Home Blog Carro novo ou usado: faça a comparação e saiba como escolher

Carro novo ou usado: faça a comparação e saiba como escolher

carro novo ou usado

Para quem se planeja financeiramente e sempre compara preços, é normal surgir a dúvida “carro novo ou usado” na hora de comprar um automóvel.  

Existem vantagens e desvantagens entre um carro novo ou usado. Você pode avaliar quais são suas necessidades, prioridades e orçamento, e assim, escolher o melhor para você, com educação financeira. 

Comprar um carro novo ou usado? Essa pergunta frequente deve ser respondida, de acordo com as necessidades de cada consumidor.  Abaixo, alguns fatores que você pode levar em consideração na hora de tomar essa decisão.  

Como escolher um carro?

Carro-novo-ou-usado-2 

Existem alguns tópicos que você pode analisar calmamente e escolher entre um carro novo, seminovo ou usado

1. Condição financeira do comprador  

Como qualquer decisão envolvendo suas finanças, decidir sobre a compra de um carro envolve muita organização financeira.   

Esteja atento para que sua decisão caiba no seu orçamento, e que as parcelas sejam pagas consistentemente. 

2. Depreciação do veículo  

Um dos grandes inimigos do carro 0 km é a desvalorização que ele sofre ao sair da concessionária. Além disso, os primeiros anos do carro é o período em que o veículo mais perde o seu valor de compra.  

Se você pretende passar tempo indeterminado com o carro, talvez, esse não seja um fator determinante. Mas, para quem não costuma passar muito tempo com o mesmo veículo, essa depreciação pode ser um mau negócio.  

3. Seguro  

Como o carro é um bem que tem um valor bastante representativo, é importante, se prevenir contra perdas financeiras envolvendo o automóvel.  

O seguro costuma ser mais barato para carros novos, justamente, por ter uma probabilidade menor de desenvolver problemas. Mas, claro, o preço do seguro também depende muito do perfil do motorista.  

4. Manutenção 

Quando o assunto é manutenção, os carros novos podem apresentar certa vantagem, já que eles têm toda uma vida útil pela frente.  

Nos primeiros anos, as manutenções previstas têm preços razoavelmente baixos. Mas, com o passar do tempo, e com o desgaste do carro, os preços das manutenções tendem a ficar mais caros.  

5. Garantia 

Carros novos apresentam garantia de pelo menos 3 a 5 anos. Isso pode representar uma boa segurança para o comprador.  

Todavia, carros seminovos, se comprados ainda dentro do período da garantia, também, podem ser assegurados desse recurso até o prazo determinado pela concessionária. 

Caso o prazo da garantia já tenha expirado, antes de comprar o veículo, é recomendado a avaliação de um mecânico de confiança quanto o estado do carro em geral.  

6. Alternativas de pagamento 

Para a compra de carros novos, existe a possibilidade de consórcios, que pode representar uma boa economia na hora de adquirir o veículo (a depender das taxas e encargos relativos a operação).  

Além disso, se for necessário algum financiamento ou crédito, é recomendado que se busque aqueles com menores taxas de juros. Mas, mesmo assim, é necessário ter na ponta da caneta o seu orçamento para garantir que as parcelas serão pagas e nenhuma dívida maior seja contraída.  

Quais são as vantagens e desvantagens entre um carro novo ou usado?   

Para esclarecer mais ainda e ajudar o consumidor na hora da compra de um carro, listaremos algumas vantagens dos carros novos, seminovos e usados.  

Carros novos: 

  • Confiança que o carro vai estar 100%;
  • Sai da agência completamente regularizado;
  • Chances baixas de necessidade de manutenção nos primeiros anos;
  • Maior garantia;
  • Seguro mais baixo geralmente. 

Carros seminovos: 

  • Muitas vezes ainda tem garantia;
  • Preço mais barato por qualidade semelhante;
  • Pelo preço de um novo, você consegue um seminovo do mesmo modelo, porém, mais equipado. 

Carros usados: 

  • Preços mais baratos entre novos e seminovos;
  • Se o carro tiver em bom estado, o negócio é muito positivo;
  • IPVA menor. 

Com essas informações e mais estudo sobre o modelo de carro que você está buscando, escolher entre um carro novo ou usado, ficou muito mais fácil. Mas, é importante lembrar que a sua decisão precisa condizer com a sua realidade orçamentária, para que assim, o seu sonho de comprar o primeiro carro não vire um pesadelo financeiro.  Mais conteúdos de educação financeira? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *