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Brand Lift: saiba como mensurar o interesse em sua marca!

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Mensurar o Brand Lift é bastante importante para nortear o resultado das ações de empresas. A partir dele, é possível observar a eficácia das estratégias de marketing utilizadas pelo negócio.

No entanto, muitos empresários ainda não sabem como detectar o Brand Lift de sua marca. Por conta disso, vale a pena entender mais sobre esse tema.

Mas afinal, o que é Brand Lift?

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O Brand Lift é uma estratégia de percepção dos resultados de uma campanha publicitária para a relação da marca com seus clientes.

É através desses dados que a empresa observa os impactos da sua transmissão de mensagens no processo de conquista do consumidor.

Entre os dados oferecidos pela mensuração de interesse, estão:

  • Recall;
  • Favorabilidade;
  • Reconhecimento de marca;
  • Intenção de compra;
  • Interesse de compra.

A partir dessas informações, é possível fazer ajustes em campanhas existentes e criar novas estratégias de interação com o público.

Como funciona o Brand Lift?

Não basta saber o que é a mensuração de marca se você não souber a forma como ele funciona.

Comumente, ela é feita através de dois tipos de pesquisa, questionando:

  1. Quem foi exposto às campanhas;
  2. Quem não teve acesso a algum esforço de comunicação.

Após isso, os resultados são comparados, demonstrando o “Lift” (ou resultado) da campanha.

Vale lembrar que ‘Brand’ está relacionado ao termo branding, que representa a percepção da marca pelo público.

Como fazer um monitoramento de marca com o Brand Lift?

A pesquisa de Brand Lift tem o objetivo principal de entender a reação dos consumidores após alguma ação de marketing.

Mas você sabe quais perguntas são importantes no estudo de Brand Lift?

É preciso que os questionamentos sejam desenvolvidos a partir das seguintes métricas:

  • Awareness: conhecimento da marca e de seus produtos e serviços, nesse caso, geralmente se almeja a posição de top of mind;
  • Atitude perante a marca: opinião acerca da qualidade, valores e atratividade da empresa;
  • Intenção de compra: possibilidade dos consumidores comprarem algo da marca;
  • Apelo: o quanto o consumidor gosta da empresa;
  • Recall: o nível de lembrança de uma ação publicitária específica.

Uma boa forma de encontrar esses dados é através de ferramentas de pesquisa NPS (Net Promoter Score). Elas servem para medir a satisfação e lealdade dos clientes.

Na elaboração dessas perguntas, é preciso direcionar o consumidor para que ele informe todos esses dados.

Como exemplos de perguntas de Brand Lift, temos:

  • Você se lembra de ter visto algo sobre a Marca X na última semana? Se sim, onde?
  • Qual a primeira coisa em sua mente ao lembrar da Marca X?
  • Você recomendaria algum produto da Marca X para seus familiares?

Elas são bastante utilizadas em vídeos no Youtube, por exemplo. Assim, ficando possível obter informações sobre a percepção da marca do cliente de uma maneira simples e prática.

Quais os benefícios de fazer uma pesquisa de Brand Lift?

Utilizar perguntas concisas para mensurar o impacto das campanhas de marketing oferece diversos benefícios para qualquer empresa.

Isso porque, através dessas informações, os negócios conseguem identificar incompatibilidades com seus consumidores. Assim, conseguindo alinhar suas expectativas e desenvolver novas estratégias de marketing.

Por isso, vale a pena implementar o Brand Lift pela sua empresa e aproveitar os resultados obtidos através dessa pesquisa. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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