Home Blog Carros para família: qual é o modelo ideal?

Carros para família: qual é o modelo ideal?

carros para familia 3

Quem tem filhos acaba necessitando de um automóvel que traga bem-estar para todos. Para isso, existem os carros para família.

Os carros para família costumam ser maiores e, por isso, oferecem bastante conforto para comportar bem todos os passageiros.

Quem procura por carros para família, geralmente possui mais de um filho. Além disso, pode ter animais em casa. Por isso, é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher o modelo ideal de carro.

O que é preciso analisar ao escolher um carro para a família?

Carros para família

Quando as marcas anunciam um novo modelo de carro para família, elas acabam destacando o espaço oferecido. Entretanto, esse não é o único fator que deve ser observado.

Quando analisamos a longo prazo, percebemos que as necessidades de uma família vão muito além disso.

Por isso, se você está procurando pelo modelo ideal de carro, fique atento ao que é preciso ser observado.

O tamanho da família importa?

Para famílias maiores, com mais de 3 filhos, um carro maior é mais indicado, como por exemplo um SUV. Entretanto, muitas vezes, os carros de 7 lugares podem até não ser necessários.

Isso vai depender da quantidade e do tamanho dos integrantes. Ou seja, a altura e largura das pessoas precisam ser analisadas na escolha de um carro.

Escolher um modelo maior do que o necessário pode significar desperdício de dinheiro. Nesse caso, muitas vezes um modelo compacto pode ser suficiente para atender todas as necessidades da família.

É preciso analisar tudo o que o carro oferece?

Muitos itens inclusos no carro são ainda mais funcionais para uma família grande. A funcionalidade dos acessórios de automóveis pode garantir a organização e controlar melhor os passageiros.

Por isso, se você possui vários filhos, é importante dar atenção a itens como:

  • Porta-objetos;
  • Porta-copos;
  • Espelhos;
  • Apoio de braço;
  • Retenção.

Portanto, escolha um veículo que atenda às necessidades da família no cotidiano. Dessa forma, a período do transporte pode ser bem mais tranquilo para os pais e os filhos.

O espaço para viagens é importante?

Pensar no uso do carro no dia a dia é extremamente importante. Um bom exemplo são as viagens, onde além das pessoas, existem as bagagens a serem transportadas.

Elas ocupam bastante espaço no carro e, dependendo do modelo, a mala pode até não conseguir as acomodar.

Por isso, recomenda-se que se dê preferência a alguns modelos que possuam traseiras maiores. Assim, fica mais fácil comportar quem carrega muitas malas.

O desempenho do carro faz diferença?

Os carros mais básicos são programados para o uso simples, dentro da cidade e por poucas pessoas. Por isso, existem alguns tipos de uso que exigem um automóvel mais potente.

Um bom desempenho do carro pode representar uma grande economia para o orçamento. Isso porque a capacidade de transporte deve ser equivalente à força do motor.

Atualmente, o mercado automobilístico tem projetado carros maiores com sistemas mais econômicos.

Isso significa que o gasto de combustível e os custos de manutenção acabem sendo mais baixos. Por isso, se possível, vale a pena investir em um carro mais moderno.

O que representa segurança no carro para a família?

A característica mais importante dos carros para família é a segurança. Ela é fundamental, visto que esses automóveis transportam frequentemente crianças.

Por isso, os dispositivos de proteção são extremamente necessários. Alguns exemplos mais populares são:

  • Freios ABS;
  • Airbags extras;
  • Estrutura reforçada.

Vale a pena investir nesses itens para garantir que as o transporte será mais seguro.

O estilo de vida da família importa na compra do carro?

O perfil de uso da família é extremamente importante na escolha do carro. Por isso, vale observar  como e onde o veículo será utilizado.

Essa informação poderá guiar a escolha do modelo, potência e nível de segurança do carro ideal para família.

Quem costuma fazer longas viagens, certamente necessita de um veículo maior com um grande porta-malas.  Já quem usa o veículo apenas para transportar os filhos, não existe a necessidade de um carro muito equipado.

Para as famílias mais ativas, que costumam praticar esportes ou enfrentar estradas íngremes, é preciso pensar em um modelo mais esportivo.

Lembre-se de se atentar ao espaço disponível na garagem. Isso evitará que ocorram dores de cabeça após a compra.

Quais os tipos de carros para família mais indicados?

Após entender as necessidades da sua família, é preciso escolher o modelo oferecido pelo mercado que seja mais adequado.

Minivan

Esse tipo de automóvel é feito para ser similar à uma van, porém com uso particular.

Eles costumam ser mais altos que os carros comuns e são projetados para um ótimo aproveitamento de espaço interno.

Suv

Também conhecidos como veículos utilitários, eles são projetados para grandes famílias e oferecem um grande espaço interno.

O destaque dos SUV’s é o espaço disponível no porta-malas, o que faz o modelo ser indicado para viagens em família.

Sedã

O sedã é um modelo de carro que também oferece grande espaço no porta-malas, mas possui um menor valor de compra.

Eles são excelentes tanto para o uso na cidade quanto para longas viagens.

Além disso, mesmo oferecendo mais espaço que os modelos tradicionais, eles não ocupam muito espaço na garagem.

Hatch

Esse tipo de carro é indicado para famílias menores. Por ser uma categoria bastante popular, eles possuem preços mais baixos de compra, principalmente se já usados.

O porta-malas desses veículos não é tão grande se comparados aos outros automóveis. Entretanto, isso varia entre cada modelo e marca.

Algo a ser considerado nos carros compactos é a facilidade para manobras e a economia de combustível.

Lembre-se de respeitar seu orçamento!

A compra do carro para família deve considerar a capacidade de transportar com segurança e economia todos os passageiros.

Entretanto, ela deve ser feita a partir de um planejamento baseado no orçamento disponível.

Não adianta adquirir um modelo mais luxuoso se isso prejudicar toda a organização financeira familiar.

Sabendo disso, fica mais fácil  escolher entre os diversos carros para família o modelo adequado às suas necessidades. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *