Home Blog Conheça 6 benefícios em usar carro compartilhado

Conheça 6 benefícios em usar carro compartilhado

carro compartilhado 1

Uma tendência que chega para beneficiar não apenas no setor econômico e ambiental da utilização do carro, mas também para melhorar as condições do trânsito. Principalmente nas grandes cidades, o uso do carro compartilhado está cada vez mais em ascensão.

Um hábito que aos poucos ganha espaço no dia a dia das pessoas. O carro compartilhado surgiu dentro do contexto da economia compartilhada e tem permitido que pessoas economizem e ganhem tempo e dinheiro, tudo ao mesmo tempo.

O carro compartilhado é uma forma que possibilita pessoas a alugar o carro de uma terceira pessoa por um determinado período, prestar serviços de carona e afins. O car sharing promete ser uma função progressivamente demandada.

Benefícios de utilizar o carro compartilhado

Estima-se que os carros passam cerca de 22 horas ociosos. Ou seja, o compartilhamento de carros faz com que haja diminuição no espaço ocupado pelos carros nas ruas durante esse período. Mas as vantagens não estão restritas a isso.

Optar pela locação de carros não quer dizer viver sem carro. Apenas significa que a utilização do automóvel será mais efetiva, tanto para quem disponibiliza o próprio carro, quanto para quem pega a carona.

1. Melhor qualidade no trânsito

O aluguel de carro particular  não é nenhum mistério e a melhoria no trânsito causada pelo compartilhamento de carros, muitas vezes solicitado por aplicativo de car sharing, é comprovada.

Esse fato influencia em diversos outros aspectos. Por exemplo, a diminuição do estresse, menos congestionamento e melhoria na qualidade de vida para a população.

2. Mais sustentabilidade

A redução de carros na rua impacta direta e positivamente o meio ambiente. Isto é, quanto menor a quantidade de automóveis circulando, menor a emissão de gases poluentes.

3. Diminuição do espaço de estacionamento

Minimizar o espaço utilizado para guardar carros através da atitude de alugar carro e compartilhar ajuda a aproveitar a cidade para outros fins. Diversas pesquisas apontam que 25% das construções na cidade são voltadas para fins de estacionamento.

Ou seja, buscar carros para alugar traz vantagens econômicas, estruturais, ambientais e financeiras.

4. Renda extra com o carro compartilhado

Um dos maiores benefícios de quem pensa se vale a pena alugar carro é a ideia do retorno financeiro por esse compartilhamento. Realmente, o serviço de compartilhamento de carros pode trazer uma renda extra.

No entanto, como qualquer outra atividade, é preciso avaliar as vantagens e desvantagens de disponibilizar o carro para terceiros. Cada situação exige uma avaliação específica, baseado no contexto inserido.

5. Novas amizades no carro compartilhado

O termo ‘cidade viva’ está sendo cada vez mais recorrido para dar o ar de que as pessoas não apenas estão na cidade, mas são a cidade. Através do serviço de carro compartilhado, é possível fazer novas amizades e explorar a cidade!

6. Economia

A economia compartilhada traz um impacto positivo para a sociedade enquanto um todo.

Além disso, tanto quem aluga o carro quanto quem busca o automóvel no aplicativo pode economizar mais do que utilizando o carro só ou até mesmo comprando o próprio carro.

Ou seja, carro compartilhado  é um serviço que traz opções de transporte mais convenientes para ambos os lados. Para mais dicas como esta, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *