Home Blog BRDT3: Como lucrar com ações da BRDT3?

BRDT3: Como lucrar com ações da BRDT3?

brdt3

A Petrobras Distribuidora (BRDT3), também conhecida como BR Distribuidora, é uma empresa que atua no segmento de distribuição e venda de combustíveis derivados de petróleo. Além disso, ela é considerada a maior do Brasil em volume de vendas.

As ações da Petrobras Distribuidora (BRDT3) estão listadas na bolsa de valores brasileira, com participação de 1,40% no Ibovespa. Sendo assim, os investidores que acharem o setor uma boa oportunidade podem comprar papéis da empresa na B3.

O que é a Petrobras Distribuidora (BRDT3)?

Em primeiro lugar, a Petrobras Distribuidora (BRDT3) é responsável pela atuação no setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, sendo uma ex-subsidiária da Petrobrás.

Criada no ano de 1971, a empresa teve sua Oferta Pública Inicial (IPO) em 2017. A BR Distribuidora oferta suas ações na B3 pelo ticker BRDT3.

Sendo assim, na bolsa de valores, a empresa possui mais de 1,1 bilhões de ações gerenciadas, sendo
62,50% destas em free float.

Além da BR, outras companhias fazem parte desse nicho, sendo elas, por exemplo, a PetroRio (PRIO3) e a Enauta Participações (ENAT3):

  1. PetroRio: é uma empresa privada com foco na produção de petróleo, gás e biocombustíveis, além da recuperação de ativos em produção;
  2. Enauta Participações: é uma de exploração de petróleo. Além disso, a empresa controla a Enauta Energia, antiga Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A.

Sendo assim, diante da importância da BR Distribuidora (BRDT3) e do seu setor de atuação, vale entender a trajetória e histórico da companha para que, assim, se possa tomar uma decisão assertiva.

O que faz a Petrobras Distribuidora (BRDT3)?

Em primeiro lugar, a principal atividade da Petrobras Distribuidora é a distribuição de combustíveis e lubrificantes para empresas de diferentes setores. São eles, por exemplo, os de:

  • Siderurgia;
  • Mineração;
  • Papel e celulose;
  • Cimento;
  • Transporte;
  • Aviação;
  • Termelétricas;
  • Agronegócio.

Em segundo lugar, a companhia também produz e vende produtos asfálticos, por meio de sua subsidiária integral Stratura Asfaltos S.A, como, por exemplo:

  • Cimento asfáltico de petróleo (CAP);
  • Asfalto diluído de petróleo (ADP);
  • Emulsões asfálticas convencionais e com polímero;
  • Asfalto borracha e asfaltos modificados com polímero.

Como a Petrobras Distribuidora (BRDT3) atua?

A BR Distribuidora (BRDT3) tem atuação em todo o território nacional, possuindo a maior capilaridade do mercado de distribuição de combustíveis e lubrificantes do Brasil.

A empresa serve 7.817 postos de serviço com bandeira “BR” e cerca de 18,5 mil clientes dos segmentos de grandes consumidores, produtos de aviação.

Sendo assim, a companhia vale da sua infraestrutura logística para em todas as unidades federativas do país, contando com, por exemplo:

  • 44 bases operadas pela BR;
  • 8 armazenagens em portos;
  • 4 operadores logísticos, totalizando 95 unidades operacionais;
  • 11 depósitos de lubrificantes;
  • 4 operadores logísticos de lubrificantes
  • Atuação em 90 aeroportos.

Além disso, os segmentos operacionais da Petrobras Distribuidora são:

  • Rede de Postos: Em primeiro lugar, se tem a venda de combustíveis derivados de petróleo, lubrificantes, gás natural veicular, biocombustível e produtos de conveniência da companhia;
  • B2B: Venda de derivados de petróleo, lubrificantes e prestação de serviços associados em todos os segmentos de atuação no mercado de grandes consumidores da empresa;
  • Aviação: Venda de produtos e serviços de aviação em aeroportos do País para as companhias aéreas nacionais e estrangeiras;
  • Corporativo: Itens vinculados à gestão financeira corporativa, o overhead relativo à Administração Central e outras despesas, como, por exemplo, as atuariais referentes aos planos de pensão e de saúde destinados aos aposentados e pensionistas.

Ações da Petrobras Distribuidora (BRDT3): onde e como negociar?

O ticker da BR Distribuidora (BRDT3) é vendido na bolsa de valores brasileira. Sendo assim, é possível comprar ações da empresa através de sistemas virtuais, como é caso do home broker.

Portanto, sobre os papéis da empresa, estes se configuram como ações ordinárias (BRDT3 ON). Esse tipo de ação oferta direito ao voto durante as assembleias empresariais.

Sendo assim, para comprar ações da BR Distribuidora, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores. Esta, por sua vez, deve ser credenciada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em seguida, o investidor deve efetuar uma transferência TED, com o valor direcionado para o aporte. Por último, ele poderá selecionar as ações da Petrobrás Distribuidora, referidas como BRDT3.

Características das ações da Petrobrás Distribuidora (BRDT3)

brpt32

A BR Distribuidora é uma Mid Cap. Embora seja considerada uma empresa privada, possui enquanto o maior sócio a Petrobrás, controlada pelo Estado. Sendo assim, o Petróleo Brasileiro S.A conta com 37,5% das ações ordinárias.

Além disso, a empresa participa do IBOV (Índice Ibovespa), com 1,40% de participação, e do IDIV (Índice Dividendos), com 2,76%.

A classificação setorial da Petrobras Distribuidora (BRDT3), segundo as informações disponíveis na B3, é: Petróleo. Gás e Biocombustíveis / Petróleo. Gás e Biocombustíveis / Exploração. Refino e Distribuição

Ainda, o segmento de listagem na bolsa de valores é o Novo Mercado. Esse tipo de segmento prioriza empresas com boa governança corporativa e alta transparência. Por fim, suas ações oferecem Tag Along de 100% ON, além de free float de 62,5%

História da BR Distribuidora

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a história da BR Distribuidora está bastante integrada com a da Petrobrás. No início dos anos 70, dentro de um contexto de transformações na Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A), cria-se a Petrobras Distribuidora S.A.

Em 1973, a Petrobrás lança a linha de lubrificantes automotivos Lubrax, presente no mercado até hoje. No ano seguinte, em 1974, a BR assume o posto de maior distribuidora de derivados do petróleo do País.

Após duas décadas, em 1992, a BR cria, junto com o governo do Estado de Pernambuco, por meio de sua subsidiária Gaspetro, a Copergás. Sendo assim, a empresa passa esta a herdar a rede de gasodutos herdados da Petrobras.

Em 1993, a Petrobras passa a utilizar o logo da BR, sendo este usado pelo Sistema Petrobras até os dias atuais. É no ano de 1994 que a empresa inaugura a “BR Mania“, loja de conveniência integrada nos postos da BR.

Século 21

Em 2000, a Petrobrás anuncia o fechamento do seu capital. Já em 2004, anuncia a compra da Agip do Brasil, que opera com a marca Liquigás, por US$ 450 milhões. Como consequência, a compra resultou na criação de uma subsidiária da BR Distribuidora, a Liquigás Distribuidora.

Na década de 10, em 2017, a empresa reabre seu capital na B3, sendo listada no Novo Mercado. Em 2018, anuncia a venda da Liquigás para a Ultragaz, do Grupo Ultra. No entanto, em fevereiro, o CADE decide vetar a compra da empresa pelo Grupo Ultra.

Por fim, em 2019, a Petrobras, vende o controle da BR Distribuidora na bolsa de valores, tornando a companhia uma empresa privada. Contudo, parte das ações ainda são detidas pela Petrobrás.

Linha do tempo da BR Distribuidora

  • 1970: Criação da Petrobras Distribuidora S.A;
  • 1973: Petrobrás lança a linha de lubrificantes automotivos Lubrax;
  • 1974: BR assume o posto de maior distribuidora de derivados do petróleo do País;
  • 1992: BR cria, junto com o governo do Estado de Pernambuco, a Copergás;
  • 1993: Petrobras passa a utilizar o logo da BR, o qual se usa até hoje;
  • 1994: Inauguração da “BR Mania”, loja de conveniência integrada nos postos da BR.

Século 21

  • 2000: Petrobrás anuncia o fechamento do seu capital;
  • 2004: Companhia anuncia a compra da Agip do Brasil, que opera com a marca Liquigás;
  • 2017: Empresa reabre seu capital na B3;
  • 2018: Companhia anuncia a venda da Liquigás para a Ultragaz, do Grupo Ultra. No entanto, em fevereiro, é vetado;
  • 2019: Venda do controle da BR Distribuidora na bolsa de valores.

Como lucrar com as ações da BR Distribuidora (BRDT3)?

brdt33

Há várias formas de lucrar com as ações da Petrobras Distribuidora (BRDT3). Uma das formas, por exemplo, é o ganho de dividendos: a empresa apresenta em seu histórico um quadro recorrente de pagamento de proventos.

Em segundo lugar, é possível obter lucros através da venda de ações por um preço mais alto que o valor comprado. Quem faz isso é considerado um trader.

No entanto, essa escolha vai depender do seu perfil enquanto investidor. Portanto, é importante traçar seus objetivos financeiros antes de comprar ações.

Uma das questões a se atentar, por exemplo, é diversificação da carteira de ativos. Portanto, o acionista deve criar uma carteira que tenha renda variável, mas também renda fixa, de forma que não direcione todos os aportes em só um tipo de investimento.

Além disso, é importante ficar atento a liquidez, rentabilidade e segurança de um papel antes da compra. Por fim, vale lembrar que priorizar rentabilidade ou liquidez depende do seu propósito.

Vale a pena investir nas ações da BR Distribuidora (BRDT3)?

Atualmente, a Petrobras Distribuidora (BRDT3) é a maior empresa do setor de distribuição de combustíveis no Brasil. Como ponto positivo, a companhia tem o pagamento recorrente de dividendos, participando até mesmo do IDIV. Além disso, possui uma dívida sob controle.

No entanto, a empresa ainda possui participação estatal, o que pode ser visto como um fator negativo para o investidor. Nesse caso, mudanças de gestões podem impactar as operações da companhia. Além disso, a Petrobrás pode ter maior participação nas decisões em assembleias.

Considerando esses fatores, portanto, é interessante que se faça uma análise fundamentalista. Dessa forma, será possível escolher os investimentos de forma segura e assertiva. Isso vale tanto para a BR Distribuidora (BRDT3) como para outra empresa da bolsa de valores.

Qual é o Tag Along das ações da BRDT3?

A BR Distribuidora apresenta um Tag Along de 100% ON.

A BRDT3 participa do Ibovespa?

A empresa tem participação no IBOV de 1,40%. Além disso, participa do IDIV, com 2,76%.

Qual é o segmento de listagem da BRDT3?

A BR Distribuidora participa do Novo Mercado, segmento que valoriza empresas com boa governança e alta transparência.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *