao máximo. Contudo, existem novas regras sobre boleto atrasado.

O boleto vencido teve algumas alterações na plataforma de cobrança e na necessidade de ter que realizar o pagamento de contas em atraso na instituição bancária emissora. Essas alterações visam trazer mais praticidade para o pagador.

Onde pagar boleto vencido

boleto vencido

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) desenvolveu um sistema de cobrança para que o pagador possa quitar o boleto vencido em qualquer banco. As novas regras para pagar boleto vencido permitem que o pagamento pode ser feito em qualquer agência, caixa eletrônico ou internet banking.

Atualizar boleto vencido

Além da dinamização da aceitação do pagamento, não é mais necessário emitir uma segunda via do boleto. O atual boleto irá gerar automaticamente no pagamento

  • Juros do boleto vencido;
  • Multas do boleto vencido;
  • Horário-limite de pagamento não sofre alteração.

No entanto, nem todos os cobradores estão dentro dessa nova plataforma de cobrança. A FEBRABAN ocorre por etapas de implementação.

Ou seja, os registros para o recente modelo acontecem de acordo com a empresa ou instituição beneficiária.

Como calcular juros e multas 

Antes de saber como calcular juros e multas, é válido lembrar que cadastrar o cartão no DDA e o débito automático pode ser um ótimo aliado para fugir das multas e juros por atraso de pagamento de boleto.

Ao pagar o boleto vencido esteja atento ao:

  1. Valor original do boleto;
  2. Data de vencimento;
  3. Data em que o boleto está sendo pago.

O Código de Defesa do Consumidor estipula o limite da multa no valor do boleto multiplicado por até 2%, onde o valor total da equação é acrescido ao valor original da conta.

Já para a cobrança da taxa de juros ocorre o percentual de até 1% a.m, ou seja, além dos 2% total, a cada mês é somado mais 1% de juros de mora ao valor original.

Dicas para pagar boletos

Alguns passos podem ajudar para não desorganizar o planejamento financeiro. Além de não ser necessário desembolsar um valor a mais do que seria pago inicialmente.

  1. Ter organização: em caso de boletos impressos, é recomendável separar um espaço específico para boletos pagos e para os que ainda serão quitados;
  2. Estar atento a data de vencimento: muitas contas ficam em atraso apenas por falta de atenção a data de vencimento;
  3. Cadastrar o débito automático de contas fixas: facilita na organização e não corre o risco de atrasar as contas. No entanto, essa opção deve ter alguns cuidados;
  4. Usar aplicativo ou planilha para controle financeiro: diversos aplicativos têm funções gratuitas para gestão de finança. O velho papel ou uma planilha também são boas opções para ter mais controle financeiro;
  5. Evitar deixar o pagamento para o dia de vencimento: optar por pagar a conta no dia do vencimento pode trazer muita complicação. Imprevistos acontecem, é preciso se prevenir.

Executar pequenas mudanças comportamentais fazem com que o boleto vencido não seja mais uma questão recorrente. Para mais informações como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais dicas!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *