Home Blog CARD3: descubra tudo sobre as ações da CSU CardSystem

CARD3: descubra tudo sobre as ações da CSU CardSystem

CSU CARDSYSTEM CARD3 INVESTIMENTOS

As ações da CSU CardSystem (CARD3) são um importante elemento dentro da Bolsa de Valores brasileira.

A CSU CardSystem (CARD3) desperta grande interesse dos investidores e traders que operam na Bolsa por possuir expressividade no mercado financeiro.

O que é a CSU CardSystem (CARD3)?

A CSU CardSystem (CSU CardSystem S.A.) é uma empresa brasileira de prestação de serviços de tecnologia voltados ao consumo que está presente no mercado desde 1992 e é negociada na B3 sob o código CARD3.

A empresa tem como atividade principal o desenvolvimento de programas de cartões de crédito e meios de pagamento eletrônicos.

Ao todo, são 4 divisões de negócio dentro da empresa, que conectam bancos, financeiras, varejistas, empresas de serviços e consumidores em todo o país.

Por conta de sua relevância para o mercado financeiro e a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é importante entender sua história, atuação e modelo de negócio.

Dessa forma, você consegue tomar decisões de investimento bem fundamentadas e aumentar seus lucros.

História da CSU CardSystem (CARD3)

csu cardsystem investimentos card3

A CardSystem Ltda. foi criada em 1992, por Marcos Ribeiro Leite. Na época, a empresa era uma processadora independente de meios eletrônicos de pagamento.

Em 1996, CSU foi a primeira empresa brasileira a trabalhar com as bandeiras Visa, MasterCard e American Express.

Em 1997, a companhia adquiriu a UPSI Informática. Já no ano de 2000, iniciou a divisão MarketSystem.

No ano seguinte, a companhia iniciou as atividades da TeleSystem, atual CSU Contact. Através dela, a empresa prestava serviços de BPO de atendimento para clientes da Divisão CardSystem.

A CSU CardSystem fundou, em 2003, o Instituto CSU, o braço de responsabilidade social da companhia.

Em 2005, a empresa se consolidou como a maior processadora independente de cartões da America Latina.

Foi em 2006 que a companhia abriu seu capital na bolsa de valores brasileira, então BM&FBovespa. Ela foi a primeira empresa do seu segmento a ser listada no Novo Mercado, o mais alto grau de governança.

De 2010 a 2013, a empresa investiu em novas tecnologias, lançando o site Alphaview e novas soluções, como: OPTe+, C360 e CSU.ITS.

Em 2018, a empresa retomou a prestação de serviço de processamento aos adquirentes e, no ano seguinte, continuou lançando novas soluções tecnológicas e acelerando seu crescimento.

Ao longo de sua história, a CSU CardSystem foi pioneira em um setor onde bancos e grandes varejistas ainda não emitiam seus próprios cartões.

A empresa segue com uma rede de empresas subsidiadas que, juntas, formam uma única com um vasto portfólio e diversas áreas de atuação.

Como atua a CSU CardSystem (CARD3)?

As soluções da CSU CardSystem integram e conectam bancos, financeiras, varejistas e empresas de serviços de todo o país.

Essa estratégia visa flexibilizar e customizar os serviços da companhia, que mantém o pioneirismo no lançamento de produtos e soluções financeiras.

O negócio de divide em 4:

  1. CSU CardSystem: especializada na gestão e processamento de meios eletrônicos de pagamento;
  2. CSU MarketSystem: integra soluções de marketing direto para ações de customer engagement;
  3. CSU ITS: focada em gestão e terceirização de data center;
  4. CSU Contact: atua no segmento de contact center, gerindo múltiplos canais de acionamento e desenvolvendo programas para a compra, recuperação, cobrança e atendimento de clientes.

O crescimento da CSU está ligado ao domínio de cartões de crédito como forma de pagamento, algo que vem se desenvolvendo ao longo dos anos.

Produtos e serviços da CSU CardSystem (CARD3)

A atividade principal da CSU CardSystem é a produção de programas de cartões de crédito e meios de pagamento eletrônicos.

Entre seus principais serviços oferecidos, estão:

  • Gestão e Terceirização de Data Center;
  • Soluções Customizadas de Loyalty;
  • E-commerce;
  • Vendas.

Além disso, o portfólio da CSU inclui serviços de crédito e contact center.

Ações da CSU CardSystem (CARD3): onde e como são negociadas?

O ticker da CSU CardSystem CARD3 é negociado na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As transações são feitas em um ambiente eletrônico, sem burocracia e de forma prática, com controle e segurança.

A CSU CardSystem (CARD3) só possui ações ordinárias (ON) na bolsa de valores, que dão direito a voto nas assembleias da companhia.

As ações da CSU CardSystem oferecem Tag Along de 100% ON, além de um Free Float de 36,28%.

classificação setorial da CSU CardSystem, segundo o site da B3, é: Bens Industriais; Serviços e Serviços Diversos.

Já seu Segmento de Listagem na bolsa de valores brasileira é o Novo Mercado.

Como comprar ações da CSU CardSystem?

Para comprar ações da CSU CardSystem, basta baixar o aplicativo de sua corretora de valores favorita e abrir uma conta de investimento.

Após isso, você deverá fazer uma transferência TED do valor que deseja aplicar e escolher as ações da CSU CardSystem representadas pelo ticker CARD3.

Como ganhar dinheiro com as ações da CSU CardSystem?

csu cardsystem card3

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores com as ações da CSU CardSystem (CARD3).

Através do ganho de dividendos, o investidor pode obter uma renda extra ou mais capital para reinvestir em seu portfólio de ativos.

Além disso, com a diversificação, é possível se proteger contra altas volatilidades compondo uma carteira com ativos diferentes, podendo ser de renda fixa ou renda variável.

É possível também diversificar em apenas um estilo de investimento. Por exemplo, na renda variável você pode escolher ações de diversos setores e, assim, minimizar o risco de ter prejuízos.

Nesse sentido, é importante se atentar aos seguintes fatores:

  • Liquidez: facilidade em que o ativo pode ser convertido em dinheiro;
  • Segurança: grau de risco da aplicação;
  • Rentabilidade: retorno obtido a partir do capital investido.

Dependendo do objetivo financeiro do investidor, manter uma boa rentabilidade pode ser mais vantajoso que buscar uma alta liquidez.

Vale a pena investir na CSU CardSystem (CARD3)?

A CSU CardSystem é a maior processadora independente de meios eletrônicos de pagamento da América Latina.

Por conta disso, pode representar uma opção de exposição ao setor financeiro.

Mesmo assim, antes de tomar sua decisão de investimento na CSU CardSystem (CARD3), é importante fazer uma análise dos fundamentos da empresa para descobrir se suas ações estão sendo negociadas na bolsa por um preço justo.

Você pode comparar de forma rápida e prática os principais indicadores da análise fundamentalista através do Método Empreender Dinheiro para Investir em Ações. Tudo com apenas uma ferramenta e em poucos minutos.

Assim, você consegue decidir como, onde e quando investir em determinada empresa e aumentar sua rentabilidade na bolsa de valores, seja com a CSU CardSystem (CARD3) ou com outra empresa.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *